Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz

For the condition of being one of the main economics trencths of today and of the future of the planet, international recognition requires great challenges from Brazil to the need of increasing its industrial park. The vast previous theory explores the advantages of partnering for cooperation betwee...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Júlio Cézar de Almeida
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23426
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23426
recordtype dspace
spelling riut-1-234262020-11-26T12:16:44Z Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz Pereira, Júlio Cézar de Almeida Pilatti, Luiz Alberto Cooperação Universidades e faculdades - Corpo docente Cooperativeness Universities and colleges - Faculty Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação For the condition of being one of the main economics trencths of today and of the future of the planet, international recognition requires great challenges from Brazil to the need of increasing its industrial park. The vast previous theory explores the advantages of partnering for cooperation between academia and industry. Even this cooperation being proved as positive, we can see the almost complete absence of engineers teachers, working in research in the industry, which leads to the conclusion that this lack of research contributes to the numbers (always) insufficient of skilled professionals working in this niche, remaining below the productive potential (in particular) in Paraná. The study started with the observation of the phenomenon of vertical integration of the country's Economy and specifically considers the establishment of a park facing the incubation of technology companies, where UTFPR teachers can develop products and services demanded by the industry, as well as the theories created in academic laboratories. The data collected allow the verification that there is a predominance of approaches focused on individual projects, indicating the presence of adaptive approache practices, and shows that there is no "one size fits all" management of projects in collaboration between government, industry and university. Finally, with the main barriers identified, it is observed that the interaction model proposed in the Triple Helix of Etzkowitz, it emphasizes the importance of cooperation between these actors in the innovation process: the University, Industry and Government, it also presents a funding source (Green and Yellow Fund) and outlines the role of all components of this helix and suggests that the Brazilian university becomes a center for social entrepreneurship, which may contribute to insertions of Prodution Engineers in applied research of the future Ecotechnology Park of Ponta Grossa, Parana. The methodology adopted in this study is predominantly basic and descriptive research, exploratory search for teachers curriculum from Lattes Platform of the six undergraduate institutions of the Course on Production Engineering operating in Paraná, as well as articles and other scientific productions developed for the disciplines of Specialization in industrial Management in 2011. Pela condição de ser uma das principais forças econômicas da atualidade e do futuro do planeta, o reconhecimento internacional impõe ao Brasil grandes desafios à necessidade de incrementar seu parque industrial. A vasta teoria precedente explora as vantagens de se firmar parcerias para cooperação entre academia e indústria. Mesmo comprovada como positiva esta cooperação, se percebe a quase absoluta ausência de docentes-engenheiros atuando em pesquisas na indústria, o que leva a concluir que esta carência de pesquisadores contribui para os números (sempre) insuficientes de profissionais especializados neste nicho de trabalho, permanecendo aquém da potencialidade produtiva (em especial) no Paraná. A pesquisa partiu da observação do fenômeno da verticalização econômica do país e, especificamente, considera a implantação de um parque voltado para incubação de empresas de tecnologias, onde os docentes da UTFPR poderão desenvolver produtos e serviços demandados pela indústria, e também, teorias criadas nos laboratórios acadêmicos. Os dados coletados permitem verificar que há predominância de abordagens focadas em projetos individualizados, indicando a presença de práticas de abordagens adaptativas e não havendo “tamanho único” de gestão de projetos nas colaborações entre Governo, Indústria e Universidade. Por fim, identificadas as principais barreiras, observa-se que a interação proposta no modelo da Tripla Hélice de Etzkowitz, ressalta a importância da cooperação entre estes atores do processo de inovação: a Universidade, Indústria e Governo, apresenta o papel de todas as componentes desta hélice, apresenta uma fonte de financiamento (Fundo Verde e Amarelo) e propõe que a universidade brasileira se torne um centro de empreendedorismo social, podendo contribuir para inserções de Engenheiros da Produção em pesquisas aplicadas do futuro Parque Ecotecnológico de Ponta Grossa, no Paraná. A metodologia adotada neste estudo é a pesquisa predominantemente básica e descritiva, busca exploratória de currículos da Plataforma Lattes de docentes das seis Instituições de graduação do Curso de Engenharia de Produção operantes no Paraná, além de artigos e outras produções científicas desenvolvidas para as disciplinas da Especialização em Gestão Industrial no ano de 2011. 2020-11-26T12:16:44Z 2020-11-26T12:16:44Z 2011-12-10 specializationThesis PEREIRA, Júlio Cézar de Almeida. Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz. 2011. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23426 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Cooperação
Universidades e faculdades - Corpo docente
Cooperativeness
Universities and colleges - Faculty
Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação
spellingShingle Cooperação
Universidades e faculdades - Corpo docente
Cooperativeness
Universities and colleges - Faculty
Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação
Pereira, Júlio Cézar de Almeida
Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz
description For the condition of being one of the main economics trencths of today and of the future of the planet, international recognition requires great challenges from Brazil to the need of increasing its industrial park. The vast previous theory explores the advantages of partnering for cooperation between academia and industry. Even this cooperation being proved as positive, we can see the almost complete absence of engineers teachers, working in research in the industry, which leads to the conclusion that this lack of research contributes to the numbers (always) insufficient of skilled professionals working in this niche, remaining below the productive potential (in particular) in Paraná. The study started with the observation of the phenomenon of vertical integration of the country's Economy and specifically considers the establishment of a park facing the incubation of technology companies, where UTFPR teachers can develop products and services demanded by the industry, as well as the theories created in academic laboratories. The data collected allow the verification that there is a predominance of approaches focused on individual projects, indicating the presence of adaptive approache practices, and shows that there is no "one size fits all" management of projects in collaboration between government, industry and university. Finally, with the main barriers identified, it is observed that the interaction model proposed in the Triple Helix of Etzkowitz, it emphasizes the importance of cooperation between these actors in the innovation process: the University, Industry and Government, it also presents a funding source (Green and Yellow Fund) and outlines the role of all components of this helix and suggests that the Brazilian university becomes a center for social entrepreneurship, which may contribute to insertions of Prodution Engineers in applied research of the future Ecotechnology Park of Ponta Grossa, Parana. The methodology adopted in this study is predominantly basic and descriptive research, exploratory search for teachers curriculum from Lattes Platform of the six undergraduate institutions of the Course on Production Engineering operating in Paraná, as well as articles and other scientific productions developed for the disciplines of Specialization in industrial Management in 2011.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Pereira, Júlio Cézar de Almeida
author_sort Pereira, Júlio Cézar de Almeida
title Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz
title_short Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz
title_full Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz
title_fullStr Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz
title_full_unstemmed Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz
title_sort os docentes de engenharia de produção e a relação universidade-empresa no paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de etzkowitz
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PEREIRA, Júlio Cézar de Almeida. Os docentes de Engenharia de Produção e a relação universidade-empresa no Paraná: intercâmbio de conhecimentos adaptado ao modelo da tripla hélice de Etzkowitz. 2011. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23426
_version_ 1805316999505510400
score 10,814766