Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio

The present work was developed in a public educational institution, downtown Curitiba – PR, with students from the 3rd year of high school. In order to propose teaching situations that would help the understanding of geometry-related contents, through the use of manipulable materials and exploring v...

ver descrição completa

Autor principal: Cruz, Isabella Shiraiwa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23704
recordtype dspace
spelling riut-1-237042021-01-06T06:10:03Z Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio Geometry teaching situations using manipulated materials for 3° ano of high school Cruz, Isabella Shiraiwa Oliveira, Luciana Schreiner de Oliveira, Luciana Schreiner Banin, Edna Sakon Panossian, Maria Lucia Estephan, Violeta Maria Geometria - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Educação - Metodologia Geometry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Educations - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA The present work was developed in a public educational institution, downtown Curitiba – PR, with students from the 3rd year of high school. In order to propose teaching situations that would help the understanding of geometry-related contents, through the use of manipulable materials and exploring visualization by the students. Manipulable materials were used só that, from the manipulations, the students understood the area formulas of geometric figures, calculated the prism volumes and presented a proposal for a new prism with a determined volume. For this, the action research was used as methodology, which aims to improve the work developed. In order to relate visualization and mathematical content, we adapt existing teaching situations, present a didactic sequence that enables the use of manipulable materials in the last year of high school. O presente trabalho foi desenvolvido em uma instituição pública de ensino, do centro de Curitiba – PR, com estudantes do 3° ano do ensino médio. Com o objetivo de propor situações de ensino que auxiliassem a compreensão de conteúdos relacionados à geometria, por meio da utilização de materiais manipuláveis e explorando visualização por parte dos estudantes. Utilizou-se materiais manipuláveis, a fim de que, a partir das manipulações os estudantes compreendessem as fórmulas de área de figuras geométricas, calculassem os volumes de prismas e apresentassem uma proposta de um novo prisma com um volume determinado. Para isso foi utilizado como metodologia a pesquisa-ação, que tem como finalidade aprimorar os trabalhos desenvolvidos. Com o intuito de relacionar visualização e conteúdo matemático, realizamos adaptações de situações de ensino já existentes, apresentamos uma sequência didática que possibilita a utilização de materiais manipuláveis no último ano do ensino médio. 2021-01-05T14:06:23Z 2021-01-05T14:06:23Z 2019-12-04 bachelorThesis CRUZ, Isabella Shiraiwa. Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Geometria - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Educação - Metodologia
Geometry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Educations - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
spellingShingle Geometria - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Educação - Metodologia
Geometry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Educations - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Cruz, Isabella Shiraiwa
Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
description The present work was developed in a public educational institution, downtown Curitiba – PR, with students from the 3rd year of high school. In order to propose teaching situations that would help the understanding of geometry-related contents, through the use of manipulable materials and exploring visualization by the students. Manipulable materials were used só that, from the manipulations, the students understood the area formulas of geometric figures, calculated the prism volumes and presented a proposal for a new prism with a determined volume. For this, the action research was used as methodology, which aims to improve the work developed. In order to relate visualization and mathematical content, we adapt existing teaching situations, present a didactic sequence that enables the use of manipulable materials in the last year of high school.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Cruz, Isabella Shiraiwa
author_sort Cruz, Isabella Shiraiwa
title Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
title_short Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
title_full Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
title_fullStr Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
title_full_unstemmed Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
title_sort situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation CRUZ, Isabella Shiraiwa. Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704
_version_ 1805324382667538432
score 10,814766