Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso

This study addresses the applicability of concepts related to Lean Office in administrative areas of a medical clinic that needs to improve the performance of the patient care process. Building on concepts originally created for manufacturing environments, Lean Office is the translation of Lean Manu...

ver descrição completa

Autor principal: Wzorek, Leticia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23750
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23750
recordtype dspace
spelling riut-1-237502021-01-07T06:09:59Z Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso Performance improvement in the medical clinic care process using the lean office philosophy: a case study Wzorek, Leticia Paris, Wanderson Paris, Wanderson Leite, Higor Vinicius dos Reis Lima Junior, Francisco Rodrigues Produção enxuta Clínicas médicas Satisfação do paciente Processos Lean manufacturing Clinics Patient satisfaction Process CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS This study addresses the applicability of concepts related to Lean Office in administrative areas of a medical clinic that needs to improve the performance of the patient care process. Building on concepts originally created for manufacturing environments, Lean Office is the translation of Lean Manufacturing principles into administrative processes. Through a methodological strategy oriented to direct intervention in the study environment, it was possible to analyze the flow map of one of the company’s processes, identify wastes and propose improvements. At the end, a new flow of process value was developed and the indicators established for control were measured. After the implementation of the actions, there was a 45% reduction in the time of service, a 29% increase in the company’s revenue and a 24% increase in the number of patients attended. Este estudo aborda a aplicabilidade dos conceitos relacionados ao Lean Office (escritório enxuto) em áreas administrativas de uma clínica médica que necessita melhorar o desempenho do processo de atendimento ao paciente. Partindo de conceitos criados originalmente para ambientes de manufatura, o Lean Office é a tradução dos princípios do Lean Manufacturing aos processos administrativos. Através de uma estratégia metodológica orientada para a intervenção direta no ambiente de estudo, foi possível analisar o mapa de fluxograma de um dos processos da empresa, identificar desperdícios e propor melhorias. Ao final, desenvolveu-se um novo fluxo de valor do processo e mensuração dos indicadores estabelecidos para controle. Após a implantação das ações houve uma redução de 45% no tempo de atendimento, um ganho de 29% da receita da empresa e 24% de aumento no número de pacientes atendidos. 2021-01-06T16:44:30Z 2021-01-06T16:44:30Z 2018-08-13 specializationThesis WZOREK, Leticia. Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23750 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Gestão Empresarial UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Produção enxuta
Clínicas médicas
Satisfação do paciente
Processos
Lean manufacturing
Clinics
Patient satisfaction
Process
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
spellingShingle Produção enxuta
Clínicas médicas
Satisfação do paciente
Processos
Lean manufacturing
Clinics
Patient satisfaction
Process
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Wzorek, Leticia
Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso
description This study addresses the applicability of concepts related to Lean Office in administrative areas of a medical clinic that needs to improve the performance of the patient care process. Building on concepts originally created for manufacturing environments, Lean Office is the translation of Lean Manufacturing principles into administrative processes. Through a methodological strategy oriented to direct intervention in the study environment, it was possible to analyze the flow map of one of the company’s processes, identify wastes and propose improvements. At the end, a new flow of process value was developed and the indicators established for control were measured. After the implementation of the actions, there was a 45% reduction in the time of service, a 29% increase in the company’s revenue and a 24% increase in the number of patients attended.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Wzorek, Leticia
author_sort Wzorek, Leticia
title Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso
title_short Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso
title_full Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso
title_fullStr Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso
title_full_unstemmed Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso
title_sort melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation WZOREK, Leticia. Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23750
_version_ 1805307338910859264
score 10,814766