Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
We are currently moving along paths that insist on distancing women mothers from their professional environments. For this reason, the present work aims to analyze and systematize the process of normatization of marginalization and exclusion of a woman, mother and researcher of the Federal Technolog...
Autor principal: | Costa, Jéssica Rodrigues |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23812 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-23812 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-238122021-01-13T06:10:13Z Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Being a woman-mother-researcher: what are the resistance processes faced by a professor at the Federal Technological University of Paraná? Costa, Jéssica Rodrigues Pricinotto, Gustavo Polizel, Alexandre Luiz Pricinotto, Gustavo Polizel, Alexandre Luiz Marciniuk, Letícia Ledo Crespan, Estela dos Reis Mães que trabalham fora Feminismo Professoras universitárias Cultura - Estudo e ensino Working mothers Feminism Women college teachers Culture - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO We are currently moving along paths that insist on distancing women mothers from their professional environments. For this reason, the present work aims to analyze and systematize the process of normatization of marginalization and exclusion of a woman, mother and researcher of the Federal Technological University of Paraná, as well as the resistance processes performed by it. The choice of the theme arose from a question, what are the spaces of a mother being professional, academic or home, how these mothers are seen by society and what elements that strengthen or weaken the mother-teacher. Data collection was performed through an individual semi-structured online questionnaire, with open questions, involving questions related to gender and ethnicity. The main authors that guide the development of our research are: Biroli (2011), Lima (1996-1997), Sodré (1999), Latour and Woolgar (1997) among others. The results indicate that there is a strong discourse rearticulates the non-researching mother-woman, making her uniquely “housewife” and even though she is strong and going through several obstacles to stay in the profession, she is still minority in these spaces. Atualmente transladamos por percursos que insistem em distanciar mulheres mães de seus ambientes profissionais. Por este motivo, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar e sistematizar o processo de normatização da marginalização e exclusão de uma mulher, mãe e pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, assim como os processos de resistência executados pela mesma. A escolha do tema surgiu a partir de um questionamento, de quais são os espaços de uma mãe sendo profissional, acadêmica ou do lar, como estas mães são vista pela sociedade e quais os elementos que fortalecem ou enfraquecem o ser mãe-professora. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online semiestruturado individual, com questões abertas, envolvendo questões referentes a gênero e etnia. Os principais autores que norteiam o desenvolvimento da nossa pesquisa são: Biroli (2011), Lima (1996-1997), Sodré (1999), Latour e Woolgar (1997) entre outros. Os resultados indicam que existe um forte discurso rearticula a mulher-mãe a não ser pesquisadora, tornando-a única e exclusivamente “dona do lar” e mesmo ela sendo forte e passando por diversos obstáculos para manter-se na profissão, ainda assim ela é minoria nestes espaços. 2021-01-12T14:58:40Z 2022-01-01 2021-01-12T14:58:40Z 2019-12-06 bachelorThesis COSTA, Jéssica Rodrigues. Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23812 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Química Licenciatura em Química UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Mães que trabalham fora Feminismo Professoras universitárias Cultura - Estudo e ensino Working mothers Feminism Women college teachers Culture - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Mães que trabalham fora Feminismo Professoras universitárias Cultura - Estudo e ensino Working mothers Feminism Women college teachers Culture - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Costa, Jéssica Rodrigues Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
description |
We are currently moving along paths that insist on distancing women mothers from their professional environments. For this reason, the present work aims to analyze and systematize the process of normatization of marginalization and exclusion of a woman, mother and researcher of the Federal Technological University of Paraná, as well as the resistance processes performed by it. The choice of the theme arose from a question, what are the spaces of a mother being professional, academic or home, how these mothers are seen by society and what elements that strengthen or weaken the mother-teacher. Data collection was performed through an individual semi-structured online questionnaire, with open questions, involving questions related to gender and ethnicity. The main authors that guide the development of our research are: Biroli (2011), Lima (1996-1997), Sodré (1999), Latour and Woolgar (1997) among others. The results indicate that there is a strong discourse rearticulates the non-researching mother-woman, making her uniquely “housewife” and even though she is strong and going through several obstacles to stay in the profession, she is still minority in these spaces. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Costa, Jéssica Rodrigues |
author_sort |
Costa, Jéssica Rodrigues |
title |
Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
title_short |
Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
title_full |
Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
title_fullStr |
Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
title_full_unstemmed |
Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
title_sort |
ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da universidade tecnológica federal do paraná |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
COSTA, Jéssica Rodrigues. Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23812 |
_version_ |
1805315313607114752 |
score |
10,814766 |