A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia

This research aims to explore a rereading of the artist Israel Pedrosa’s major arcana Tarot images, through the student’s creation of a self-expressive image by constructing transmedia storytelling using Information and Communication Technologies (ICT). The art action plan for Middle and High School...

ver descrição completa

Autor principal: Rosa, Davi José
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24296
recordtype dspace
spelling riut-1-242962021-02-20T06:10:52Z A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia “The re-reading of "Brazil in Tarot Cards" (1991) by Israel Pedrosa through transmedia narratives Rosa, Davi José Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Catto, Camilo Pedrosa, Israel, 1926-2016 Artes Narrativas digitais Tarô Jogos Arts Digital storytelling Tarot Games CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This research aims to explore a rereading of the artist Israel Pedrosa’s major arcana Tarot images, through the student’s creation of a self-expressive image by constructing transmedia storytelling using Information and Communication Technologies (ICT). The art action plan for Middle and High School is based on the development of theoretical learning through transmedia storytelling and playfulness, where the Tarot and education institution converges, by a close investigation of major arcana images and their references to the Arts and Culture. The student’s learning process will take place by documenting the acquired knowledge using images and notes on the transmedia stories developed in the classroom than to be gathered as a portfolio. Este trabalho de pesquisa propõe explorar as releituras das imagens dos arcanos maiores do jogo de Tarô, inspiradas na série do artista Israel Pedrosa, através da produção expressiva de imagem autoral pelo estudante, sob a construção de narrativas transmídia com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O plano de ação de Arte para o Ensino Fundamental II e Médio se embasa no desenvolvimento teórico das aprendizagens com as narrativas transmídia e da ludicidade, na convergência do jogo do Tarô e da instituição escolar, através das investigações autônomas entre o jogo e as relações imagéticas dos arcanos maiores com a Arte e a Cultura. O processo contínuo de aprendizagem do aluno neste plano de ação se propõe documentar a trajetória do conhecimento conquistado através de imagens e anotações sobre as narrativas transmídia construídas e reunidas em portfólio. 2021-02-19T19:16:12Z 2021-02-19T19:16:12Z 2020-09-17 specializationThesis ROSA, Davi José. A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Pedrosa, Israel, 1926-2016
Artes
Narrativas digitais
Tarô
Jogos
Arts
Digital storytelling
Tarot
Games
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Pedrosa, Israel, 1926-2016
Artes
Narrativas digitais
Tarô
Jogos
Arts
Digital storytelling
Tarot
Games
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Rosa, Davi José
A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia
description This research aims to explore a rereading of the artist Israel Pedrosa’s major arcana Tarot images, through the student’s creation of a self-expressive image by constructing transmedia storytelling using Information and Communication Technologies (ICT). The art action plan for Middle and High School is based on the development of theoretical learning through transmedia storytelling and playfulness, where the Tarot and education institution converges, by a close investigation of major arcana images and their references to the Arts and Culture. The student’s learning process will take place by documenting the acquired knowledge using images and notes on the transmedia stories developed in the classroom than to be gathered as a portfolio.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Rosa, Davi José
author_sort Rosa, Davi José
title A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia
title_short A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia
title_full A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia
title_fullStr A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia
title_full_unstemmed A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia
title_sort releitura de “o brasil em cartas de tarô” (1991) de israel pedrosa por meio das narrativas transmídia
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation ROSA, Davi José. A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296
_version_ 1805297827372335104
score 10,814766