Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina

O presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito ed...

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Autor principal: Luz, Daniel Gonçalves da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154
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Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito educacional em seus diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, nota-se o desaparecimento dos textos descritivos para em seu lugar ocupar os gêneros digitais, como, a perda de espaço para o cartaz e o aparecimento de posts de blog e redes sociais. Visto que os discentes estão constantemente imersos à internet, o profissional da educação deve se inteirar das atualizações tecnológicas e de como isso poderá ser aplicado em sala de aula. Assim, para além de suscitar interesse pelos temas ministrados, conduz o aluno a compreender toda a estrutura social que o cerca. Desse modo, cabe salientar que os documentos oficiais para contribuírem com o processo de ensino-aprendizagem precisam da colaboração de todos os envolvidos. Ademais, a área da educação em suas dimensões política, social e cultural necessita de políticas públicas eficientes que considerem e levem em conta a velocidade das mudanças proporcionadas pelos novos meios de informação e comunicação.