Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina
O presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito ed...
Autor principal: | Luz, Daniel Gonçalves da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25154 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-251542021-06-11T06:04:06Z Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina Luz, Daniel Gonçalves da Bertucci, Roberlei Alves Bertucci, Roberlei Alves Rohling, Nívea Moliani, João Augusto Currículos - Santa Catarina Literatura digital Tecnologia educacional Documentos - Estudo e ensino Education - Curricula - Santa Catarina Hypertext literature Educational technology Records - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito educacional em seus diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, nota-se o desaparecimento dos textos descritivos para em seu lugar ocupar os gêneros digitais, como, a perda de espaço para o cartaz e o aparecimento de posts de blog e redes sociais. Visto que os discentes estão constantemente imersos à internet, o profissional da educação deve se inteirar das atualizações tecnológicas e de como isso poderá ser aplicado em sala de aula. Assim, para além de suscitar interesse pelos temas ministrados, conduz o aluno a compreender toda a estrutura social que o cerca. Desse modo, cabe salientar que os documentos oficiais para contribuírem com o processo de ensino-aprendizagem precisam da colaboração de todos os envolvidos. Ademais, a área da educação em suas dimensões política, social e cultural necessita de políticas públicas eficientes que considerem e levem em conta a velocidade das mudanças proporcionadas pelos novos meios de informação e comunicação. 2021-06-10T23:27:52Z 2021-06-10T23:27:52Z 2020-09-02 specializationThesis LUZ, Daniel Gonçalves da. Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Currículos - Santa Catarina Literatura digital Tecnologia educacional Documentos - Estudo e ensino Education - Curricula - Santa Catarina Hypertext literature Educational technology Records - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Currículos - Santa Catarina Literatura digital Tecnologia educacional Documentos - Estudo e ensino Education - Curricula - Santa Catarina Hypertext literature Educational technology Records - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Luz, Daniel Gonçalves da Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito educacional em seus diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, nota-se o desaparecimento dos textos descritivos para em seu lugar ocupar os gêneros digitais, como, a perda de espaço para o cartaz e o aparecimento de posts de blog e redes sociais. Visto que os discentes estão constantemente imersos à internet, o profissional da educação deve se inteirar das atualizações tecnológicas e de como isso poderá ser aplicado em sala de aula. Assim, para além de suscitar interesse pelos temas ministrados, conduz o aluno a compreender toda a estrutura social que o cerca. Desse modo, cabe salientar que os documentos oficiais para contribuírem com o processo de ensino-aprendizagem precisam da colaboração de todos os envolvidos. Ademais, a área da educação em suas dimensões política, social e cultural necessita de políticas públicas eficientes que considerem e levem em conta a velocidade das mudanças proporcionadas pelos novos meios de informação e comunicação. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Luz, Daniel Gonçalves da |
author_sort |
Luz, Daniel Gonçalves da |
title |
Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina |
title_short |
Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina |
title_full |
Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina |
title_fullStr |
Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina |
title_sort |
análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de santa catarina |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
LUZ, Daniel Gonçalves da. Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154 |
_version_ |
1805303616828866560 |
score |
10,814766 |