Histórias e culturas indígenas nos livros didáticos de língua portuguesa

Este trabalho acadêmico propõe uma abordagem dos Livros Didáticos utilizados nas escolas municipais de Blumenau - SC, e verificar o trabalhado realizado sob a lei 11645/08. A citada lei obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas e em diferentes disciplinas....

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Autor principal: Nunc-Nfôonro, Maria Elis
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25195
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Resumo: Este trabalho acadêmico propõe uma abordagem dos Livros Didáticos utilizados nas escolas municipais de Blumenau - SC, e verificar o trabalhado realizado sob a lei 11645/08. A citada lei obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas e em diferentes disciplinas. Nesse sentido, utilizamos na pesquisa a análise da abordagem presente em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) trabalhado em sala de aula, no município de Blumenau. Ressaltamos, neste trabalho, a temática indígena apenas. Ao nos debruçarmos sobre o material didático, observamos nesse o limitado espaço destinado às diversas etnias indígenas que contribuíram para a constituição cultural dos brasileiros.