Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências

With the advent of the COVID-19 Pandemic, the development of skills involving ICTs, both by teachers and students, became urgent. In this context, this study aimed to reflect on hybrid teaching and the teaching methodologies, applied to the initial grades of Elementary Education and also to present...

ver descrição completa

Autor principal: Hidalgo, Lariela Mendes
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25277
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25277
recordtype dspace
spelling riut-1-252772021-06-18T06:03:54Z Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências Reflections and proposals for hybrid teaching in the early grades of elementary education in the field of geosciences Hidalgo, Lariela Mendes Neves, Jacqueline Peixoto Neves, Jacqueline Peixoto Leite, Deborah Catharine de Assis Kovalski, Mara Luciane Geociências Tecnologia da informação Ensino - Metodologia Earth sciences Information technology Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO With the advent of the COVID-19 Pandemic, the development of skills involving ICTs, both by teachers and students, became urgent. In this context, this study aimed to reflect on hybrid teaching and the teaching methodologies, applied to the initial grades of Elementary Education and also to present proposals based on this methodology, specifically in the area of geosciences. The methodology of this study was based on the qualitative analysis of publications found in the bibliographic survey in the areas of Information and Communication Technologies applied to education and Hybrid Education andActive Teaching Methodologies, in addition to official country education documents. Based on this reflections, three proposals are presented for activities in the field of geoscience, in the form of lesson plans, based on hybrid teaching and active teaching methodologies, that can be used by Basic Education teachers from the first to the fifth year of Elementary School. Com o advento da Pandemia de COVID-19, tornou-se urgente o desenvolvimento de habilidades que envolvam TICs, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes. Neste contexto, este trabalho objetivou refletir sobre o ensino híbrido e as metodologias de ensino que o permeiam, aplicado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e também apresentar propostas baseadas nesta metodologia, especificamente na área de geociências. A metodologia utilizada neste estudo foi a análise qualitativa a partir de levantamento bibliográfico de publicações nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Ensino, além da consulta a documentos de educação oficiais do país. A partir das reflexões levantadas são apresentadas três propostas de atividades na área de geociências, em formato de planos de aula, com base no ensino híbrido e em metodologias ativas de ensino, as quais que podem ser utilizadas por professores de Educação Básica do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. 2021-06-17T12:52:14Z 2021-06-17T12:52:14Z 2020-10-10 specializationThesis HIDALGO, Lariela Mendes. Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25277 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Geociências
Tecnologia da informação
Ensino - Metodologia
Earth sciences
Information technology
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Geociências
Tecnologia da informação
Ensino - Metodologia
Earth sciences
Information technology
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Hidalgo, Lariela Mendes
Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências
description With the advent of the COVID-19 Pandemic, the development of skills involving ICTs, both by teachers and students, became urgent. In this context, this study aimed to reflect on hybrid teaching and the teaching methodologies, applied to the initial grades of Elementary Education and also to present proposals based on this methodology, specifically in the area of geosciences. The methodology of this study was based on the qualitative analysis of publications found in the bibliographic survey in the areas of Information and Communication Technologies applied to education and Hybrid Education andActive Teaching Methodologies, in addition to official country education documents. Based on this reflections, three proposals are presented for activities in the field of geoscience, in the form of lesson plans, based on hybrid teaching and active teaching methodologies, that can be used by Basic Education teachers from the first to the fifth year of Elementary School.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Hidalgo, Lariela Mendes
author_sort Hidalgo, Lariela Mendes
title Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências
title_short Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências
title_full Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências
title_fullStr Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências
title_full_unstemmed Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências
title_sort reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation HIDALGO, Lariela Mendes. Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25277
_version_ 1805303618948038656
score 10,814766