Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento
Poor conservation of roads and highways is a major cause of traffic accidents. Brazil, being a country of continental proportions, faces a difficult task to carry out the maintenance of these roads. The objective of this project is to develop a system capable of detecting when a vehicle passes over...
Autor principal: | Knop, Diogo Nogueira |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25748 |
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riut-1-257482021-08-18T06:05:41Z Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento Automatic pothole detection system on road surface Knop, Diogo Nogueira Copetti, Luiz Fernando Copetti, Luiz Fernando Peron, Guilherme de Santi Vieira Neto, Hugo Sensores Rodovias - Manutenção e reparos Kalman, Filtragem de Sistema de Posicionamento Global Processamento de sinais Sensors Roads - Maintenance and repair Kalman filtering Global Positioning System Signal processing CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA Poor conservation of roads and highways is a major cause of traffic accidents. Brazil, being a country of continental proportions, faces a difficult task to carry out the maintenance of these roads. The objective of this project is to develop a system capable of detecting when a vehicle passes over holes in a running track, informing a server its location and date of when the detection occurred. Inertial sensors and a development kit containing a Xilinx Zynq 7000 SoC were used. In the FPGA, low-pass filters and communication with inertial sensors were implemented. In the microprocessor, the Complementary Filter, the pothole detection algorithm, and the serial communication with a GPS sensor and a server were implemented. The communication between FPGA and microprocessor is done through the AMBA AXI protocol. A field test was performed using a vehicle in the city of Curitiba, which obtained a satisfactory result for the developed system. A má conservação de estradas e rodovias é uma das principais causas de acidentes de trânsito. O Brasil, por ser um país de proporções continentais, enfrenta uma tarefa difícil para realizar as manutenções destas vias. O objetivo deste trabalho é o de desenvolver um sistema capaz de detectar quando um veículo passar sobre um buraco em uma pista de rolamento, informando a um servidor a localização e data de quando ocorreu a detecção. Foram utilizados sensores inerciais e uma plataforma de desenvolvimento que contém um SoC Xilinx Zynq-7000. Na FPGA, foram implementados filtros passa-baixas e a comunicação com os sensores inerciais. No microprocessador, foi implementando o Filtro Complementar, o algoritmo para detecção de buracos, e também feita a comunicação serial com sensor GPS e um servidor. A comunicação entre FPGA e microprocessador é feita através do protocolo AMBA AXI. Foi realizado um teste em campo, utilizando um veículo na cidade de Curitiba, o qual obteve resultado satisfatório para o sistema desenvolvido. 2021-08-18T00:09:01Z 2021-08-18T00:09:01Z 2020-09-30 bachelorThesis KNOP, Diogo Nogueira. Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25748 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Engenharia Eletrônica UTFPR |
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Sensores Rodovias - Manutenção e reparos Kalman, Filtragem de Sistema de Posicionamento Global Processamento de sinais Sensors Roads - Maintenance and repair Kalman filtering Global Positioning System Signal processing CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA |
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Poor conservation of roads and highways is a major cause of traffic accidents. Brazil, being a country of continental proportions, faces a difficult task to carry out the maintenance of these roads. The objective of this project is to develop a system capable of detecting when a vehicle passes over holes in a running track, informing a server its location and date of when the detection occurred. Inertial sensors and a development kit containing a Xilinx Zynq 7000 SoC were used. In the FPGA, low-pass filters and communication with inertial sensors were implemented. In the microprocessor, the Complementary Filter, the pothole detection algorithm, and the serial communication with a GPS sensor and a server were implemented. The communication between FPGA and microprocessor is done through the AMBA AXI protocol. A field test was performed using a vehicle in the city of Curitiba, which obtained a satisfactory result for the developed system. |
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KNOP, Diogo Nogueira. Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
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