Aprendizagem baseada na solução de problemas reais

Through the analysis of the current school indexes, it is possible to verify that the quality of Brazilian education is deficient. Among the causes for the low performance of Brazilian students is students' lack of interest in the classroom. In order to explore different strategies that can be...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Henrique
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25863
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25863
recordtype dspace
spelling riut-1-258632021-09-01T06:05:27Z Aprendizagem baseada na solução de problemas reais Learning based on solving real problems Pereira, Henrique Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça De Marco, Marilete Terezinha Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em problemas Interdisciplinary approach in education Science - Study and teaching Problem-based learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Through the analysis of the current school indexes, it is possible to verify that the quality of Brazilian education is deficient. Among the causes for the low performance of Brazilian students is students' lack of interest in the classroom. In order to explore different strategies that can be used by teachers to keep students motivated, interested and engaged, the objective of this work is to explain the history, fundamentals and classification of Active Teaching Methodologies, which value the student's active participation in learning process. In this sense, it is possible to conclude that the Project­Based Learning is an Active Methodology that relates the construction of knowledge to research and proposes solutions for real situations, based on the knowledge of different áreas of teaching. In this way, it allows to work the contents in a contextualized way, in order to establish a relationship between what the student learns at school and his life, representing a promising strategy, especially in Science Teaching, in the search for a more efficient and meaningful teaching and learning process. Por meio da análise dos atuais índices escolares, é possível constatar que a qualidade do ensino brasileiro está deficiente. Dentre as causas para o baixo rendimento dos estudantes brasileiros, está o desinteresse dos alunos pelas atividades escolares. Com o intuito de explorar diferentes estratégias que podem ser utilizadas por professores para manter alunos motivados, interessados e engajados, o objetivo deste trabalho é de explicitar o histórico, fundamentos e classificação das Metodologias Ativas de ensino, que valorizam a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Neste sentido, é possível concluir que a Aprendizagem Baseada em Projeto é uma Metodologia Ativa que relaciona a construção do conhecimento à investigação e à proposta de soluções para situações reais, com base nos conhecimentos das diferentes áreas do ensino. Desta maneira, permite trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada, de modo a estabelecer uma relação entre o que o aluno aprende na escola e na sua vida, representando uma estratégia promissora, especialmente no Ensino de Ciências, na busca por um processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente e significativo. 2021-08-31T17:18:17Z 2021-08-31T17:18:17Z 2020-09-26 specializationThesis PEREIRA, Henrique. Aprendizagem baseada na solução de problemas reais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25863 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Interdisciplinary approach in education
Science - Study and teaching
Problem-based learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Interdisciplinary approach in education
Science - Study and teaching
Problem-based learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Pereira, Henrique
Aprendizagem baseada na solução de problemas reais
description Through the analysis of the current school indexes, it is possible to verify that the quality of Brazilian education is deficient. Among the causes for the low performance of Brazilian students is students' lack of interest in the classroom. In order to explore different strategies that can be used by teachers to keep students motivated, interested and engaged, the objective of this work is to explain the history, fundamentals and classification of Active Teaching Methodologies, which value the student's active participation in learning process. In this sense, it is possible to conclude that the Project­Based Learning is an Active Methodology that relates the construction of knowledge to research and proposes solutions for real situations, based on the knowledge of different áreas of teaching. In this way, it allows to work the contents in a contextualized way, in order to establish a relationship between what the student learns at school and his life, representing a promising strategy, especially in Science Teaching, in the search for a more efficient and meaningful teaching and learning process.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Pereira, Henrique
author_sort Pereira, Henrique
title Aprendizagem baseada na solução de problemas reais
title_short Aprendizagem baseada na solução de problemas reais
title_full Aprendizagem baseada na solução de problemas reais
title_fullStr Aprendizagem baseada na solução de problemas reais
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada na solução de problemas reais
title_sort aprendizagem baseada na solução de problemas reais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation PEREIRA, Henrique. Aprendizagem baseada na solução de problemas reais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25863
_version_ 1805297918291214336
score 10,814766