Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina

In the current context, there is an eminent need for innovation in the teaching-learning process, including in higher education. Active methodologies have presented efficient didactic tools, such as the Problem-Based Learning methodology, which combines theoretical concepts in practical activities i...

ver descrição completa

Autor principal: Ramalho, Sergio Galiano
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26138
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26138
recordtype dspace
spelling riut-1-261382021-10-09T06:05:48Z Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina Application of active methodology: problem-based learning in the production engineering course at UTFPR - campus Londrina Ramalho, Sergio Galiano Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano Malassise, Lúcia Sanches Tondato, Rogério Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Engenharia de produção Teaching - Methodology Active learning Problem-based learning Production engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO In the current context, there is an eminent need for innovation in the teaching-learning process, including in higher education. Active methodologies have presented efficient didactic tools, such as the Problem-Based Learning methodology, which combines theoretical concepts in practical activities in a collaborative work, aligning with the needs of the market, which seeks professionals who can overcome the frequent challenges with flexibility, proactivity and teamwork in solving problems. In this sense, this work aims to analyze the efficiency in the acquisition and retention of knowledge of the Problem-Based Active Learning Methodology, applied in the subject Introduction to Administration, in the Production Engineering course at UTFPR – Campus Londrina. The methodology used in the study was Action Research, with a quali-quantitative and explanatory nature, seeking from problem situations with a new pedagogical approach, so that students can propose solutions in a participatory and interactive teaching environment. The results obtained by the research using the Likert scale, showed a high degree of student satisfaction in relation to the method used, with rates in all items above 80%. In NPS - Net Promoter Score, a result equal to 36% was obtained, demonstrating that they can promote the methodology. No contexto atual, é eminente a necessidade de inovação no processo de ensino-aprendizagem, inclusive no ensino superior. As metodologias ativas têm apresentado ferramentas didáticas eficientes, tais como a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas, que agrega conceitos teóricos em atividades práticas em um trabalho colaborativo, alinhando com as necessidades do mercado, que procura profissionais que possam superar os frequentes desafios com flexibilidade, proatividade e trabalho em equipe na resolução de problemas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo de analisar a eficiência na aquisição e retenção do conhecimento da Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, aplicada na disciplina de Introdução à Administração, no curso de Engenharia de Produção da UTFPR - Campus Londrina. A metodologia utilizada no estudo foi a Pesquisa-Ação, com natureza quali-quantitativa e explicativa, buscando a partir de situações problemas com uma nova abordagem pedagógica, que os alunos sejam capazes de propor soluções em um ambiente de ensino participativo e interativo. Os resultados obtidos pela pesquisa utilizando a escala likert, mostrou um alto o grau de satisfação dos alunos em relação ao método utilizado com índices em todos os quesitos superiores a 80%. Na NPS - Net Promoter Score, obteve-se resultado igual 36 % demonstrando que poderão promotores da metodologia. 2021-10-08T17:15:00Z 2021-10-08T17:15:00Z 2021-08-20 bachelorThesis RAMALHO, Sergio Galiano. Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26138 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em problemas
Engenharia de produção
Teaching - Methodology
Active learning
Problem-based learning
Production engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em problemas
Engenharia de produção
Teaching - Methodology
Active learning
Problem-based learning
Production engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Ramalho, Sergio Galiano
Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina
description In the current context, there is an eminent need for innovation in the teaching-learning process, including in higher education. Active methodologies have presented efficient didactic tools, such as the Problem-Based Learning methodology, which combines theoretical concepts in practical activities in a collaborative work, aligning with the needs of the market, which seeks professionals who can overcome the frequent challenges with flexibility, proactivity and teamwork in solving problems. In this sense, this work aims to analyze the efficiency in the acquisition and retention of knowledge of the Problem-Based Active Learning Methodology, applied in the subject Introduction to Administration, in the Production Engineering course at UTFPR – Campus Londrina. The methodology used in the study was Action Research, with a quali-quantitative and explanatory nature, seeking from problem situations with a new pedagogical approach, so that students can propose solutions in a participatory and interactive teaching environment. The results obtained by the research using the Likert scale, showed a high degree of student satisfaction in relation to the method used, with rates in all items above 80%. In NPS - Net Promoter Score, a result equal to 36% was obtained, demonstrating that they can promote the methodology.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Ramalho, Sergio Galiano
author_sort Ramalho, Sergio Galiano
title Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina
title_short Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina
title_full Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina
title_fullStr Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina
title_full_unstemmed Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina
title_sort aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da utfpr - campus londrina
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation RAMALHO, Sergio Galiano. Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26138
_version_ 1805299364545953792
score 10,814766