O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico

Learning difficulties are often triggered by social, affective, economic situations, and all factors influence cognitive development, but the absence of affectivity has increased the rates of difficulties, indiscipline, disinterest, and school dropout. The construction of knowle...

ver descrição completa

Autor principal: Zanoni, Aliziane
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26756
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26756
recordtype dspace
spelling riut-1-267562021-12-19T06:05:34Z O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico The playful method to supply the emotional deficiency and develop the cognitive Zanoni, Aliziane Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Berghauser, Neron Alipio Cortes Lima, Ivone Teresinha Carletto Construtivismo (Educação) Aprendizagem Crianças – Desenvolvimento Constructivism (Education) Learning Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Learning difficulties are often triggered by social, affective, economic situations, and all factors influence cognitive development, but the absence of affectivity has increased the rates of difficulties, indiscipline, disinterest, and school dropout. The construction of knowledge occurs due to an interaction of contexts where the child, adolescent is inserted, where the social, family, school cannot be separated, because in all these environments they involve constant physical, psychological, motor and cognitive changes, from the first years of life to adulthood. Cognitive development is the ability to think, understand and process new knowledge, a new skill, that is, to develop new mental connections. Many researchers report how the emotional at the present time hashindered this process, thus leading to learning problems, which are often diagnosed as difficulty to apprehend and treated wrongly with medications. Why do children with no affectivity lose interest in learning and how does this factor interfere with their development? Thus, the objective of this research was to know the stages of cognitive development and how playfulness and affection can help in the development of learning. The methodology used was bibliographic, qualitative research, seeking to understand through different authors how learning occurs, the different difficulties and what would be the best pedagogical proposal necessary for all professionals involved touse, as well as analyzing, among other factors, how lack of affection, social problems, interfere in the construction of personality, in the development of children's character and automatically in cognitive development. Undoubtedly, working with playfulness awakens in the child the whole concept of good coexistence, socializing him not onlyfor the school environment but for life outside of it, so in the bibliographic analysis it was proved the extreme need for the child to be emotionally balanced and as the affect influence so that learning happens in a more pleasant and natural way. As dificuldades de aprendizagem muitas vezes são desencadeadas por situações sócias, afetivas, econômicas, e todos fatores influenciam no desenvolvimento cognitivo, porém a ausência da afetividade tem elevado os índices de dificuldades, indisciplina, desinteresse e evasão escolar. A construção do conhecimento se dá em virtude de uma interação de contextos na qual a criança, adolescente está inserida, e que não se pode separar o social, familiar, escolar, pois em todos estes ambientes envolvem as constantes mudanças físicas, psicológicas, motoras e cognitivas, desde os primeiros anos de vida até a fase adulta. O desenvolvimento cognitivo é a capacidade de pensar, compreender e processar um novo conhecimento, uma nova habilidade, ou seja, desenvolver novas conexões mentais. Muitas pesquisas relatam como o emocional na atualidade tem prejudicado esse processo, levando desta forma a problemas de aprendizagem, esses muitas vezes sendo diagnosticados como dificuldade para apreender e tratados erroneamente com medicações. Por que as crianças com ausência da afetividade perdem o interesse no aprender e como esse fator interfere no seu desenvolvimento? Desta forma o objetivo desta pesquisa foi conhecer as etapas do desenvolvimento cognitivo e como o lúdico e a afetividade podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa, buscando compreender por meio de diversos autores como ocorre a aprendizagem, as diferentes dificuldades e qual seria a melhor proposta pedagógica necessária para que todos os profissionais envolvidos devem utilizar, bem como analisar dentre outros fatores, como a carência afetiva, problemas sociais, interferem na construção da personalidade, no desenvolvimento do caráter infantil e automaticamente no desenvolvimento cognitivo. E sem dúvida o trabalho com o lúdico desperta na criança todo o conceito de boa convivência, socializando ­a não apenas para o meio escolar como para a vida fora dela, portanto na análise bibliográfica ficou comprovada a extrema necessidade da criança estar emocionalmente equilibrada e como o afeto influência para que a aprendizagem acontece de forma mais prazerosa e natural. 2021-12-18T17:59:11Z 2021-12-18T17:59:11Z 2020-09-18 specializationThesis ZANONI, Aliziane. O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o cognitivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26756 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Construtivismo (Educação)
Aprendizagem
Crianças – Desenvolvimento
Constructivism (Education)
Learning
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Construtivismo (Educação)
Aprendizagem
Crianças – Desenvolvimento
Constructivism (Education)
Learning
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Zanoni, Aliziane
O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico
description Learning difficulties are often triggered by social, affective, economic situations, and all factors influence cognitive development, but the absence of affectivity has increased the rates of difficulties, indiscipline, disinterest, and school dropout. The construction of knowledge occurs due to an interaction of contexts where the child, adolescent is inserted, where the social, family, school cannot be separated, because in all these environments they involve constant physical, psychological, motor and cognitive changes, from the first years of life to adulthood. Cognitive development is the ability to think, understand and process new knowledge, a new skill, that is, to develop new mental connections. Many researchers report how the emotional at the present time hashindered this process, thus leading to learning problems, which are often diagnosed as difficulty to apprehend and treated wrongly with medications. Why do children with no affectivity lose interest in learning and how does this factor interfere with their development? Thus, the objective of this research was to know the stages of cognitive development and how playfulness and affection can help in the development of learning. The methodology used was bibliographic, qualitative research, seeking to understand through different authors how learning occurs, the different difficulties and what would be the best pedagogical proposal necessary for all professionals involved touse, as well as analyzing, among other factors, how lack of affection, social problems, interfere in the construction of personality, in the development of children's character and automatically in cognitive development. Undoubtedly, working with playfulness awakens in the child the whole concept of good coexistence, socializing him not onlyfor the school environment but for life outside of it, so in the bibliographic analysis it was proved the extreme need for the child to be emotionally balanced and as the affect influence so that learning happens in a more pleasant and natural way.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Zanoni, Aliziane
author_sort Zanoni, Aliziane
title O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico
title_short O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico
title_full O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico
title_fullStr O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico
title_full_unstemmed O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico
title_sort o método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o lúdico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation ZANONI, Aliziane. O método com o lúdico para suprir a carência afetiva e desenvolver o cognitivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26756
_version_ 1805317057449820160
score 10,814766