Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental

The present work aims to present some discussions about the Special Education student, who has learning characteristics considered above average, such as those with high skills and giftedness. In this sense, the work in question will highlight, in general, the historical and legal aspects, focused o...

ver descrição completa

Autor principal: Conceição, Graziele de Souza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26854
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26854
recordtype dspace
spelling riut-1-268542021-12-24T06:05:44Z Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental Special education: a discussion about students with high skills and giftedness in the context of elementary school Conceição, Graziele de Souza Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Bortoloto, Claudimara Cassoli Juliano, Joice Maria Maltauro Educação especial Níveis de inteligência Inclusão escolar Special education Intelligence levels Mainstreaming in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work aims to present some discussions about the Special Education student, who has learning characteristics considered above average, such as those with high skills and giftedness. In this sense, the work in question will highlight, in general, the historical and legal aspects, focused on the education of students with high skills, and giftedness in the last decades, punctuating the relevant indications of being known by the teacher of regular education, in the feeling of identifying these students, highlighting the role of the school as an inclusive environment, in their teaching and learning process. Thus, for a better understanding of the subject, this study adopts a bibliographic methodology, through books, scientific articles, theses, journals, dissertations and monographs, which in turn, address information related to student learning with high skills and giftedness in special education. O presente trabalho visa a apresentar algumas discussões a respeito do aluno da Educação Especial, que possui características de aprendizado considerados acima da média, como as de altas habilidades e superdotação. Nesse sentido, o trabalho em questão, irá ressaltar de forma geral, os aspectos históricos e legais, voltados para a educação do aluno com altas habilidades, e superdotação nas últimas décadas, pontuando os indicativos relevantes de serem conhecidos pelo professor do ensino regular, no sentindo de identificar esses alunos, destacando o papel da escola como um ambiente inclusivo, no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos. Dessa forma, para um melhor entendimento a respeito do assunto, esse estudo adota uma metodologia bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos, teses, periódicos, dissertações e monografias, que por sua vez, abordam as informações relacionadas ao aprendizado do aluno com altas habilidades e superdotação, na educação especial. 2021-12-23T20:18:20Z 2021-12-23T20:18:20Z 2020-09-06 specializationThesis CONCEIÇÃO, Graziele de Souza. Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26854 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação especial
Níveis de inteligência
Inclusão escolar
Special education
Intelligence levels
Mainstreaming in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação especial
Níveis de inteligência
Inclusão escolar
Special education
Intelligence levels
Mainstreaming in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Conceição, Graziele de Souza
Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
description The present work aims to present some discussions about the Special Education student, who has learning characteristics considered above average, such as those with high skills and giftedness. In this sense, the work in question will highlight, in general, the historical and legal aspects, focused on the education of students with high skills, and giftedness in the last decades, punctuating the relevant indications of being known by the teacher of regular education, in the feeling of identifying these students, highlighting the role of the school as an inclusive environment, in their teaching and learning process. Thus, for a better understanding of the subject, this study adopts a bibliographic methodology, through books, scientific articles, theses, journals, dissertations and monographs, which in turn, address information related to student learning with high skills and giftedness in special education.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Conceição, Graziele de Souza
author_sort Conceição, Graziele de Souza
title Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
title_short Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
title_full Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
title_fullStr Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
title_sort educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation CONCEIÇÃO, Graziele de Souza. Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26854
_version_ 1805302915417505792
score 10,814766