O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual

Acompanha: Sequência didática para o ensino de óptica para pessoas com deficiência visual

Autor principal: Esser, Telma Cordeiro Lopes
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26911
recordtype dspace
spelling riut-1-269112022-01-11T06:05:27Z O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual Teaching optics for people with visual impairment Esser, Telma Cordeiro Lopes Schwerz, Roseli Constantino https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117 http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 Batista, Michel Corci https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Fontes, Adriana da Silva https://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020 http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 Oliveira, Aline Alves de https://orcid.org/ 0000-0002-8254-2174 a Silva, Debora Ferreira da https://orcid.org/ 0000-0002-3885-2634 http://lattes.cnpq.br/7293445079126935 Gomes, Ederson Carlos https://orcid.org/ 0000-0002-3519-324X http://lattes.cnpq.br/2768392223239987 Schwerz, Roseli Constantino https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117 http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 Educação inclusiva Inclusão escolar Pessoas com deficiência visual Óptica Inclusive education Mainstreaming in education People with visual disabilities Optics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Acompanha: Sequência didática para o ensino de óptica para pessoas com deficiência visual Brazilian legislation seeks to guarantee the school inclusion of children with special needs. However, effective inclusion requires modifications within traditional education in order to allow the development of students' autonomy in classroom activities, as well as their socialization and enabling learning conditions. Given this, this dissertation aims to develop, apply and evaluate a material for teaching optics to people with visual impairments. Therefore, multisensory models were built to facilitate the teaching of light propagation, including the processes of reflection, refraction and, finally, the dispersion of white light. The application in a school context was developed with a visually impaired student during extra­class hours. We concluded that the developed materials were very well received by the student, who was able to explore them autonomously and that they were of great importance for understanding the concepts worked on. As a low­cost material, simple to manufacture and that can be used by students with or without visual impairment, we hope that this work can be used in the teaching of optics as well as a resource that allows the inclusion of the visually impaired in school. A legislação brasileira busca garantir a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais. No entanto, uma inclusão efetiva necessita que haja modificações dentro do ensino tradicional de forma a permitir o desenvolvimento da autonomia dos alunos nas atividades em sala de aula, a socialização e condições de aprendizagem. Diante disto, esta dissertação tem como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar um material destinado ao ensino de óptica a pessoas com deficiência visual. Para tanto, foram construídas maquetes multissensoriais para facilitar o ensino da propagação da luz, incluindo os processos de reflexão, refração e, por fim, a dispersão da luz branca. A aplicação em contexto escolar foi desenvolvida com um aluno deficiente visual em horário extraclasse. Concluímos que os materiais desenvolvidos foram muito bem recebidos pelo aluno que apresentou facilidade em explorá-­los de modo autônomo e que foram de grande importância para a compreensão dos conceitos trabalhados. Sendo um material de baixo custo, de simples confecção e que pode ser utilizado por alunos com ou sem deficiência visual, esperamos que este trabalho possa ser empregado no ensino da óptica como recurso que permite a inclusão do deficiente visual na escola. 2022-01-10T13:46:17Z 2022-01-10T13:46:17Z 2021-05-22 masterThesis ESSER, Telma Cordeiro Lopes. O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação inclusiva
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência visual
Óptica
Inclusive education
Mainstreaming in education
People with visual disabilities
Optics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
spellingShingle Educação inclusiva
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência visual
Óptica
Inclusive education
Mainstreaming in education
People with visual disabilities
Optics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Esser, Telma Cordeiro Lopes
O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
description Acompanha: Sequência didática para o ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
format Dissertação
author Esser, Telma Cordeiro Lopes
author_sort Esser, Telma Cordeiro Lopes
title O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
title_short O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
title_full O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
title_fullStr O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
title_sort o ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation ESSER, Telma Cordeiro Lopes. O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911
_version_ 1805318014003838976
score 10,814766