Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos

This study aimed to develop an educational board game and a didactic sequence for its application in the classroom, so that elementary school teachers work on the theme of water resources within a proposal for Environmental Education, seeking to make students reflect about changes in ha...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Cristina de Oliveira da
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26913
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26913
recordtype dspace
spelling riut-1-269132022-01-11T06:05:28Z Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos Educational game “Caring for the Waters”: a teaching sequence for raising awareness about water Silva, Cristina de Oliveira da Goncalves, Morgana Suszek https://orcid.org/0000-0002-7576-2937 http://lattes.cnpq.br/0497756801594713 Almeida, Marcos Silvano http://lattes.cnpq.br/4946185987756278 Almeida, Marcos Silvano http://lattes.cnpq.br/4946185987756278 Mezzomo, Maristela Denise Moresco https://orcid.org/ 0000-0003-0802-4771 http://lattes.cnpq.br/7363411208573602 Gonçalves, Morgana Suszek https://orcid.org/ 0000-0002-7576-2937 http://lattes.cnpq.br/0497756801594713 Corneli, Vanessa Medeiros https://orcid.org/ 0000-0002-1251-0732 http://lattes.cnpq.br/6890423073587044 Água Educação ambiental Jogos de tabuleiro Water Environmental education Board games CNPQ::ENGENHARIAS Ciências Ambientais This study aimed to develop an educational board game and a didactic sequence for its application in the classroom, so that elementary school teachers work on the theme of water resources within a proposal for Environmental Education, seeking to make students reflect about changes in habits through sustainable practices in their daily lives and understand the importance of water for the maintenance of life. The game entitled “Caring for the Waters” was designed with a board with 24 squares, 1 dice and four pins, developed in software for creating, editing and displaying graphic presentations. The game's houses were created in an octagonal shape and arranged on a path that simulates the curves of a river. They represent actions in relation to the conservation of water resources, both positive and negative. To apply the game, a didactic sequence was elaborated in the form of lesson plans, organized in stages, in order to guide the teaching practice. The stages were organized and defined in theme, content, strategic points, development time of each planned activity, main learning objectives, teaching resources and teaching methods. The main result of this work was the development of teaching resources that can help students in the learning process, since the game resource provides learning in a playful and pleasurable way, in addition to making them reflect on their actions in relation to water resources. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O presente estudo teve por objetivo elaborar um jogo educativo de tabuleiro e uma sequência didática para sua aplicação em sala de aula, para que professores do ensino fundamental trabalhem a temática dos recursos hídricos dentro de uma proposta de Educação Ambiental, buscando com que os alunos reflitam sobre mudanças de hábitos por meios de práticas sustentáveis em seu cotidiano e compreendam a importância da água para a manutenção da vida. O jogo intitulado “Cuidando das Águas” foi elaborado contendo um tabuleiro com 24 casas, 1 dado e quatro pinos, desenvolvidos em software de criação, edição e exibição de apresentações gráficas. As casas do jogo foram criadas em formato octogonal e dispostas em uma trilha que simula as curvas de um rio. Nelas são representadas ações em relação à conservação dos recursos hídricos, positivas e negativas. Para aplicação do jogo elaborou-­se uma sequência didática na forma de planos de aula, organizados em etapas, a fim de orientar a prática docente. As etapas foram organizadas e definidas em tema, conteúdos, pontos estratégicos, tempo de desenvolvimento de cada atividade planejada, principais objetivos de aprendizagem, recursos didáticos e métodos de ensino. O principal resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de recursos didáticos que podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, uma vez que o recurso jogo proporciona o aprendizado de maneira lúdica e prazerosa, além de levá­-los a refletir a respeito de suas ações em relação aos recursos hídricos. 2022-01-10T14:43:56Z 2022-01-10T14:43:56Z 2021-09-23 masterThesis SILVA, Cristina de Oliveira da. Jogo educativo "cuidando das águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26913 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Água
Educação ambiental
Jogos de tabuleiro
Water
Environmental education
Board games
CNPQ::ENGENHARIAS
Ciências Ambientais
spellingShingle Água
Educação ambiental
Jogos de tabuleiro
Water
Environmental education
Board games
CNPQ::ENGENHARIAS
Ciências Ambientais
Silva, Cristina de Oliveira da
Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos
description This study aimed to develop an educational board game and a didactic sequence for its application in the classroom, so that elementary school teachers work on the theme of water resources within a proposal for Environmental Education, seeking to make students reflect about changes in habits through sustainable practices in their daily lives and understand the importance of water for the maintenance of life. The game entitled “Caring for the Waters” was designed with a board with 24 squares, 1 dice and four pins, developed in software for creating, editing and displaying graphic presentations. The game's houses were created in an octagonal shape and arranged on a path that simulates the curves of a river. They represent actions in relation to the conservation of water resources, both positive and negative. To apply the game, a didactic sequence was elaborated in the form of lesson plans, organized in stages, in order to guide the teaching practice. The stages were organized and defined in theme, content, strategic points, development time of each planned activity, main learning objectives, teaching resources and teaching methods. The main result of this work was the development of teaching resources that can help students in the learning process, since the game resource provides learning in a playful and pleasurable way, in addition to making them reflect on their actions in relation to water resources.
format Dissertação
author Silva, Cristina de Oliveira da
author_sort Silva, Cristina de Oliveira da
title Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos
title_short Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos
title_full Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos
title_fullStr Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos
title_full_unstemmed Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos
title_sort jogo educativo "cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SILVA, Cristina de Oliveira da. Jogo educativo "cuidando das águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26913
_version_ 1805321101522239488
score 10,814766