Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola

This study aimed to analyze and discuss the contributions and limitations of articles published in the journal Química Nova na Escola, between 2010 and 2019, seeking to analyze and discuss the contributions and limitations of articles that address the teaching of Chemistry published in the journal Q...

ver descrição completa

Autor principal: Roceti, Samanta Garcia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28927
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28927
recordtype dspace
spelling riut-1-289272022-06-29T06:06:01Z Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola Pedagogical interventions in chemistry teaching: an analysis of articles published in the magazine Química Nova na Escola Roceti, Samanta Garcia Deimling, Cesar Vanderlei Barancelli, Daniela Aline Deimling, Cesar Vanderlei Barancelli, Daniela Aline Castro, Luciana Paula Vieira de Rocha, Vanessa Camargo Química Periódicos eletrônicos Ensino - Metodologia Chemistry Electronic journals Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aimed to analyze and discuss the contributions and limitations of articles published in the journal Química Nova na Escola, between 2010 and 2019, seeking to analyze and discuss the contributions and limitations of articles that address the teaching of Chemistry published in the journal Química nova na Escola in the last 10 years, making it possible to map the main investigative trends in the area, as well as the challenges for the development of new studies from other theoretical-methodological perspectives. Therefore, published articles about reports of pedagogical interventions were selected and analyzed, presenting the description of the teaching method and the results obtained with the classes, so that we could identify the impact of these interventions on Chemistry’s teaching-learning process. The research had a qualitative character that resulted in the categorization of data, which made it possible to identify and discuss: the main topics covered, research problems, investigative contexts, adopted theoretical frameworks, methodological approaches used, participants/data sources and the contributions and limitations of these works to the Teaching of Chemistry, allowing us to outline the challenges for research in the area. Based on the data obtained from this research, we can consider that for there to be truly transformative education and teaching in Chemistry, we need to overcome a teaching vision that overvalues the individual skills and competences of students at the expense of technical-scientific knowledge, and we need to start considering education as a potential strategy for social transformation, which will only be possible when the focus of education is on the instrumentalization of students through knowledge historically accumulated and systematized by humanity, so that they expand their knowledge and become able to break the chains of alienation. Este estudo teve por objetivo analisar e discutir as contribuições e limitações dos artigos publicados na revista Química Nova na Escola, entre os anos de 2010 e 2019, buscando analisar e discutir as contribuições e limitações dos artigos que abordam o ensino de Química publicados na revista Química Nova na Escola nos últimos 10 anos, possibilitando mapear as principais tendências investigativas da área, bem como os desafios para o desenvolvimento de novos estudos a partir de outras perspectivas teórico-metodológicas. Para tanto, foram selecionados e analisados os artigos publicados que tratam de relatos de intervenções pedagógicas, apresentando a descrição do método de ensino e os resultados obtidos com as aulas, para que pudéssemos identificar o impacto dessas intervenções no processo de ensino-aprendizagem em Química. A pesquisa teve caráter qualitativo que resultou na categorização dos dados e possibilitou identificar e discutir: os principais temas abordados, problemas de pesquisa, contextos investigativos, referenciais teóricos adotados, abordagens metodológicas utilizadas, participantes/fontes de dados e as contribuições e limitações desses trabalhos para o Ensino de Química, nos permitindo delinear os desafios para a pesquisa na área. A partir dos dados obtidos com esta pesquisa, podemos considerar que para que haja uma educação e um Ensino de Química verdadeiramente transformador precisamos superar uma visão de ensino que supervaloriza as habilidades e competências individuais dos estudantes em detrimento dos conhecimentos técnico-científicos, e precisamos passar a considerar a educação como uma potencial estratégia de transformação social, que só será possível quando o foco da educação for a instrumentalização dos estudantes por meio dos conhecimentos historicamente acumulados e sistematizados pela humanidade, para que os mesmos ampliem seu conhecimento e sejam capazes de romper com as correntes da alienação. 2022-06-28T17:28:29Z 2022-06-28T17:28:29Z 2021-12-02 bachelorThesis ROCETI, Samanta Garcia. Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28927 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Química Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química
Periódicos eletrônicos
Ensino - Metodologia
Chemistry
Electronic journals
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Química
Periódicos eletrônicos
Ensino - Metodologia
Chemistry
Electronic journals
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Roceti, Samanta Garcia
Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola
description This study aimed to analyze and discuss the contributions and limitations of articles published in the journal Química Nova na Escola, between 2010 and 2019, seeking to analyze and discuss the contributions and limitations of articles that address the teaching of Chemistry published in the journal Química nova na Escola in the last 10 years, making it possible to map the main investigative trends in the area, as well as the challenges for the development of new studies from other theoretical-methodological perspectives. Therefore, published articles about reports of pedagogical interventions were selected and analyzed, presenting the description of the teaching method and the results obtained with the classes, so that we could identify the impact of these interventions on Chemistry’s teaching-learning process. The research had a qualitative character that resulted in the categorization of data, which made it possible to identify and discuss: the main topics covered, research problems, investigative contexts, adopted theoretical frameworks, methodological approaches used, participants/data sources and the contributions and limitations of these works to the Teaching of Chemistry, allowing us to outline the challenges for research in the area. Based on the data obtained from this research, we can consider that for there to be truly transformative education and teaching in Chemistry, we need to overcome a teaching vision that overvalues the individual skills and competences of students at the expense of technical-scientific knowledge, and we need to start considering education as a potential strategy for social transformation, which will only be possible when the focus of education is on the instrumentalization of students through knowledge historically accumulated and systematized by humanity, so that they expand their knowledge and become able to break the chains of alienation.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Roceti, Samanta Garcia
author_sort Roceti, Samanta Garcia
title Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola
title_short Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola
title_full Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola
title_fullStr Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola
title_full_unstemmed Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola
title_sort intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista química nova na escola
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation ROCETI, Samanta Garcia. Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28927
_version_ 1805312974801338368
score 10,814766