Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização
This work had as its theme, the use of play through the use of bingo game, emphasizing the endangered animals in Brazil, together with its classification within the discipline of Natural Sciences, with the students of the fourth year of the initial series. Through action research,he sought to unders...
Autor principal: | Albuquerque, Cristiane dos Santos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28933 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28933 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-289332022-06-30T06:05:23Z Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização Qualitative and quantitative analysis of student conception on the proposal of playfulness as a resource for teaching science emphasizing contextualization Albuquerque, Cristiane dos Santos Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Pocojeski, Elisandra Adamczuk, Samara Ernandes Ciência - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Science - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme, the use of play through the use of bingo game, emphasizing the endangered animals in Brazil, together with its classification within the discipline of Natural Sciences, with the students of the fourth year of the initial series. Through action research,he sought to underst and bingo as a playful proposal in the process of teaching learning, recognizing it as an important pedagogical tool in the cognitive, social and affective development of the student. The activity can be considered as a facilitator in the assimilation of the proposed knowledge, since the game helps the learner assimilate the content and the proposed concepts more easily. It allows the learner, the knowledge of the rules, the awakening of the imagination ,the elevation of their self-esteem and the improvement of the school conviviality. The research was divided into stages, the first with a theoretical foundation on the importance of the Natural Sciences, playfulness and games discipline. The second is characterized in the application of the research and last analysis of the data. It was concluded that the bingo game resource based on playfulness provided an abundance of learning, allowing also the discussion of a topic of great relevance for future generations. Este trabalho teve como temática, o emprego do lúdico através do uso do jogo bingo, enfatizando os animais em extinção no Brasil, juntamente com a sua classificação dentro da disciplina de Ciências Naturais, como os alunos do quarto ano das séries iniciais. Mediante a pesquisa-ação, buscou compreender o jogo bingo como proposta lúdica, no processo de ensino aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do estudante. A atividade pode ser considerada como facilitadora na assimilação do conhecimento proposto, uma vez que o jogo auxilia o educando a assimila com mais facilidade o conteúdo e os conceitos propostos. Permite ao educando, o conhecimento das regras, o despertar da imaginação, a elevação da sua autoestima e o melhoramento do convívio escolar. A pesquisa foi dividida em etapas, a primeira comum a fundamentação teórica sobre a importância da disciplina Ciências Naturais, da ludicidade e dos jogos. A segunda se caracteriza na aplicação da pesquisa e por último análise dos dados. Concluiu-se que o recurso do jogo bingo com base na ludicidade oportunizou abundante aprendizagem, possibilitando também a discussão de uma tema de grande relevância para gerações futuras. 2022-06-29T19:08:24Z 2022-06-29T19:08:24Z 2018-09-19 specializationThesis ALBUQUERQUE, Cristiane dos Santos. Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28933 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Science - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ciência - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Science - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Albuquerque, Cristiane dos Santos Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização |
description |
This work had as its theme, the use of play through the use of bingo game, emphasizing the endangered animals in Brazil, together with its classification within the discipline of Natural Sciences, with the students of the fourth year of the initial series. Through action research,he sought to underst and bingo as a playful proposal in the process of teaching learning, recognizing it as an important pedagogical tool in the cognitive, social and affective development of the student. The activity can be considered as a facilitator in the assimilation of the proposed knowledge, since the game helps the learner assimilate the content and the proposed concepts more easily. It allows the learner, the knowledge of the rules, the awakening of the imagination ,the elevation of their self-esteem and the improvement of the school conviviality. The research was divided into stages, the first with a theoretical foundation on the importance of the Natural Sciences, playfulness and games discipline. The second is characterized in the application of the research and last analysis of the data. It was concluded that the bingo game resource based on playfulness provided an abundance of learning, allowing also the discussion of a topic of great relevance for future generations. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Albuquerque, Cristiane dos Santos |
author_sort |
Albuquerque, Cristiane dos Santos |
title |
Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização |
title_short |
Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização |
title_full |
Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização |
title_fullStr |
Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização |
title_full_unstemmed |
Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização |
title_sort |
análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
ALBUQUERQUE, Cristiane dos Santos. Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28933 |
_version_ |
1805310128047521792 |
score |
10,814766 |