Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências

Acompanha produção técnica: Equalizador de aprendizagem criativa: uma ferramenta avaliativa

Autor principal: Aplewicz, Priscila Sirigate
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29095
recordtype dspace
spelling riut-1-290952022-07-15T06:06:07Z Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências Analysis of a methodological proposal from the perspective of creative learning through storytelling for science teaching Aplewicz, Priscila Sirigate Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Aires, João Paulo https://orcid.org/0000-0002-4367-9901 http://lattes.cnpq.br/5120480868145385 Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Crisostimo, Ana Lúcia https://orcid.org/0000-0001-9909-9300 http://lattes.cnpq.br/8037048007322886 Aires, João Paulo https://orcid.org/0000-0002-4367-9901 http://lattes.cnpq.br/5120480868145385 Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto https://orcid.org/0000-0002-0432-5182 http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 Arte de contar histórias Criatividade em crianças Estratégias de aprendizagem Ciências - Estudo e ensino Storytelling Creative ability in children Learning strategies Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: Equalizador de aprendizagem criativa: uma ferramenta avaliativa This dissertation investigated the effectiveness of a methodological approach based on Creative Learning through storytelling and its contributions to learning in science teaching. The school is a privileged space to establish connections and provide conditions to encourage students to take a more creative stance. But it is necessary to create these conditions for the student to develop skills and abilities and become a creative thinker. The approach of narratives or storytelling that is based on the concept that the student builds knowledge from concrete and active experimentation, can contribute to the development of the ability to think more creatively. The present study is supported by a constructionist perspective of Papert (1986) based on the Creative Learning defended by Resnick (2020). The methodological proposal was developed in two classes of the sixth year of Elementary School of a public school in Ponta Grossa, PR. The object of study was analyzed from the perspective of Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016) of the narratives and productions made by the students and also by analyzing the responses to the evaluative instrument called Creative Learning Equalizer, developed and adapted by the researcher. The results point to evidence that working from the Creative Learning approach through narratives can be configured as an efficient methodology for the construction of knowledge in Science teaching, since the students presented terms related to the content addressed in their narratives, in addition to producing the scenarios satisfactorily. It was also verified that most of the students found themselves using or developing some creative ability from the analysis of the responses to the Creative Learning Equalizer, which is configured as an interesting procedural assessment tool for the teacher. Esta dissertação investigou a eficácia de uma abordagem metodológica a partir da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas e suas contribuições para a aprendizagem no ensino de ciências. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e proporcionar condições para estimular os alunos a uma postura mais criativa. Mas é preciso criar essas condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades e se torne um pensador criativo. A abordagem de narrativas ou storytelling que se sustenta no conceito de que o estudante constrói o conhecimento a partir de uma experimentação concreta e ativa, pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de pensar de forma mais criativa. Respalda-se o presente estudo, numa perspectiva construcionista de Papert (1986) baseada na Aprendizagem Criativa defendida por Resnick (2020). A proposta metodológica foi desenvolvida em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa, PR. O objeto de estudo foi analisado sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) das narrativas e produções feitas pelos alunos e também pela análise das respostas ao instrumento avaliativo denominado Equalizador de Aprendizagem Criativa, desenvolvido e adaptado pela pesquisadora. Os resultados apontam evidências de que trabalhar a partir da abordagem da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas pode se configurar como uma metodologia eficiente para a construção do conhecimento no ensino de Ciências, uma vez que os alunos apresentaram termos relacionados ao conteúdo abordado em suas narrativas, além de produzirem os cenários de forma satisfatória. Verificou-se também que a maior parte dos alunos se percebeu utilizando ou desenvolvendo alguma habilidade criativa a partir da análise das respostas ao Equalizador de Aprendizagem Criativa, este se configurando como interessante ferramenta de avaliação processual para o professor. 2022-07-14T15:38:42Z 2022-07-14T15:38:42Z 2021-12-13 masterThesis APLEWICZ, Priscila Sirigate. Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Arte de contar histórias
Criatividade em crianças
Estratégias de aprendizagem
Ciências - Estudo e ensino
Storytelling
Creative ability in children
Learning strategies
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Arte de contar histórias
Criatividade em crianças
Estratégias de aprendizagem
Ciências - Estudo e ensino
Storytelling
Creative ability in children
Learning strategies
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Aplewicz, Priscila Sirigate
Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
description Acompanha produção técnica: Equalizador de aprendizagem criativa: uma ferramenta avaliativa
format Dissertação
author Aplewicz, Priscila Sirigate
author_sort Aplewicz, Priscila Sirigate
title Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
title_short Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
title_full Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
title_fullStr Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
title_sort análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation APLEWICZ, Priscila Sirigate. Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095
_version_ 1805306159198896128
score 10,814766