Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências

This work had water as thematic and was transformed in to practices to be used in science teaching, seeking to review concepts and applications in the day to day, in order to postpone it's scarcity, making use of common materials, easily found, leading the student to reflect and be come aware o...

ver descrição completa

Autor principal: Passos, Fátima Galucci
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29108
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29108
recordtype dspace
spelling riut-1-291082022-07-29T06:05:22Z Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências Water and conscious consumption: the relevance of experimentation in science teaching Passos, Fátima Galucci Lima, Daniela Macedo de Lima, Daniela Macedo de Pereira, Luciana Boemer Cesar Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Ciência - Estudo e ensino Água Aprendizagem Science - Study and teaching Water Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had water as thematic and was transformed in to practices to be used in science teaching, seeking to review concepts and applications in the day to day, in order to postpone it's scarcity, making use of common materials, easily found, leading the student to reflect and be come aware of the importance of collaborating with the economy and use of this fundamental good for life on the planet. Thus, the present work aimed to recognize the importance of water in the life of living beings, as well as to identify and value it as a finite natural resource, to promote its conscious and rational use. Practices that portrayed the use of water in a conscious way were performed. One was an example of its use with recyclable materials, and another the analysis of the data contained in the waterbill, for the purpose of extracting actual data involving the present average consumption and how to save on future charges. Three short videos were also used to clarify the problems we may face due to the lack of water, allowing a better use in the classroom, and in this way raise awareness of the 21st century water crisis, especially in the city of São Paulo, and that will affect the citizens more and more, generating reflection and questions about the theme. By planning classes with the use of differentiated resources it was possible to obtain greater interest and participation of the students. Este trabalho teve a água como temática e foi transformado em práticas a serem utilizadas no ensino de ciências, buscando rever conceitos e aplicabilidades no dia-a-dia, de forma a postergar sua escassez, fazendo uso de materiais comuns, encontrados facilmente, e que levou o aluno a refletir e tomar ciência sobre a importância de colaborar com a economia e utilização desse bem fundamental para a vida no planeta. Assim sendo, o presente trabalho teve por objetivo reconhecer a importância da água na vida dos seres vivos, bem como identificar e valorizar a mesma como um recurso natural finito, promover o seu uso consciente e racional. Foram realizadas práticas que retratavam a utilização da água de forma consciente. Uma delas exemplificando seu uso com materiais recicláveis, e em outra uma análise dos dados contidos na conta de água, com a finalidade de extração de dados reais envolvendo média de consumo presente e como economizar em contas futuras. Também foram utilizados três vídeos curtos como objetivo de esclarecer os problemas que poderemos enfrentar pela falta de água, possibilitando um melhor aproveitamento em sala de aula, podendo desta forma sensibilizar para conscientizar os alunos a respeito da crise hídrica do século XXI, principalmente na cidade de São Paulo e que afetará cada vez mais os cidadãos, gerando reflexão e questionamentos a cerca do tema. Planejando aulas com a utilização de recursos diferenciados foi possível obter maior interesse e participação dos alunos. 2022-07-28T11:34:11Z 2022-07-28T11:34:11Z 2018-09-29 specializationThesis PASSOS, Fátima Galucci. Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29108 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Água
Aprendizagem
Science - Study and teaching
Water
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Água
Aprendizagem
Science - Study and teaching
Water
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Passos, Fátima Galucci
Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
description This work had water as thematic and was transformed in to practices to be used in science teaching, seeking to review concepts and applications in the day to day, in order to postpone it's scarcity, making use of common materials, easily found, leading the student to reflect and be come aware of the importance of collaborating with the economy and use of this fundamental good for life on the planet. Thus, the present work aimed to recognize the importance of water in the life of living beings, as well as to identify and value it as a finite natural resource, to promote its conscious and rational use. Practices that portrayed the use of water in a conscious way were performed. One was an example of its use with recyclable materials, and another the analysis of the data contained in the waterbill, for the purpose of extracting actual data involving the present average consumption and how to save on future charges. Three short videos were also used to clarify the problems we may face due to the lack of water, allowing a better use in the classroom, and in this way raise awareness of the 21st century water crisis, especially in the city of São Paulo, and that will affect the citizens more and more, generating reflection and questions about the theme. By planning classes with the use of differentiated resources it was possible to obtain greater interest and participation of the students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Passos, Fátima Galucci
author_sort Passos, Fátima Galucci
title Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
title_short Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
title_full Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
title_fullStr Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
title_full_unstemmed Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
title_sort Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation PASSOS, Fátima Galucci. Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29108
_version_ 1805323320434884608
score 10,814766