Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências

This work had as its theme the work of Archeology in an interdisciplinary way in the discipline of Sciences. The proposed activities were based on the new curriculum of the city of São Paulo, aiming at attending the students of the author cycle, which is characterized by encouraging the development...

ver descrição completa

Autor principal: Novais, Renata Fermino
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29137
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29137
recordtype dspace
spelling riut-1-291372022-07-29T06:05:21Z Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências Archeology in the classroom: proposals for an interdisciplinary work in the discipline of sciences Novais, Renata Fermino Ghisi, Nédia de Castilhos Ghisi, Nédia de Castilhos Adamczuk, Samara Ernandes Mascarello, Leide Daiane do Nascimento Ciência - Estudo e ensino Arqueologia Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Science - Study and teaching Archaeology Interdisciplinary approach in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme the work of Archeology in an interdisciplinary way in the discipline of Sciences. The proposed activities were based on the new curriculum of the city of São Paulo, aiming at attending the students of the author cycle, which is characterized by encouraging the development of authorship and responsibility through social intervention projects. A bibliographical survey was carried out regarding how much Archeology has been worked in the classroom, especially in the discipline of Sciences. The results of the research with the students, as well as the literature, have shown that there are very few works being developed with this interdisciplinary approach. Inview of this, this work proposed some suggestions for the science teachers to work the Archeology contentinan interdisciplinary way in the science classes, using as basis the objectives of the curriculum of the city of São Paulo. Este trabalho teve como temática trabalhar a Arqueologia de maneira interdisciplinar na disciplina de Ciências. As atividades propostas foram embasadas no novo currículo da cidade de São Paulo, visando atender os alunos do ciclo autoral, que se caracteriza por estimular o desenvolvimento da autoria e responsabilidade por meio de projetos de intervenção social. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao quanto a Arqueologia tem sido trabalhada em sala de aula, em especial, na disciplina de Ciências. Os resultados da pesquisa com os estudantes, assim como a literatura, demonstraram que há pouquíssimos trabalhos sendo desenvolvidos com esse enfoque interdisciplinar. Diante disso este trabalho propôs algumas sugestões para que os docentes de Ciências trabalhem o conteúdo Arqueologia de maneira interdisciplinar nas aulas de Ciências, utilizando como base os objetivos do novo currículo da cidade de São Paulo. 2022-07-28T13:40:51Z 2022-07-28T13:40:51Z 2018-08-18 specializationThesis NOVAIS, Renata Fermino. Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29137 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Arqueologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Science - Study and teaching
Archaeology
Interdisciplinary approach in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Arqueologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Science - Study and teaching
Archaeology
Interdisciplinary approach in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Novais, Renata Fermino
Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
description This work had as its theme the work of Archeology in an interdisciplinary way in the discipline of Sciences. The proposed activities were based on the new curriculum of the city of São Paulo, aiming at attending the students of the author cycle, which is characterized by encouraging the development of authorship and responsibility through social intervention projects. A bibliographical survey was carried out regarding how much Archeology has been worked in the classroom, especially in the discipline of Sciences. The results of the research with the students, as well as the literature, have shown that there are very few works being developed with this interdisciplinary approach. Inview of this, this work proposed some suggestions for the science teachers to work the Archeology contentinan interdisciplinary way in the science classes, using as basis the objectives of the curriculum of the city of São Paulo.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Novais, Renata Fermino
author_sort Novais, Renata Fermino
title Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
title_short Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
title_full Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
title_fullStr Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
title_full_unstemmed Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
title_sort arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation NOVAIS, Renata Fermino. Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29137
_version_ 1805316025244188672
score 10,814766