Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores

Acompanha: Periódico científico eletrônico: Revista Interdisciplinaridade & Ensino

Autor principal: Laurindo, Anderson Pedro
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2921
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2921
recordtype dspace
spelling riut-1-29212018-02-20T11:19:01Z Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores Interdisciplinarity and teaching: room for reflection in teacher training Laurindo, Anderson Pedro Silva, Josie Agatha Parrilha da http://lattes.cnpq.br/7528954595127003 Silva, Josie Agatha Parrilha da Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de Batista, Michel Corci Ciência - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Professores - Formação Periódicos eletrônicos Science - Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge Teachers, Training of Electronic journals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Periódico científico eletrônico: Revista Interdisciplinaridade & Ensino This present work had as its main objective to analyze the theoretical and practical concepts of a Licentiate course based in an interdisciplinary proposal. The theoretical reference used to approach and understand the interdisciplinary licentiate course was its own Pedagogical Project (2016). As for interdisciplinarity, the literature review is supported by Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011), Japiassu (1976, 1994), Jantsch (1972), Petraglia (1993), Garcia (2004, 2010, 2012, 2016), Lenoir (1997), among others. Aiming to contemplate the proposed objectives, a qualitative field research was carried out in a descriptive and interpretative approach with 3rd period students of the Interdisciplinary Licentiate Course in Natural Sciences of UTFPR - Ponta Grossa Campus. To support this methodological approach, a review was carried out in Gil (2008), Marconi and Lakatos (2000), Bardin (1997), among others. Foremost, we present the concepts of expressions that refer to interdisciplinarity, to then conceptualize interdisciplinarity based on theoretical references such as: Japiassu (1976, 1994) and Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011). In sequence, we analyze the Pedagogical Proposal of the Interdisciplinary Licenciate Course in Natural Sciences of UTFPR - Ponta Grossa Campus to confront the concept that the document presents as interdisciplinarity. Subsequently, we offered a course for those academics presenting theoretical concepts and interdisciplinary methodologies. Finally, an educational product was elaborated from the studies: an Electronic Scientific Periodical. We hope that this proposal will bring contributions to academics, professors and researchers on interdisciplinarity, especially for science teaching. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as concepções teóricas e práticas em um curso de licenciatura pautado em uma proposta interdisciplinar. O referencial teórico utilizado para a abordagem e entendimento do curso de licenciatura interdisciplinar foi seu próprio Projeto Pedagógico (2016). Quanto a interdisciplinaridade, a revisão de literatura apoia-se em Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011), Japiassu (1976, 1994), Jantsch (1972), Petraglia (1993), Garcia (2004, 2010, 2012, 2016), Lenoir (1997), além de outros autores. Para contemplar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa em uma abordagem descritiva e interpretativa com acadêmicos do 3° período do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa. Para fundamentar esta abordagem metodológica uma revisão foi realizada em Gil (2008), Marconi e Lakatos (2000), Bardin (1997), entre outros. Primeiramente apresentamos os conceitos de expressões que remetem à interdisciplinaridade, para, então, conceituar interdisciplinaridade a partir de referenciais teóricos como: Japiassu (1976, 1994) e Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011). Na sequência, realizamos análise da Proposta Pedagógica do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa para confrontar o conceito que o documento aplica de interdisciplinaridade. Posteriormente, oferecemos um Curso para os acadêmicos que apresentou conceitos teóricos e metodologias interdisciplinares. Finalmente, elaborou-se, a partir dos estudos, um produto educacional: um Periódico Científico Eletrônico. Espera-se que esta proposta traga contribuições para acadêmicos, professores e pesquisadores sobre a interdisciplinaridade, em especial, para o ensino de ciências. 2018-02-20T11:19:01Z 2018-02-20T11:19:01Z 2017-12-15 masterThesis LAURINDO, Anderson Pedro. Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2921 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Professores - Formação
Periódicos eletrônicos
Science - Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Teachers, Training of
Electronic journals
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Professores - Formação
Periódicos eletrônicos
Science - Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Teachers, Training of
Electronic journals
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Laurindo, Anderson Pedro
Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores
description Acompanha: Periódico científico eletrônico: Revista Interdisciplinaridade & Ensino
format Dissertação
author Laurindo, Anderson Pedro
author_sort Laurindo, Anderson Pedro
title Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores
title_short Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores
title_full Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores
title_fullStr Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores
title_sort interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation LAURINDO, Anderson Pedro. Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2921
_version_ 1805307501648805888
score 10,814766