Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental

The environmental crises predicted for centuries are plaguing the contemporary age. The loss of biodiversity, water scarcity, pollution and forest fragmentation are part of the current scenario. Environmental education (EA) is a fact favorable to a change in thinking about the environment. Being awa...

ver descrição completa

Autor principal: Ranzan, Amanda Corbari
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29608
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29608
recordtype dspace
spelling riut-1-296082022-09-15T06:06:42Z Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental Sustainability practices by thematic workshops with fundamental school students Ranzan, Amanda Corbari Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Sustentabilidade Educação - Estudo e ensino Aprendizagem ativa Sustainability Education - Study and teaching Active learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The environmental crises predicted for centuries are plaguing the contemporary age. The loss of biodiversity, water scarcity, pollution and forest fragmentation are part of the current scenario. Environmental education (EA) is a fact favorable to a change in thinking about the environment. Being aware of these facts, this work aimed to apply workshops on sustainability in classes of elementary school in order to verify the approaches and the necessary adaptations for each age in order to developthe criticality regarding the environment to which all are active members. One of the objectives is to demystify the concept of sustainability showing that it is essential nowadays, in addition to being achieved with simple attitudes, with the reuse of recyclable materials, correct disposal of waste and adoption of more positive habits. The workshops were held with two classes of elementary school, namely: 7thgrade and 8thgrad at a public school in São Miguel do Iguaçu (PR). A questionnaire was applied at the beginning and end of the workshop, just after the first questionnaires, a presentation was made explaining what sustainability was, and then games were made with recyclable materials, so that students understood that they can recuse the materials. Inthe end, the last questionnaire was applied to find out if the students had understood had sustainability was, so it can be said that the results were expressive, since the learning gained from the workshops was remarkable. As crises ambientais previstas há séculos estão assolando a idade contemporânea. A perda de biodiversidade, a escassez hídrica, a poluição e a fragmentação florestal fazem parte do cenário atual. A educação ambiental (EA) é um fato favorável à mudança de pensamento em relação ao meio ambiente. Tendo ciência destes fatos, este trabalho teve como objeto aplicar oficinas sobre sustentabilidade em turmas do ensino fundamental a fim de verificar as abordagens e as adaptações necessárias para cada idade de modo a desenvolver a criticidade a respeito do ambiente ao qual todos são integrantes ativos. Um dos objetivos é desmistificar o conceito de sustentabilidade, mostrando que ela é imprescindível nos dias atuais, além de ser conquistada com simples atitudes, com a reutilização de materiais recicláveis, destinação correta de resíduos e adoção de hábitos mais positivos. As oficinas foram realizadas com duas turmas do ensino fundamental, sendo elas: 7º ano e 8º ano em um colégio da rede pública de São Miguel do Iguaçu (PR). Houve aplicação de questionário no início e fim da oficina, logo após o primeiro questionário foi feito uma apresentação explicando o que era sustentabilidade e em seguida foi realizado jogos com materiais recicláveis, para que os alunos entendessem que pode reutilizar os materiais. No fim foi aplicado o último questionário para saber se os alunos tinham entendido o que era sustentabilidade, por isso pode­-se afirmar que os resultados foram expressivos, pois a aprendizagem adquirida com as oficinas foi notável. 2022-09-14T17:28:57Z 2022-09-14T17:28:57Z 2020-10-22 specializationThesis RANZAN, Amanda Corbari. Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29608 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Sustentabilidade
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Sustainability
Education - Study and teaching
Active learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Sustentabilidade
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Sustainability
Education - Study and teaching
Active learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ranzan, Amanda Corbari
Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental
description The environmental crises predicted for centuries are plaguing the contemporary age. The loss of biodiversity, water scarcity, pollution and forest fragmentation are part of the current scenario. Environmental education (EA) is a fact favorable to a change in thinking about the environment. Being aware of these facts, this work aimed to apply workshops on sustainability in classes of elementary school in order to verify the approaches and the necessary adaptations for each age in order to developthe criticality regarding the environment to which all are active members. One of the objectives is to demystify the concept of sustainability showing that it is essential nowadays, in addition to being achieved with simple attitudes, with the reuse of recyclable materials, correct disposal of waste and adoption of more positive habits. The workshops were held with two classes of elementary school, namely: 7thgrade and 8thgrad at a public school in São Miguel do Iguaçu (PR). A questionnaire was applied at the beginning and end of the workshop, just after the first questionnaires, a presentation was made explaining what sustainability was, and then games were made with recyclable materials, so that students understood that they can recuse the materials. Inthe end, the last questionnaire was applied to find out if the students had understood had sustainability was, so it can be said that the results were expressive, since the learning gained from the workshops was remarkable.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ranzan, Amanda Corbari
author_sort Ranzan, Amanda Corbari
title Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental
title_short Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental
title_full Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental
title_fullStr Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental
title_sort práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation RANZAN, Amanda Corbari. Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29608
_version_ 1805313920517275648
score 10,814766