Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica

The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appro...

ver descrição completa

Autor principal: Reis, Angela Maria Martini dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29630
recordtype dspace
spelling riut-1-296302022-09-16T06:06:53Z Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica Learning challenges for children with autism (ASD): a literature review Reis, Angela Maria Martini dos Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Winter, Lairton Moacir Turmena, Leandro Inclusão escolar Prática de ensino Autismo Mainstreaming in education Student teaching Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appropriate to their needs for quality learning. In this sense, this work had as main theme to understand the learning challenges for children with autism. The research is of a bibliographic nature, based on literatures present in books, magazines and scientific articles, which allow a discussion with the authors who foster on the theme. The theoretical basis of this study is based on some researchers who bring contributions aimed at the research objectives.In view of the discussions, it is possible to reflect that professional training is necessary to enable education professionals to develop practices that use playful and differentiated pedagogical resources adapted to the individual needs of the autistic student. In this way it is possible to develop the student's skills and learning ability. O número de alunos com transtorno do espectro do autismo é cada vez maior, apesar disso, é uma condição pouco conhecida entre os profissionais da escola e pela sociedade em geral. E com implementação de processos inclusivos, muitos desafios são encontrados, sobre tudo a insuficiência de um atendimento educacional apropriado as suas necessidades para uma aprendizagem de qualidade. Neste sentido, este trabalho teve como temática principal compreender os desafios da aprendizagem para crianças com autismo. A pesquisa é de cunho bibliográfico, baseada em literaturas presentes em livros, revistas e artigos científicos, as quais permitem uma discussão com os autores que debatem sobre o tema. A fundamentação teórica deste estudo tem como base alguns pesquisadores que trazem contribuições voltadas aos objetivos da pesquisa. Diante das discussões dos autores pesquisados, é possível refletir que é necessária uma formação profissional que habilite os profissionais da educação a desenvolver práticas que se utilizam de recursos pedagógicos lúdicos e diferenciados adaptados às necessidades individuais do aluno autista. Desta forma é possível desenvolver as habilidades do aluno e sua capacidade de aprendizagem. 2022-09-15T14:51:41Z 2022-09-15T14:51:41Z 2020-09-25 specializationThesis REIS, Angela Maria Martini dos. O processo ensino­-aprendizagem no período de isolamento social sob a ótica de professores em uma cidade no noroeste do estado do paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Inclusão escolar
Prática de ensino
Autismo
Mainstreaming in education
Student teaching
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Inclusão escolar
Prática de ensino
Autismo
Mainstreaming in education
Student teaching
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Reis, Angela Maria Martini dos
Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica
description The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appropriate to their needs for quality learning. In this sense, this work had as main theme to understand the learning challenges for children with autism. The research is of a bibliographic nature, based on literatures present in books, magazines and scientific articles, which allow a discussion with the authors who foster on the theme. The theoretical basis of this study is based on some researchers who bring contributions aimed at the research objectives.In view of the discussions, it is possible to reflect that professional training is necessary to enable education professionals to develop practices that use playful and differentiated pedagogical resources adapted to the individual needs of the autistic student. In this way it is possible to develop the student's skills and learning ability.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Reis, Angela Maria Martini dos
author_sort Reis, Angela Maria Martini dos
title Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica
title_short Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica
title_full Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica
title_fullStr Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica
title_sort desafios da aprendizagem para crianças com autismo (tea): uma revisão bibliográfica
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation REIS, Angela Maria Martini dos. O processo ensino­-aprendizagem no período de isolamento social sob a ótica de professores em uma cidade no noroeste do estado do paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630
_version_ 1805302306104672256
score 10,814766