Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica
The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appro...
Autor principal: | Reis, Angela Maria Martini dos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-29630 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-296302022-09-16T06:06:53Z Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica Learning challenges for children with autism (ASD): a literature review Reis, Angela Maria Martini dos Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Winter, Lairton Moacir Turmena, Leandro Inclusão escolar Prática de ensino Autismo Mainstreaming in education Student teaching Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appropriate to their needs for quality learning. In this sense, this work had as main theme to understand the learning challenges for children with autism. The research is of a bibliographic nature, based on literatures present in books, magazines and scientific articles, which allow a discussion with the authors who foster on the theme. The theoretical basis of this study is based on some researchers who bring contributions aimed at the research objectives.In view of the discussions, it is possible to reflect that professional training is necessary to enable education professionals to develop practices that use playful and differentiated pedagogical resources adapted to the individual needs of the autistic student. In this way it is possible to develop the student's skills and learning ability. O número de alunos com transtorno do espectro do autismo é cada vez maior, apesar disso, é uma condição pouco conhecida entre os profissionais da escola e pela sociedade em geral. E com implementação de processos inclusivos, muitos desafios são encontrados, sobre tudo a insuficiência de um atendimento educacional apropriado as suas necessidades para uma aprendizagem de qualidade. Neste sentido, este trabalho teve como temática principal compreender os desafios da aprendizagem para crianças com autismo. A pesquisa é de cunho bibliográfico, baseada em literaturas presentes em livros, revistas e artigos científicos, as quais permitem uma discussão com os autores que debatem sobre o tema. A fundamentação teórica deste estudo tem como base alguns pesquisadores que trazem contribuições voltadas aos objetivos da pesquisa. Diante das discussões dos autores pesquisados, é possível refletir que é necessária uma formação profissional que habilite os profissionais da educação a desenvolver práticas que se utilizam de recursos pedagógicos lúdicos e diferenciados adaptados às necessidades individuais do aluno autista. Desta forma é possível desenvolver as habilidades do aluno e sua capacidade de aprendizagem. 2022-09-15T14:51:41Z 2022-09-15T14:51:41Z 2020-09-25 specializationThesis REIS, Angela Maria Martini dos. O processo ensino-aprendizagem no período de isolamento social sob a ótica de professores em uma cidade no noroeste do estado do paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Inclusão escolar Prática de ensino Autismo Mainstreaming in education Student teaching Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Inclusão escolar Prática de ensino Autismo Mainstreaming in education Student teaching Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Reis, Angela Maria Martini dos Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica |
description |
The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appropriate to their needs for quality learning. In this sense, this work had as main theme to understand the learning challenges for children with autism. The research is of a bibliographic nature, based on literatures present in books, magazines and scientific articles, which allow a discussion with the authors who foster on the theme. The theoretical basis of this study is based on some researchers who bring contributions aimed at the research objectives.In view of the discussions, it is possible to reflect that professional training is necessary to enable education professionals to develop practices that use playful and differentiated pedagogical resources adapted to the individual needs of the autistic student. In this way it is possible to develop the student's skills and learning ability. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Reis, Angela Maria Martini dos |
author_sort |
Reis, Angela Maria Martini dos |
title |
Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica |
title_short |
Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica |
title_full |
Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica |
title_sort |
desafios da aprendizagem para crianças com autismo (tea): uma revisão bibliográfica |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
REIS, Angela Maria Martini dos. O processo ensino-aprendizagem no período de isolamento social sob a ótica de professores em uma cidade no noroeste do estado do paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630 |
_version_ |
1805302306104672256 |
score |
10,814766 |