Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva

Based on the difficulties to teach Exponential Function in the high school, the present study presents a didactic sequence to introduce the concept of Exponential Function, applied with regular students and included ones. The application happened in two public schools in the state of Santa Catarina...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Jaqueline dos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2992
recordtype dspace
spelling riut-1-29922018-12-10T18:17:09Z Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva Introduction to the concept of exponential function: a perspective to the inclusive education Santos, Jaqueline dos Tocha, Neusa Nogas http://lattes.cnpq.br/6350802854129333 Tocha, Neusa Nogas Adames, Márcio Rostirolla Santos, Carlos Henrique dos Funções exponenciais Educação inclusiva - Santa Catarina Deficientes Braille (Sistema de escrita) Jovens deficientes - Educação - Santa Catarina Inclusão escolar - Legislação Matemática - Estudo e ensino Livros didáticos Matemática Exponential functions Inclusive education - Santa Catarina People with disabilities Braille Youth with disabilities - Education - Santa Catarina Mainstreaming in education - Law and legislation Mathematics - Study and teaching Textbooks Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Based on the difficulties to teach Exponential Function in the high school, the present study presents a didactic sequence to introduce the concept of Exponential Function, applied with regular students and included ones. The application happened in two public schools in the state of Santa Catarina and involved a regular class of 1st grade and two included students (a visualimpaired and a mentally-impaired) in the high school. The approach to the included students is done through the use of adapted materials, as the Multiplano. The research also approaches a brief study about disabilities, the advances in legislation to include disable people and the possibilities of materials and methods to teaching-learning process. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Embasada nas dificuldades para ensinar Função Exponencial no Ensino Médio, o presente trabalho apresenta uma sequência didática para introduzir o conceito de função exponencial, aplicada com alunos regulares e inclusos. A aplicação aconteceu em duas escolas da rede estadual de Santa Catarina e envolveu uma turma regular de 1ª série e dois alunos inclusos (sendo um deficiente visual e outro deficiente mental) no nível de ensino médio. A abordagem para os alunos inclusos é feita utilizando-se de materiais adaptados, como o Multiplano. O trabalho aborda, também, um breve estudo sobre as deficiências, os avanços na legislação para inclusão de deficientes e as possibilidades de materiais e métodos para o ensino-aprendizagem. 2018-03-15T19:24:23Z 2018-03-15T19:24:23Z 2018-02-23 masterThesis SANTOS, Jaqueline dos. Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Funções exponenciais
Educação inclusiva - Santa Catarina
Deficientes
Braille (Sistema de escrita)
Jovens deficientes - Educação - Santa Catarina
Inclusão escolar - Legislação
Matemática - Estudo e ensino
Livros didáticos
Matemática
Exponential functions
Inclusive education - Santa Catarina
People with disabilities
Braille
Youth with disabilities - Education - Santa Catarina
Mainstreaming in education - Law and legislation
Mathematics - Study and teaching
Textbooks
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
spellingShingle Funções exponenciais
Educação inclusiva - Santa Catarina
Deficientes
Braille (Sistema de escrita)
Jovens deficientes - Educação - Santa Catarina
Inclusão escolar - Legislação
Matemática - Estudo e ensino
Livros didáticos
Matemática
Exponential functions
Inclusive education - Santa Catarina
People with disabilities
Braille
Youth with disabilities - Education - Santa Catarina
Mainstreaming in education - Law and legislation
Mathematics - Study and teaching
Textbooks
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Santos, Jaqueline dos
Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
description Based on the difficulties to teach Exponential Function in the high school, the present study presents a didactic sequence to introduce the concept of Exponential Function, applied with regular students and included ones. The application happened in two public schools in the state of Santa Catarina and involved a regular class of 1st grade and two included students (a visualimpaired and a mentally-impaired) in the high school. The approach to the included students is done through the use of adapted materials, as the Multiplano. The research also approaches a brief study about disabilities, the advances in legislation to include disable people and the possibilities of materials and methods to teaching-learning process.
format Dissertação
author Santos, Jaqueline dos
author_sort Santos, Jaqueline dos
title Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
title_short Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
title_full Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
title_fullStr Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
title_full_unstemmed Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
title_sort introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation SANTOS, Jaqueline dos. Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992
_version_ 1805297277271539712
score 10,814766