Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas

Acompanha: Material didático-pedagógico: uma proposta na perspectiva do ensino de ciências por investigação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Autor principal: Sperandio, Maria Regina da Costa
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3017
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3017
recordtype dspace
spelling riut-1-30172018-03-23T14:04:24Z Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas Teaching science by inquiry for teachers of basic education: difficulties and successful experiences in pedagogical workshops Sperandio, Maria Regina da Costa Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Oliveira, Vera Lucia Bahl de Goya, Alcides Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em problemas Prática de ensino Educação permanente Professores - Formação Science - Study and teaching Problem-based learning Student teaching Continuing education Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Material didático-pedagógico: uma proposta na perspectiva do ensino de ciências por investigação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental The teaching by inquiry has been a potential approach to encourage students to learn science and, in this way, collaborate with the process of scientific initiation of these students. This study aims to investigate how a teacher training course, in the perspective of inquiry teaching of science, can contribute to the pedagogical practice of teachers who work in the workshops of Integral Education schools in the Elementary Years. By means of studies based on publications of the National Research Council - NRC (1996; 2000); Carvalho (1998; 2013); Campos and Nigro (1999); Azevedo (2004); and Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002), delineates the teaching of sciences by inquiry with the pedagogical moments, organized in: study of reality, proposition of the problem, hypothesis raised, interactive activities, systematization of knowledge, application of knowledge and presentation of the inquiry action. In the obtained results, it was verified that the difficulties are related to the behavior of the students regarding to the participation and the involvement in the different pedagogical moments of the teaching by inquiry, and in the experiences of success, the commitment of the teachers in the planning and realization of this approach of teaching was identified. It was noticed that the strategies used were situated in activities centered on the student by valuing their learning and collaborating for their formation. With this, it was possible to re-elaborate the course, which resulted in the educational product called "Didactic-Pedagogical Material from the perspective of Teaching Science by Inquiry for Early Years Teachers", creating spaces for rethinking actions and implementing new practices of teacher training. This study proved to be productive in order to contribute to the planning and organization of other courses. The material elaborated and applied was validated when contemplating meetings in which the pedagogical moments of the teaching of Sciences by inquiry were explored, in the search to provide routes that can be considered in the formation of Basic Education teachers. O ensino por investigação tem sido uma abordagem em potencial para estimular os alunos a aprenderem Ciências e, dessa forma, colaborar com o processo de iniciação científica desses discentes. O objetivo deste estudo consiste em investigar em que medida um curso de formação de professores, na perspectiva do ensino de Ciências por investigação, poderá contribuir para a prática pedagógica de docentes que atuam nas oficinas de escolas de Educação Integral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, obteve-se os dados a partir do registro escrito do que foi vivenciado pelas professoras durante os momentos investigativos do curso e na ação pedagógica com os alunos. Esses dados estão contidos nos questionários, planos de aula e relatórios registrados no caderno de campo dessas docentes. O percurso metodológico foi delineado a partir da necessidade de se pesquisar como um curso de formação continuada fundamentado no ensino por investigação pode contribuir para o ensino de Ciências, a partir da identificação das dificuldades e experiências de sucesso de um grupo de professoras que atuam na Educação Integral. Por meio de estudos fundamentados em publicações do National Research Council - NRC (1996; 2000); Carvalho et al. (1998); Carvalho (2013); Campos e Nigro (1999); Azevedo (2004); e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), delineia-se o ensino de Ciências por investigação com os momentos pedagógicos, organizados em: estudo da realidade, proposição do problema, levantamento de hipóteses, atividades interativas, sistematização do conhecimento, aplicação do conhecimento e apresentação da ação investigativa. Nos resultados obtidos, verificou-se que as dificuldades estão relacionadas ao comportamento dos alunos quanto à participação e o envolvimento nos diferentes momentos pedagógicos do ensino por investigação, e nas experiências de sucesso identificou-se o compromisso das docentes ao planejarem e realizarem essa abordagem de ensino. Percebeu-se que as estratégias utilizadas se situaram em atividades centradas no educando ao valorizar o seu aprendizado e colaborar para sua formação. Com isso, foi possível reelaborar o curso, o que resultou no produto educacional denominado “Material Didático-Pedagógico na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, criando-se espaços para repensar ações e efetivar novas práticas de formação de professores. Este estudo demonstrou-se produtivo no sentido de contribuir com o planejamento e a organização de outros cursos. O material elaborado e aplicado foi validado ao contemplar encontros em que foram explorados os momentos pedagógicos do ensino de Ciências por investigação, na busca de fornecer percursos que podem ser considerados na formação de professores da Educação Básica. 2018-03-23T14:04:24Z 2018-03-23T14:04:24Z 2017-11-24 masterThesis SPERANDIO, Maria Regina da Costa. Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3017 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Prática de ensino
Educação permanente
Professores - Formação
Science - Study and teaching
Problem-based learning
Student teaching
Continuing education
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Prática de ensino
Educação permanente
Professores - Formação
Science - Study and teaching
Problem-based learning
Student teaching
Continuing education
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Sperandio, Maria Regina da Costa
Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas
description Acompanha: Material didático-pedagógico: uma proposta na perspectiva do ensino de ciências por investigação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
format Dissertação
author Sperandio, Maria Regina da Costa
author_sort Sperandio, Maria Regina da Costa
title Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas
title_short Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas
title_full Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas
title_fullStr Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas
title_full_unstemmed Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas
title_sort ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation SPERANDIO, Maria Regina da Costa. Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3017
_version_ 1805315453896097792
score 10,814766