O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante

The present study was developed through applied research in the People Management discipline of a state educational institution, located in the northern region of the state of Paraná. The question that guides the research is: the use of the textual genre WebQuest encourages the collaborative learnin...

ver descrição completa

Principais autores: Gonçalves, Marcia Caroline Pereira, Santos, Givan José Ferreira dos, Oliveira, Jair de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Londrina 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30280
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1342
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30280
recordtype dspace
spelling riut-1-302802022-12-10T06:06:49Z O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante The use of the WebQuest textual genre as an incentive for collaborative learning for students in a professional technical course Gonçalves, Marcia Caroline Pereira Santos, Givan José Ferreira dos Oliveira, Jair de Internet na educação Ensino - Metodologia Trabalho de grupo na educação Internet in education Teaching - Methodology Group work in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present study was developed through applied research in the People Management discipline of a state educational institution, located in the northern region of the state of Paraná. The question that guides the research is: the use of the textual genre WebQuest encourages the collaborative learning of students of the Professional Technical Course in Administration? In line with this issue, it was proposed to carry out a task, that students should access the WebQuest entitled “Entrepreneurial Profle” and perform the available activity. This research is considered, as its objective, as exploratory; as for the procedures, such as survey and quali-quantitative approach. Sixteen students participated in the study and data collection occurred in the frst semester of 2019. According to the students’ answers, it was found that 75% feel more satisfed in carrying out activities in a collaborative way, therefore, it was identifed that the use of the textual genre WebQuest proves to be productive for scientifc learning in an educational environment in process collaborative work. O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa aplicada na disciplina Gestão de Pessoas de uma instituição estadual de ensino localizada na região norte do estado do Paraná. A questão norteadora da pesquisa é: a utilização do gênero textual WebQuest incentiva a aprendizagem colaborativa dos alunos do Curso Técnico Profissionalizante em Administração? Em consonância com essa problemática, foi proposta a realização de uma tarefa em que os alunos deveriam acessar a WebQuest intitulada “Perfil Empreendedor” e realizar a atividade disponível. Esta pesquisa é considerada, quanto ao seu objetivo, como exploratória; quanto aos procedimentos, como de levantamento e de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo 16 alunos, e a coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019. De acordo com as respostas dos alunos, constatou-se que 75% se sentem mais satisfeitos em realizar atividades de forma colaborativa. Portanto, identficou-se que o uso do gênero textual WebQuest se revela produtivo para a aprendizagem científica em ambiente educacional em processo de trabalho colaborativo. 2022-12-09T20:13:06Z 2022-12-09T20:13:06Z 2021 article GONÇALVES, Marcia Caroline Pereira; SANTOS, Givan José Ferreira dos; OLIVEIRA, Jair de. O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante. EaD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1342. Acesso em: 09 dez. 2022. 2177-8310 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30280 https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1342 por EaD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1342 openAccess https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Londrina Brasil
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Internet na educação
Ensino - Metodologia
Trabalho de grupo na educação
Internet in education
Teaching - Methodology
Group work in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Internet na educação
Ensino - Metodologia
Trabalho de grupo na educação
Internet in education
Teaching - Methodology
Group work in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Gonçalves, Marcia Caroline Pereira
Santos, Givan José Ferreira dos
Oliveira, Jair de
O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
description The present study was developed through applied research in the People Management discipline of a state educational institution, located in the northern region of the state of Paraná. The question that guides the research is: the use of the textual genre WebQuest encourages the collaborative learning of students of the Professional Technical Course in Administration? In line with this issue, it was proposed to carry out a task, that students should access the WebQuest entitled “Entrepreneurial Profle” and perform the available activity. This research is considered, as its objective, as exploratory; as for the procedures, such as survey and quali-quantitative approach. Sixteen students participated in the study and data collection occurred in the frst semester of 2019. According to the students’ answers, it was found that 75% feel more satisfed in carrying out activities in a collaborative way, therefore, it was identifed that the use of the textual genre WebQuest proves to be productive for scientifc learning in an educational environment in process collaborative work.
format Artigo
author Gonçalves, Marcia Caroline Pereira
Santos, Givan José Ferreira dos
Oliveira, Jair de
author_sort Gonçalves, Marcia Caroline Pereira
title O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
title_short O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
title_full O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
title_fullStr O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
title_full_unstemmed O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
title_sort o uso do gênero textual webquest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
publisher Londrina
publishDate 2022
citation GONÇALVES, Marcia Caroline Pereira; SANTOS, Givan José Ferreira dos; OLIVEIRA, Jair de. O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante. EaD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1342. Acesso em: 09 dez. 2022.
2177-8310
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30280
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1342
_version_ 1805305578479681536
score 10,814766