Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática

Acompanha: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática

Autor principal: Costa, Juliana Aparecida Alves da
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3080
recordtype dspace
spelling riut-1-30802018-04-06T14:16:28Z Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática Dialogue in the classroom: interactions measured by mathematical research Costa, Juliana Aparecida Alves da Ferruzzi, Elaine Cristina http://lattes.cnpq.br/0067396155971520 Ferruzzi, Elaine Cristina Borssoi, Adriana Helena Siple, Ivanete Zuchi Matemática - Estudo e ensino Funções trigonométricas Análise de interação na educação Aprendizagem baseada em problemas Mathematics - Study and teaching Trigonometrical functions Interaction analysis in education Problem-based learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática This research consists of investigating the interactions that took place between the participants of a Mathematical Research class, where the content covered was the sine function and its parameters. This is a qualitative research, whose objective is to answer the question: "Can the interactions that can be triggered by Mathematical Research have the potential for learning?" For this purpose a sequence of four activities were used that were applied to high school students. Each stage of this research is based on the theoretical presuppositions of Mathematical Research, as pedagogical practice and the analysis of the data are based on the Dialogue. The instruments used to collect data were about audio recordings, written records of the students and teacher records. It was possible to verify that the interactions triggered by Mathematical Investigation have potential for learning. Related to the research was produced an educational product that gathered the activities developed for this research, in addition to others that will be part of the scripts and that will be available to teachers through a link available on the page of the master program. The educational product is composed of activities that may help teachers of Mathematics in their classes. Esta pesquisa consiste em investigar as interações ocorridas entre os participantes de uma aula de Investigação Matemática, onde o conteúdo abordado foi a função seno e seus parâmetros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo responder à questão: “As interações que podem ser desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem?”. Para tanto foi usada uma sequência de quatro atividades que foram aplicadas para estudantes do Ensino Médio. Cada etapa desta pesquisa esta embasada pelos pressupostos teóricos da Investigação Matemática, como prática pedagógica e as análises dos dados estão fundamentados no Diálogo. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados versaram sobre gravações em áudio, registros escritos dos alunos e registros da professora. Foi possível constatar que as interações desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem. Relacionada a pesquisa foi produzido um produto educacional que reuniu as atividades desenvolvidas para esta pesquisa, alem de outras que farão parte dos roteiros e que ficará à disposição dos professores por meio de um link disponibilizado na página do programa de mestrado. O produto educacional é composto por atividades que poderão auxiliar professores de Matemática em suas aulas. 2018-04-06T14:16:28Z 2018-04-06T14:16:28Z 2018-02-26 masterThesis COSTA, Juliana Aparecida Alves da. Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Funções trigonométricas
Análise de interação na educação
Aprendizagem baseada em problemas
Mathematics - Study and teaching
Trigonometrical functions
Interaction analysis in education
Problem-based learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Funções trigonométricas
Análise de interação na educação
Aprendizagem baseada em problemas
Mathematics - Study and teaching
Trigonometrical functions
Interaction analysis in education
Problem-based learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino de Ciências e Matemática
Costa, Juliana Aparecida Alves da
Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
description Acompanha: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
format Dissertação
author Costa, Juliana Aparecida Alves da
author_sort Costa, Juliana Aparecida Alves da
title Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
title_short Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
title_full Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
title_fullStr Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
title_full_unstemmed Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
title_sort diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation COSTA, Juliana Aparecida Alves da. Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080
_version_ 1703206657785331712
score 10,966579