A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo

This research aims to discuss the use of Information and Communication Technologies (ICT) as educational allies in the teaching-learning process of the English Language. The rapid technological-digital transformations that society has been going through make it necessary for teachers to keep up with...

ver descrição completa

Autor principal: Dalagnol, Adriane Salete
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30818
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30818
recordtype dspace
spelling riut-1-308182023-03-14T06:07:35Z A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo Technology in english teaching and learning: an analysis through a reflective diary in a multi-grade class Dalagnol, Adriane Salete Zago, Leandro Teixeira, Lovania Roehrig Ruffini, Mirian Zuffo, Darci Teixeira, Lovania Roehrig Zago, Leandro Língua inglesa - Estudo e ensino Tecnologia da informação Ensino - Meios auxiliares English language - Study and teaching Information technology Teaching - Aids and devices CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This research aims to discuss the use of Information and Communication Technologies (ICT) as educational allies in the teaching-learning process of the English Language. The rapid technological-digital transformations that society has been going through make it necessary for teachers to keep up with them and, moreover, have the ability to use these instruments in classes as learning facilitators. To reflect on the importance of these elements in English language classes, conceptions by Motter (2013), Costa (2013), Moraes (1996), Paiva (2013), Moreira (2015) and Zbalza (2004) were used. From these perspectives, we sought to observe, analyze, and reflect through reflective diaries how the learning of students in a multigrade class at a rural school, in the southwest of Paraná, is impacted by the use of technological tools. Data were collected from September to October 2022 from classes in the 6th and 7th grade of elementary school in a rural school of Pato Branco. From this, we concluded that ICT can and should be present in the school context with the objective of (i) qualification as pedagogical practices, favoring teaching-learning process; and (ii) expand students' knowledge, making them able to use it in the most diverse interaction contexts, both digital and analog. However, it was also concluded that only using this type of instrument in the classroom is not enough to guarantee learning, especially when we are talking about less privileged classes and with particularities in terms of access to school and the internet. Esta pesquisa tem o propósito de discutir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como aliadas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. As rápidas transformações tecnológico-digitais pelas quais a sociedade tem passado fazem com que seja necessário que o docente as acompanhe e, mais, tenha habilidade de utilizar esses instrumentos nas aulas como facilitadores do aprendizado. Para refletir sobre a importância desses elementos nas aulas de Língua Inglesa, foram utilizadas concepções de Motter (2013), Costa (2013), Moraes (1996), Paiva (2013), Moreira (2015) e Zbalza (2004). A partir dessas perspectivas, buscou-se observar, analisar e refletir por meio de diários reflexivos como a aprendizagem de alunos de uma turma multisseriada de uma escola do campo, do sudoeste paranaense, é impactada ao se fazer uso de ferramentas tecnológicas. Os dados foram coletados nos meses de setembro a outubro de 2022 de turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental uma escola rural de Pato Branco. A partir disso, concluiu que as TIC podem e devem estar presentes no contexto escolar com o objetivo de (i) aperfeiçoar as práticas pedagógicas, favorecendo o ensino-aprendizagem; e (ii) ampliar o conhecimento de alunos, tornando-os aptos a utilizá-lo nos mais diversos contextos de interação, tanto digitais como analógicos. Entretanto, também se concluiu que somente a utilização desse tipo de instrumento em sala de aula não é suficiente para garantir a aprendizagem, especialmente quando falamos de turmas menos privilegiadas e com particularidades no que tange ao acesso à escola e à internet. 2023-03-13T13:28:27Z 2023-03-13T13:28:27Z 2022-11-30 bachelorThesis DALAGNOL, Adriane Salete. A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30818 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Ensino - Meios auxiliares
English language - Study and teaching
Information technology
Teaching - Aids and devices
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Língua inglesa - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Ensino - Meios auxiliares
English language - Study and teaching
Information technology
Teaching - Aids and devices
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Dalagnol, Adriane Salete
A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo
description This research aims to discuss the use of Information and Communication Technologies (ICT) as educational allies in the teaching-learning process of the English Language. The rapid technological-digital transformations that society has been going through make it necessary for teachers to keep up with them and, moreover, have the ability to use these instruments in classes as learning facilitators. To reflect on the importance of these elements in English language classes, conceptions by Motter (2013), Costa (2013), Moraes (1996), Paiva (2013), Moreira (2015) and Zbalza (2004) were used. From these perspectives, we sought to observe, analyze, and reflect through reflective diaries how the learning of students in a multigrade class at a rural school, in the southwest of Paraná, is impacted by the use of technological tools. Data were collected from September to October 2022 from classes in the 6th and 7th grade of elementary school in a rural school of Pato Branco. From this, we concluded that ICT can and should be present in the school context with the objective of (i) qualification as pedagogical practices, favoring teaching-learning process; and (ii) expand students' knowledge, making them able to use it in the most diverse interaction contexts, both digital and analog. However, it was also concluded that only using this type of instrument in the classroom is not enough to guarantee learning, especially when we are talking about less privileged classes and with particularities in terms of access to school and the internet.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Dalagnol, Adriane Salete
author_sort Dalagnol, Adriane Salete
title A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo
title_short A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo
title_full A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo
title_fullStr A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo
title_full_unstemmed A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo
title_sort tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2023
citation DALAGNOL, Adriane Salete. A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30818
_version_ 1805453071044575232
score 10,814766