Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental
Through a didactic sequence it is possible to work physics concepts in the initial grades of elementary school, articulating key concepts and developing activities that allow the student to reflect on these concepts, making learning meaningful. The words Heat and Temperature are used daily to expres...
Autor principal: | Silva, Alessandra da |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3447 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-3447 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-34472018-09-27T06:00:53Z Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental A teaching proposal for the study for heat and temperature in the fifth year of fundamental education Silva, Alessandra da Almeida, Shiderlene Vieira de http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 Longen, Fabio Rogerio http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 Almeida, Shiderlene Vieira de Sehn, Elizandra Mano, Amanda de Mattos Pereira Termodinâmica Física - Experiências Temperatura atmosférica Thermodynamics Physics - Experiments Atmospheric temperature CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física Through a didactic sequence it is possible to work physics concepts in the initial grades of elementary school, articulating key concepts and developing activities that allow the student to reflect on these concepts, making learning meaningful. The words Heat and Temperature are used daily to express thermal sensations, but one does not seek to understand the intrinsic meanings attached to them, and when merely exposed to the student they may not have real meaning, but with problem situations, ludic and experimental activities it is possible to transpose the so that the student interacts with what he already knows and internalizes this new knowledge by bringing to him the physical meanings as well as the interpretation of the associated phenomena, such as the definition of Heat, Temperature and Thermal Equilibrium. The application of the educational product was carried out in a group of twenty students of the fifth year of elementary school and proved effective in its objective which was the understanding of the concepts related to Heat and Temperature. Através de uma sequência didática é possível trabalhar conceitos de Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando conceitos chave e desenvolvendo atividades que permitam ao aluno refletir sobre tais conceitos, tornando a aprendizagem significativa. As palavras Calor e Temperatura são utilizadas diariamente para expressar sensações térmicas, mas não se busca compreender os significados intrínsecos ligados a elas, e quando meramente expostas ao aluno podem ter ideias mais distantes do pensamento científico. Porém, com situações-problema, atividades lúdicas e experimentais é possível transpor os mesmos de forma que o estudante interaja com aquilo que já sabe e internalize esse novo conhecimento trazendo para si os significados físicos, bem como a interpretação dos fenômenos associados, como a definição de Calor, Temperatura e Equilíbrio Térmico. Diante disso, buscou-se a aplicação de um produto educacional, que consistiu na realização de atividades específicas sobre a temática em questão, realizada em uma turma de vinte alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, com duração de oito aulas de quarenta e cinco minutos e se mostrou eficaz no seu objetivo que era a compreensão dos conceitos relacionados aos temas - Calor e Temperatura. 2018-09-26T14:38:02Z 2018-09-26T14:38:02Z 2018-04-26 masterThesis SILVA, Alessandra da. Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3447 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Termodinâmica Física - Experiências Temperatura atmosférica Thermodynamics Physics - Experiments Atmospheric temperature CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física |
spellingShingle |
Termodinâmica Física - Experiências Temperatura atmosférica Thermodynamics Physics - Experiments Atmospheric temperature CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física Silva, Alessandra da Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental |
description |
Through a didactic sequence it is possible to work physics concepts in the initial grades of elementary school, articulating key concepts and developing activities that allow the student to reflect on these concepts, making learning meaningful. The words Heat and Temperature are used daily to express thermal sensations, but one does not seek to understand the intrinsic meanings attached to them, and when merely exposed to the student they may not have real meaning, but with problem situations, ludic and experimental activities it is possible to transpose the so that the student interacts with what he already knows and internalizes this new knowledge by bringing to him the physical meanings as well as the interpretation of the associated phenomena, such as the definition of Heat, Temperature and Thermal Equilibrium. The application of the educational product was carried out in a group of twenty students of the fifth year of elementary school and proved effective in its objective which was the understanding of the concepts related to Heat and Temperature. |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Alessandra da |
author_sort |
Silva, Alessandra da |
title |
Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental |
title_short |
Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2018 |
citation |
SILVA, Alessandra da. Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3447 |
_version_ |
1805312025929187328 |
score |
10,814766 |