O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais

This work aimed to apply an Information and Communication Technology (ICT) tool in order to build concepts related to Materials Science and it is justified by the search for a more attractive way, like using a blog, to give webquest activities and to assess the content of the subject. Data analysis...

ver descrição completa

Autor principal: Mainginski, Fábio Edenei
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3476
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3476
recordtype dspace
spelling riut-1-34762018-10-06T06:01:24Z O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais The use of the blog and webquest as a learning tool in the discipline of Materials Science Mainginski, Fábio Edenei Resende, Luis Mauricio Martins de http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 Campos, Gilda Helena Bernardino de Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel Silva, Sani de Carvalho Rutz da Resende, Luis Mauricio Martins de Ciência dos materiais Tecnologia da informação Internet na educação Aprendizagem Blogs Materials science Information technology Internet in education Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática This work aimed to apply an Information and Communication Technology (ICT) tool in order to build concepts related to Materials Science and it is justified by the search for a more attractive way, like using a blog, to give webquest activities and to assess the content of the subject. Data analysis approach is considered qualitative, descriptive and its research procedure adopted is classified as action-research. It was verified that students consider the tool application as a benefit to the learning development process, but they also consider that the presence of the teacher is necessary for the learning orientation. Among the more relevant aspects listed by students at the using of the tool for teaching Materials Science subject are the learning promotion, recuperation and assessment, and the inclusion characteristic as the student is not eliminated when does not have success in an evaluation and has time to return to the worked content, at his/her pace. Finally, students consider that the work done by webquest is very criterious and demands better organization from them. Este trabalho teve como objetivo aplicar uma ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para construção de conceitos relacionados à Ciência dos Materiais e justifica-se pela busca de uma maneira mais atrativa, como a utilização de um blog, para expor e avaliar os conteúdos da disciplina. A análise dos dados coletados por meio de criação do blog para fornecer condições de construção de atividades virtuais foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com procedimento de pesquisa adotado como pesquisa-ação. A pesquisa realizada permitiu constatar que os estudantes reconhecem a aplicação da ferramenta como indispensável ao processo de construção de aprendizagem, mas que a presença do professor é indispensável à condução do ensino. Entre os aspectos mais relevantes observados pelos estudantes como sendo promotores da validade e continuidade do uso da ferramenta no ensino da disciplina Ciência dos Materiais, estão o da promoção do aprendizado, de recuperação e de avaliação, além do caráter de inclusão, uma vez que o aluno não é eliminado por não se sair bem numa avaliação e ter tempo de retomar o conteúdo trabalhado, no seu próprio ritmo. Os estudantes consideram, por fim, que o trabalho realizado por meio de webquest é bastante criterioso e exige maior disciplina de sua parte. 2018-10-05T14:16:12Z 5000-01-01 2018-10-05T14:16:12Z 2010-08-19 masterThesis MAINGINSKI, Fábio Edenei. O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3476 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência dos materiais
Tecnologia da informação
Internet na educação
Aprendizagem
Blogs
Materials science
Information technology
Internet in education
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Ciência dos materiais
Tecnologia da informação
Internet na educação
Aprendizagem
Blogs
Materials science
Information technology
Internet in education
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Mainginski, Fábio Edenei
O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais
description This work aimed to apply an Information and Communication Technology (ICT) tool in order to build concepts related to Materials Science and it is justified by the search for a more attractive way, like using a blog, to give webquest activities and to assess the content of the subject. Data analysis approach is considered qualitative, descriptive and its research procedure adopted is classified as action-research. It was verified that students consider the tool application as a benefit to the learning development process, but they also consider that the presence of the teacher is necessary for the learning orientation. Among the more relevant aspects listed by students at the using of the tool for teaching Materials Science subject are the learning promotion, recuperation and assessment, and the inclusion characteristic as the student is not eliminated when does not have success in an evaluation and has time to return to the worked content, at his/her pace. Finally, students consider that the work done by webquest is very criterious and demands better organization from them.
format Dissertação
author Mainginski, Fábio Edenei
author_sort Mainginski, Fábio Edenei
title O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais
title_short O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais
title_full O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais
title_fullStr O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais
title_full_unstemmed O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais
title_sort o uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina ciência dos materiais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation MAINGINSKI, Fábio Edenei. O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3476
_version_ 1805305589329297408
score 10,814766