O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido

Acompanha: Tarefas matemáticas com tecnologias digitais para os anos iniciais.

Autor principal: Ceron, Camila Garbelini da Silva
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4748
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4748
recordtype dspace
spelling riut-1-47482020-03-05T06:01:04Z O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido The functional thinking in the early years in math classes from the perspective of blended learning Ceron, Camila Garbelini da Silva Borssoi, Adriana Helena https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 Borssoi, Adriana Helena https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 Tortola, Emerson https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 Malheiros, Ana Paula dos Santos http://lattes.cnpq.br/5362508392947986 Ensino híbrido Tecnologia educacional Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Ensino fundamental Blended learning Educational technology Learning Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Tarefas matemáticas com tecnologias digitais para os anos iniciais. Mathematical education has presented different pedagogical alternatives to the classroom, among which the technologies that have gained space in area research. In part, this is due to the digital culture in which students are inserted. Thus, we reflect on the potential of digital technologies integrated to the teaching of mathematics in the early years of elementary school, both in the classroom and in the virtual space, so that o provide students with autonomy in class so that they can use digital tools and develop their mathematical thinking. We note that researchs on mathematical thinking in the early years is growing, however, few work is on the use of technologies at this level of education, so we designed and implemented an educational product, a virtual teaching and learning environment through the Classroom, in which the planned tasks are made available, as well as guidelines for teachers and some information about the methodologies and theoretical frameworks used in the research. Thus, we elucidate the question: How is the functional thinking of 4th grade students starting from the development of tasks in the perspective Hybrid Teaching? Thus, the research was developed in a 4th grade elementary school class in a school in Northern Paraná and was based on three theoretical frameworks: Hybrid Teaching methodologies, Collaborative Learning and Functional Thinking. Research data are student productions, organized into physical files, in other words, produced by students during class and digital files and available in the virtual teaching and learning environment or captured from computer screens or digital whiteboards. We opted for the interpretative qualitative analysis and the analysis of written production, which seek to evaluate and interpret what the individual produced, not only classifying as right or wrong, but observing what led to the right and what led to the errors, analyzing the meanings of their productions. The results show that the development of tasks from the perspective of hybrid teaching, with the use of digital educational resources, and the dynamics of working in groups, in learning collaboratively, were significant for students' learning and for the development of functional thinking. A Educação Matemática tem apresentado alternativas pedagógicas para sala de aula, dentre as quais as tecnologias digitais têm ganhado espaço nas pesquisas da área. Em parte, isso se dá devido à cultura digital em que os alunos estão inseridos. Assim, refletimos sobre as potencialidades das tecnologias digitais integradas ao ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tanto em sala de aula quanto no espaço virtual, de modo a proporcionar ao aluno autonomia nas aulas para que possa utilizar ferramentas digitais e desenvolver seu pensamento matemático. Notamos que as pesquisas sobre os pensamentos matemáticos nos Anos Iniciais estão crescendo, no entanto, poucos trabalhos estão associados ao uso de tecnologias nesse nível de escolaridade, por isso elaboramos e implementamos um produto educacional, um ambiente virtual de ensino e aprendizagem por meio do Classroom, no qual são disponibilizadas as tarefas planejadas bem como orientações para professores e algumas informações sobre as metodologias e referenciais teóricos utilizados na pesquisa. Assim, procuramos responder à questão: Como se manifesta o pensamento funcional dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a partir do desenvolvimento de tarefas na perspectiva do Ensino Híbrido? Dessa forma, a pesquisa se desenvolveu em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola do Norte do Paraná e se baseou em três referenciais teóricos/metodológicos: o Ensino Híbrido, a Aprendizagem Colaborativa e o Pensamento Funcional. Os dados da pesquisa são as produções dos alunos, organizados em arquivos físicos, ou seja, realizados pelos alunos durante as aulas, e arquivos digitais, efetuados pelos alunos e disponíveis no ambiente virtual de ensino e aprendizagem ou capturados a partir da tela dos computadores ou lousa digital. Optamos pela análise qualitativa interpretativa a fim de avaliar e interpretar o que os alunos realizaram, verificando os significados de suas produções. Os resultados encontrados mostram que o desenvolvimento de tarefas na perspectiva do Ensino Híbrido, com o uso de recursos educacionais digitais, e a dinâmica de trabalho em grupos, em aprender colaborativamente, foram significativos para a aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do pensamento funcional. 2020-03-04T17:29:59Z 2020-03-04T17:29:59Z 2019-12-06 masterThesis CERON, Camila Garbelini da Silva. O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4748 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino híbrido
Tecnologia educacional
Aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Ensino fundamental
Blended learning
Educational technology
Learning
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Ensino híbrido
Tecnologia educacional
Aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Ensino fundamental
Blended learning
Educational technology
Learning
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Ceron, Camila Garbelini da Silva
O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido
description Acompanha: Tarefas matemáticas com tecnologias digitais para os anos iniciais.
format Dissertação
author Ceron, Camila Garbelini da Silva
author_sort Ceron, Camila Garbelini da Silva
title O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_short O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_full O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_fullStr O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_full_unstemmed O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_sort o pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CERON, Camila Garbelini da Silva. O pensamento funcional nos anos iniciais em aulas de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4748
_version_ 1805319478755459072
score 10,814766