Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual

This research aimed to test teaching-learning strategies of the textual letter genre, as well as to analyze the textual productions of students of a 5th year of a municipal school in the city of Pato Branco in Paraná and, based on the difficulties encountered, to plan, develop and apply a didactic u...

ver descrição completa

Autor principal: Grando, Rafael Francisco Pellin
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4901
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4901
recordtype dspace
spelling riut-1-49012020-05-07T06:00:59Z Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual A teaching unit for the written production of the textual gender letter founded in the National Curricular Common Base: an experience with students of the 5thyear of fundamental education Grando, Rafael Francisco Pellin Gritti, Letícia Lemos https://orcid.org/0000-0002-1626-5930 http://lattes.cnpq.br/2253638321010978 Gritti, Letícia Lemos http://lattes.cnpq.br/2253638321010978 Valer, Salete https://orcid.org/0000-0002-9391-3807 http://lattes.cnpq.br/4817754537520905 Silva, Susiele Machry da http://lattes.cnpq.br/5389305649634357 Análise do discurso Gêneros literários Estratégias de aprendizagem Análise linguística Discourse analysis Literary form Learning strategies Linguistic analysis (Linguistics) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Engenharia/Tecnologia/Gestão This research aimed to test teaching-learning strategies of the textual letter genre, as well as to analyze the textual productions of students of a 5th year of a municipal school in the city of Pato Branco in Paraná and, based on the difficulties encountered, to plan, develop and apply a didactic unit, which was based on the National Common Curricular Base (BNCC). For the didactic unit, the genre of the letter discourse served as a means for the production of data from this research, with three textual productions called pre-test, rewrite and post-test. During the application of the didactic unit, seven face-to-face classes were prepared using examples, printed activities, a questionnaire with the conducting teacher and a projector for displaying content. The research had as its modalities the action research and the bibliographic research, being its method of qualitative-interpretative procedure. To analyze the data generated, the research used Cagliari (1989), an author who classified problems in students' texts, in addition to authors on the letter genre such as Gomes (2002) and Melo (2009). The results indicate that students had difficulties such as punctuation marks, misuse of letters, graphic accents and modification of the segmental structure of words, but with the intervention of the didactic unit, the numbers of these problems were reduced. Despite this, difficulties remained such as modification of the segmental structure of words, misuse of letters, graphic accentuation, punctuation marks and syntactic problems. In addition, the students demonstrated to be able to appropriate the gender effectively. The results also showed that this didactic unit, aligned with the BNCC, contributed satisfactorily to the development of the expected competencies and skills. Esta pesquisa teve por objetivos testar estratégias de ensino-aprendizagem do gênero textual carta, bem como analisar as produções textuais de alunos de um 5º ano de uma escola municipal da cidade de Pato Branco no Paraná e, com base nas dificuldades encontradas, planejar, desenvolver e aplicar uma unidade didática, a qual foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a unidade didática, o gênero do discurso carta serviu como meio para a produção de dados desta pesquisa, contando com três produções textuais chamadas de pré-teste, reescrita e pós-teste. No decorrer da aplicação da unidade didática, foram elaboradas sete aulas presenciais utilizando-se exemplos, atividades impressas, questionário com a professora regente e projetor para exposição de conteúdo. A pesquisa teve como suas modalidades a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica, sendo seu método de procedimento qualitativa-interpretativista. Para análise dos dados gerados, a pesquisa utilizou Cagliari (1989), autor que classificou problemas em textos de alunos, além de autores sobre o gênero carta como Gomes (2002) e Melo (2009). Os resultados indicam que os alunos possuíam dificuldades como sinais de pontuação, uso indevido de letras, acentos gráficos e modificação da estrutura segmental das palavras, mas com a intervenção da unidade didática, os números desses problemas foram reduzidos. Apesar disso, restaram dificuldades como modificação da estrutura segmental das palavras, uso indevido de letras, acentuação gráfica, sinais de pontuação e problemas sintáticos. Além disso, os alunos demostraram conseguir se apropriar do gênero efetivamente. Os resultados também demonstraram que esta unidade didática alinhada com a BNCC contribuiu de forma satisfatória para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas. 2020-05-06T20:17:10Z 2020-05-06T20:17:10Z 2020-02-27 masterThesis GRANDO, Rafael Francisco Pellin. Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual . 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4901 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Análise do discurso
Gêneros literários
Estratégias de aprendizagem
Análise linguística
Discourse analysis
Literary form
Learning strategies
Linguistic analysis (Linguistics)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Análise do discurso
Gêneros literários
Estratégias de aprendizagem
Análise linguística
Discourse analysis
Literary form
Learning strategies
Linguistic analysis (Linguistics)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Grando, Rafael Francisco Pellin
Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
description This research aimed to test teaching-learning strategies of the textual letter genre, as well as to analyze the textual productions of students of a 5th year of a municipal school in the city of Pato Branco in Paraná and, based on the difficulties encountered, to plan, develop and apply a didactic unit, which was based on the National Common Curricular Base (BNCC). For the didactic unit, the genre of the letter discourse served as a means for the production of data from this research, with three textual productions called pre-test, rewrite and post-test. During the application of the didactic unit, seven face-to-face classes were prepared using examples, printed activities, a questionnaire with the conducting teacher and a projector for displaying content. The research had as its modalities the action research and the bibliographic research, being its method of qualitative-interpretative procedure. To analyze the data generated, the research used Cagliari (1989), an author who classified problems in students' texts, in addition to authors on the letter genre such as Gomes (2002) and Melo (2009). The results indicate that students had difficulties such as punctuation marks, misuse of letters, graphic accents and modification of the segmental structure of words, but with the intervention of the didactic unit, the numbers of these problems were reduced. Despite this, difficulties remained such as modification of the segmental structure of words, misuse of letters, graphic accentuation, punctuation marks and syntactic problems. In addition, the students demonstrated to be able to appropriate the gender effectively. The results also showed that this didactic unit, aligned with the BNCC, contributed satisfactorily to the development of the expected competencies and skills.
format Dissertação
author Grando, Rafael Francisco Pellin
author_sort Grando, Rafael Francisco Pellin
title Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
title_short Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
title_full Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
title_fullStr Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
title_full_unstemmed Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
title_sort uma unidade didática fundamentada na base nacional comum curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GRANDO, Rafael Francisco Pellin. Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual . 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4901
_version_ 1805306352839426048
score 10,814766