A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I

Acompanha produção técnica: A literatura infantil no ensino de matemática: estratégia de aprendizagem para o 2º ano do ensino fundamental I

Autor principal: Tramontin, Luana Eveline
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4995
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4995
recordtype dspace
spelling riut-1-49952020-05-30T06:01:12Z A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I The children's literature in the teaching of mathematics: learning strategies for the 2nd year of elementary school I Tramontin, Luana Eveline Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 Costa, Jaqueline de Morais https://orcid.org/0000-0003-2161-5509 http://lattes.cnpq.br/3544958278600487 Grossi, Luciane https://orcid.org/0000-0002-1435-2643 http://lattes.cnpq.br/2216480733872700 Ciappina, Jussara Rodrigues https://orcid.org/0000-0002-8147-8668 http://lattes.cnpq.br/8750446667201659 Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 Matemática - Estudo e ensino Literatura infantojuvenil Estratégias de aprendizagem Estudantes do ensino fundamental Mathematics - Study and teaching Children's literature Learning strategies School children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: A literatura infantil no ensino de matemática: estratégia de aprendizagem para o 2º ano do ensino fundamental I The present study has as its object of study the problem: What are the contributions that a didactic sequence, based on the assumptions of the use of Children's Literature in the Teaching of Mathematics, can bring to learning in the 2nd year of Elementary School? The research has a qualitative nature, of the applied type, developed in 2018 in two classes of the 2nd year of Elementary School, in a private school in the municipality of Ponta Grossa, Paraná. The data collection procedures were the application records and the material produced by the students. The research methodology was based on Moreira and Caleffe (2008), Chizzotti (2003), Marconi and Lakatos (2006) and Bardin (1994). The theoretical framework was built in dialogue with the following authors of teacher education and the interdisciplinary teaching of mathematics: Schulman (1986), Davis and Krajcik (2005), Curi (2005), Curi (2004), Brazil ( 2017, 2012,1996, 1997), Santos et al. (2007), Drouet (1995), Vasconcellos (2008), Fazenda (1998). The theoretical foundation on Children's Literature and mathematical learning was supported by: Smole (1996, 2000), Farias (2006), Saraiva (2001), Smole and Diniz (2001), Abramovich (1994), Campos and Montoito (2010). A Didactic Sequence (SD) was developed based on the theoretical framework, containing the following contents: a) measuring the ingredients of the modeling clay recipe; b) collection, organization, construction and reading of graphs based on the number of animals present in the history book; c) building a market to work with the Brazilian monetary system; d) resumption of the book, using illustrations that represent mathematics in our daily lives. During the application of the Didactic Sequence, it was possible to perceive the students' interest and motivation to carry out the activities, contributing to the learning of the contents covered. It is concluded that Children's Literature and Mathematics is one of the possibilities that the teacher of Elementary School I has for the development of the teaching and learning processes of the curricular contents of Mathematics, involving students in the construction of knowledge. For this reason, it is believed that the research developed may be relevant for elementary school teachers, as well as researchers in the field. O presente trabalho tem como objeto de estudo a problemática: Quais as contribuições que uma sequência didática, pautada nos pressupostos da utilização da Literatura Infantil no Ensino de Matemática, poderá trazer para a aprendizagem no 2º ano do Ensino Fundamental I? A pesquisa tem natureza qualitativa, do tipo aplicada, desenvolvida em 2018 em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I, em um colégio privado do município de Ponta Grossa, Paraná. Os procedimentos de coleta de dados foram os registros das aplicações e o material produzido pelos alunos. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em Moreira e Caleffe (2008), Chizzotti (2003), Marconi e Lakatos (2006) e Bardin (1994). O referencial teórico foi construído em diálogo com os seguintes autores da formação docente e o ensino interdisciplinar da matemática: Schulman (1986), Davis e Krajcik (2005), Curi (2005), Curi (2004), Brasil (2017, 2012,1996, 1997), Santos et al. (2007), Drouet (1995), Vasconcellos (2008), Fazenda (1998). A fundamentação teórica sobre Literatura Infantil e o aprendizado matemático apoiou-se em: Smole (1996, 2000), Farias (2006), Saraiva (2001), Smole e Diniz (2001), Abramovich (1994), Campos e Montoito (2010). Uma Sequência Didática (SD) foi elaborada com base no referencial teórico, contendo os seguintes conteúdos: a) medir os ingredientes da receita de massa de modelar; b) coleta, organização, construção e leitura de gráficos a partir da quantidade de animais presente no livro de história; c) construção de um mercado para trabalhar sistema monetário brasileiro; d) retomada do livro, utilizando ilustrações que represente a matemática no nosso dia a dia. Durante a aplicação da Sequência Didática foi possível perceber o interesse e motivação dos alunos para realização das atividades, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos abordados. Conclui-se que que a Literatura Infantil e a Matemática é uma das possibilidades que o professor do Ensino Fundamental I tem para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos curriculares de Matemática, envolvendo os alunos na construção do conhecimento. Por isso, acredita-se que a pesquisa desenvolvida pode ser relevante para os professores do Ensino Fundamental I, assim como pesquisadores da área. 2020-05-30T00:56:17Z 2020-05-30T00:56:17Z 2020-04-07 masterThesis TRAMONTIN, Luana Eveline. A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4995 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Literatura infantojuvenil
Estratégias de aprendizagem
Estudantes do ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Children's literature
Learning strategies
School children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Literatura infantojuvenil
Estratégias de aprendizagem
Estudantes do ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Children's literature
Learning strategies
School children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Tramontin, Luana Eveline
A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
description Acompanha produção técnica: A literatura infantil no ensino de matemática: estratégia de aprendizagem para o 2º ano do ensino fundamental I
format Dissertação
author Tramontin, Luana Eveline
author_sort Tramontin, Luana Eveline
title A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
title_short A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
title_full A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
title_fullStr A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
title_full_unstemmed A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
title_sort literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental i
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TRAMONTIN, Luana Eveline. A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4995
_version_ 1805306364965158912
score 10,814766