A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores

Acompanha: A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores

Autor principal: Ataides, Andreza Destefano
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5139
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5139
recordtype dspace
spelling riut-1-51392020-08-22T06:03:28Z A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores The use of the Arduino platform in the teaching of physics: measuring charge and stored energy in capacitor associations Ataides, Andreza Destefano Schiavon, Gilson Junior https://orcid.org/0000-0002-5642-078X http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 Batista, Michel Corci https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Schwerz, Roseli Constantino https://orcid.org/0000-0001-5507-3117 http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 Schiavon, Gilson Junior https://orcid.org/0000-0002-5642-078X http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 Tavares, Bernardo Mattos https://orcid.org/0000-0001-7775-4562 http://lattes.cnpq.br/8031396119251201 Arduino (Controlador programável) Capacitores Robótica Arduino (Programmable controller) Capacitors Robotics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Acompanha: A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores It is noticeable that students are increasingly active and sometimes disinterested in the classroom, one way to harness such energy is to use it in favor of the developing and engaging in technological knowledge related to education in the teaching-learning process, thus, the student unknowingly learns and teaches. Arduino presents infinites options of technology for the teacher to use in class and the educational robotics is a growing field, drawing students' attention to a new vision of education and above all a new way of learning, being able to put in practice the classroom contents. Our goal was the construction, application and verification of the educational potential of an educational product which consist in a device capable of measuring the amount of charge and energy stored in capacitor associations using the Arduino interface and at the same time, we had produced and implemented a Potentially Meaningful Teaching Unit, which it had been enable the use of the device, helping students to understand the daily use of this important content of physics. Our work has a qualitative approach and it was implemented in the senior year of the high school class in a public school at the town Cianorte - PR. For the production of the experience report we decided to base our work at the theoretical of meaningful learning. We saw that through properly planned experimentation, within the activities proposed by PMTU, students can interact more in physics classes, becoming co-responsible for their learning, being that a meaningful learning. É notório que os estudantes estão cada vez mais ativos e por vezes desinteressados em sala de aula. Uma maneira de explorar tal energia é usar isso em prol do desenvolvimento e envolvimento em conhecimentos tecnológicos relacionados a educação, isto é, no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, o estudante, sem perceber, aprende e ensina. O Arduino, enquanto tecnologia apresenta uma infinidade de opções para o professor usar em sala, visto que, a robótica educacional é um campo que cresce, atraindo a atenção dos estudantes, para uma nova visão da educação e sobretudo uma nova forma de aprender, e colocar em prática os conteúdos. Nosso objetivo foi a construção, aplicação e a verificação do potencial pedagógico de um produto educacional constituído por um dispositivo com capacidade de medir a quantidade de carga e energia armazenada em associações de capacitores, utilizando para isso a interface Arduino. Juntamente com o dispositivo foi produzida e implementada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que possibilitou a utilização do dispositivo, ajudando os estudantes a perceberem o uso cotidiano deste conteúdo importante da Física. Nosso trabalho tem um viés qualitativo e foi implementado em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Cianorte - PR. Para a produção do relato de experiência buscamos alicerce no referencial teórico da aprendizagem significativa. Vimos que por meio da experimentação devidamente planejada, dentro das atividades propostas pela UEPS, o estudante consegue interagir mais nas aulas de Física, tornando-se corresponsável pela sua aprendizagem, tornando esta uma aprendizagem significativa. 2020-08-21T22:22:57Z 2020-08-21T22:22:57Z 2020-03-07 masterThesis ATAIDES, Andreza Destefano. A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5139 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Arduino (Controlador programável)
Capacitores
Robótica
Arduino (Programmable controller)
Capacitors
Robotics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
spellingShingle Arduino (Controlador programável)
Capacitores
Robótica
Arduino (Programmable controller)
Capacitors
Robotics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Ataides, Andreza Destefano
A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
description Acompanha: A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
format Dissertação
author Ataides, Andreza Destefano
author_sort Ataides, Andreza Destefano
title A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
title_short A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
title_full A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
title_fullStr A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
title_full_unstemmed A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
title_sort utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ATAIDES, Andreza Destefano. A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5139
_version_ 1805320663741759488
score 10,814766