Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana

Acompanha: 6 apresentações em Recurso Educacional Aberto (REA): Introdução à semiótica Peirceana; Arquitetura de Peirce; Categorias cenopitagóricas; O signo como relação triádica; Tricotomias.

Autor principal: Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/713
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-713
recordtype dspace
spelling riut-1-7132015-03-07T06:13:02Z Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann Merkle, Luiz Ernesto Tecnologia educacional Educação aberta Semiótica – Estudo e ensino Aprendizagem Internet no ensino superior Inovações educacionais Peirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914 Tecnologia Educational technology Open learning Semiotics - Study and teaching Learning Internet in higher education Educational innovations Technology Acompanha: 6 apresentações em Recurso Educacional Aberto (REA): Introdução à semiótica Peirceana; Arquitetura de Peirce; Categorias cenopitagóricas; O signo como relação triádica; Tricotomias. The contribuitiuon of this research came out of the systematization of an open educational resource for the discipline of Semiotics for Design Graduation Courses. As it's an open educational resourse, the model proposed may be adapted to any other area of knowledge, or may be constantly improved collaboratively with several authors. Semiotics in Design was chosen due to the Author's research interest and the lack of materials in the area. The approach started with a review of some concepts and definitions about Design, about Peirce's Semiotics and how this area of knowledge takes part in the designer instruction. Theoretical groungs about Open Educational Resourses established principles and important elements that configurate a material as being of that kind and determine the route for the systematization of the resourse that counts with a group of six learning objects. The aim of the systematization of an educational resourse based on REA (open educational resourse) filosofy was to guide users that might come to use the concepts pointed in this research about the possibilities concerning didactic material construction, as well as the reuse of learning objects, adaptation for distinct contexts and sharing in order to allow acess to knoledge and a sustainable life cycle of educational materials. Based on the Semiotics concepts discussed in this research, it's possible to consider this cycle of life where the materials are constantly being adapted according to the interpretation of each user as an unlimited semiosis, where a sign produces another sign, that produces another sign. The sign Pierce imagined is in constant movement, it is dynamic. Based on personal information, it's possible to change the signs presented in the resourse, whether phisically, changing texts and images or during the use of the resourse in the classroom, incorpotating his/her own experiences to the sign. Capes A contribuição desta pesquisa se deu pela sistematização de um recurso educacional aberto para a disciplina de Semiótica para os cursos de graduação em Design. Por se tratar de um recurso educacional aberto, o modelo proposto pode ser adaptado para outras áreas do conhecimento, ou constantemente aprimorado, de modo colaborativo por diversos autores. A escolha da área da Semiótica no Design se deu por interesses de pesquisa da autora e da necessidade de materiais na área. A abordagem escolhida começou com a revisão de alguns conceitos e definições sobre o Design, sobre a Semiótica de Peirce e como essa área do conhecimento está inserida na formação do designer. A fundamentação teórica sobre Recursos Educacionais Abertos delimitou princípios e elementos importantes que configuram um material como tal e determinam o percurso para sistematização do recurso que conta com um conjunto de seis objetos de aprendizagem. A sistematização de um recurso educacional com base na filosofia de REA teve por intuito nortear usuários que viessem a usar conceitos expostos nesta pesquisa acerca das possibilidades da prática de construção de material didático, bem como do reuso de objetos de aprendizagem, adaptação para contextos distintos, compartilhamento de forma a permitir acesso ao conhecimento e um ciclo de vida sustentável de materiais educacionais. Com base nos conceitos de Semiótica discutidos nesta pesquisa, pode-se considerar esse ciclo de vida onde os materiais estão em constante adaptação conforme a interpretação de cada usuário, como uma semiose ilimitada, onde um signo produz outro signo, que produz outro signo. O signo imaginado por Peirce está em movimento constante, é dinâmico. A partir das interpretações pessoais é possível alterar os signos contidos no recurso, seja fisicamente alterando textos e imagens, ou na utilização do recurso em sala de aula, incorporando ao signo suas próprias experiências. 2014-02-27T20:12:02Z 2014-02-27T20:12:02Z 2013-04-01 masterThesis GRIMM, Gabrielle da Fonseca Hartmann. Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/713 por application/pdf application/vnd.oasis.opendocument.presentation application/vnd.oasis.opendocument.presentation application/vnd.oasis.opendocument.presentation application/vnd.oasis.opendocument.presentation application/vnd.oasis.opendocument.presentation application/vnd.oasis.opendocument.presentation Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Educação aberta
Semiótica – Estudo e ensino
Aprendizagem
Internet no ensino superior
Inovações educacionais
Peirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914
Tecnologia
Educational technology
Open learning
Semiotics - Study and teaching
Learning
Internet in higher education
Educational innovations
Technology
spellingShingle Tecnologia educacional
Educação aberta
Semiótica – Estudo e ensino
Aprendizagem
Internet no ensino superior
Inovações educacionais
Peirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914
Tecnologia
Educational technology
Open learning
Semiotics - Study and teaching
Learning
Internet in higher education
Educational innovations
Technology
Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana
description Acompanha: 6 apresentações em Recurso Educacional Aberto (REA): Introdução à semiótica Peirceana; Arquitetura de Peirce; Categorias cenopitagóricas; O signo como relação triádica; Tricotomias.
format Dissertação
author Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
author_sort Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
title Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana
title_short Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana
title_full Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana
title_fullStr Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana
title_full_unstemmed Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana
title_sort sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica peirceana
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2014
citation GRIMM, Gabrielle da Fonseca Hartmann. Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/713
_version_ 1805313148500049920
score 10,814766