Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica
O presente trabalho busca uma reflexão sobre a aprendizagem do conteúdo de funções polinomiais grau maior que dois, utilizando o software Graphmatica como instrumento de apoio. Esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: De que forma o software Graphmatica possibilita a compreensão propr...
Autor principal: | Langner, Angélica |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-7402 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-74022020-11-10T19:45:20Z Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica Langner, Angélica Araman, Eliane Maria de Oliveira Araman, Eliane Maria de Oliveira Coelho Neto, João Justulin, Andresa Maria Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação Professores - Formação Mathematics - Study and teaching Information technology Teachers - In-service training CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho busca uma reflexão sobre a aprendizagem do conteúdo de funções polinomiais grau maior que dois, utilizando o software Graphmatica como instrumento de apoio. Esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: De que forma o software Graphmatica possibilita a compreensão propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois? Apresentamos um estudo bibliográfico sobre a relevância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em que destacamos alguns softwares que podem ser utilizados como recurso para a aprendizagem e a importância da formação do professor frente a estes recursos, segue também comum estudo sobrea temática, funções polinomiais segundo os documentos oficiais e pesquisas na área da Educação Matemática utilizando as TDIC como recurso para a aprendizagem. Seguindo a perspectiva da pesquisa qualitativa em educação, realizou-se uma intervenção pedagógica com o software Graphmatica por meio de uma sequência de atividades com alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ao longo do estudo, foram coletados os dados através dos registros produzidos pelos alunos, utilizou-se também de questionários e a gravação de áudio e vídeo dos encontros realizados. A análise dos encontros indicou que a utilização do software Graphmatica propiciou um ambiente favorável à construção de significados e generalizações, uma vez que ampliou a característica da visualização, o que contribuiu para que os alunos se tornassem mais participativos e exploradores, ajudando na construção de conjecturas e significados, facilitando a compreensão das propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois. 2020-11-10T19:45:19Z 2020-11-10T19:45:19Z 2016 bachelorThesis LANGNER, Angélica. Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação Professores - Formação Mathematics - Study and teaching Information technology Teachers - In-service training CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação Professores - Formação Mathematics - Study and teaching Information technology Teachers - In-service training CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Langner, Angélica Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica |
description |
O presente trabalho busca uma reflexão sobre a aprendizagem do conteúdo de funções polinomiais grau maior que dois, utilizando o software Graphmatica como instrumento de apoio. Esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: De que forma o software Graphmatica possibilita a compreensão propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois? Apresentamos um estudo bibliográfico sobre a relevância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em que destacamos alguns softwares que podem ser utilizados como recurso para a aprendizagem e a importância da formação do professor frente a estes recursos, segue também comum estudo sobrea temática, funções polinomiais segundo os documentos oficiais e pesquisas na área da Educação Matemática utilizando as TDIC como recurso para a aprendizagem. Seguindo a perspectiva da pesquisa qualitativa em educação, realizou-se uma intervenção pedagógica com o software Graphmatica por meio de uma sequência de atividades com alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ao longo do estudo, foram coletados os dados através dos registros produzidos pelos alunos, utilizou-se também de questionários e a gravação de áudio e vídeo dos encontros realizados. A análise dos encontros indicou que a utilização do software Graphmatica propiciou um ambiente favorável à construção de significados e generalizações, uma vez que ampliou a característica da visualização, o que contribuiu para que os alunos se tornassem mais participativos e exploradores, ajudando na construção de conjecturas e significados, facilitando a compreensão das propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Langner, Angélica |
author_sort |
Langner, Angélica |
title |
Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica |
title_short |
Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica |
title_full |
Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica |
title_fullStr |
Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica |
title_sort |
uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software graphmatica |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
LANGNER, Angélica. Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402 |
_version_ |
1805297435050770432 |
score |
10,814766 |