A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
Work with the writing skills is a big challenge in the school environment, considering that most learners are resistant to specific learning. This fact occurs even with students who are gifted in areas other than language. The ones who have high skill in this area have a tendency to be more receptiv...
Autor principal: | Zanello, Alessandra Coracini |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-8884 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-88842020-11-11T18:33:57Z A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação Zanello, Alessandra Coracini Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski Escrita Superdotados Transmissão textual Writing Gifted persons Transmission of texts Licenciatura em Letras Work with the writing skills is a big challenge in the school environment, considering that most learners are resistant to specific learning. This fact occurs even with students who are gifted in areas other than language. The ones who have high skill in this area have a tendency to be more receptive to this learning and probably show more facility in developing reading and writing. Thus, this project has the objective of reflecting about this theme and qualitatively analyzes texts, specifically 'opinion articles', produced by diagnosed or investigated by the behavior of AH / SD students. It is intended to ascertain whether there is any specificity in these productions. Authors like Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas and Perez (2012), Virgolim (2007) support theoretically this research. O trabalho de desenvolvimento da habilidade de escrita nos alunos representa um grande desafio para o docente, já que, para este processo, o indivíduo precisa dominar diferentes aspectos. Este fato pode até mesmo ocorrer com aqueles que possuem comportamento de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Assim, o presente estudo tem como finalidade refletir sobre a temática, ou seja, a produção de textos de alunos com AH/SD, analisando qualitativamente textos elaborados por aluno diagnosticado e por aluno com indicativo desse comportamento. Tais textos foram coletados durante realização de projeto viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Autores como Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas e Perez (2012) e Virgolim (2007) embasam teoricamente esta pesquisa. Os resultados sugerem que o desenvolvimento das práticas de escrita devem ser contínuas e respaldadas pelo professor, pois a mesma requer o trabalho com estratégias específicas. Entretanto, por possuir AH/SD, caso a escrita seja atraente a este indivíduo, verificam-se as aplicações do potencial do aluno. 2020-11-11T18:33:57Z 2020-11-11T18:33:57Z 2014-08-25 bachelorThesis ZANELLO, Alessandra Coracini. A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Escrita Superdotados Transmissão textual Writing Gifted persons Transmission of texts Licenciatura em Letras |
spellingShingle |
Escrita Superdotados Transmissão textual Writing Gifted persons Transmission of texts Licenciatura em Letras Zanello, Alessandra Coracini A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação |
description |
Work with the writing skills is a big challenge in the school environment, considering that most learners are resistant to specific learning. This fact occurs even with students who are gifted in areas other than language. The ones who have high skill in this area have a tendency to be more receptive to this learning and probably show more facility in developing reading and writing. Thus, this project has the objective of reflecting about this theme and qualitatively analyzes texts, specifically 'opinion articles', produced by diagnosed or investigated by the behavior of AH / SD students. It is intended to ascertain whether there is any specificity in these productions. Authors like Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas and Perez (2012), Virgolim (2007) support theoretically this research. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Zanello, Alessandra Coracini |
author_sort |
Zanello, Alessandra Coracini |
title |
A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação |
title_short |
A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação |
title_full |
A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação |
title_fullStr |
A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação |
title_full_unstemmed |
A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação |
title_sort |
escrita de alunos com altas habilidades/superdotação |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ZANELLO, Alessandra Coracini. A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884 |
_version_ |
1805323500114673664 |
score |
10,814766 |