A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação

Work with the writing skills is a big challenge in the school environment, considering that most learners are resistant to specific learning. This fact occurs even with students who are gifted in areas other than language. The ones who have high skill in this area have a tendency to be more receptiv...

ver descrição completa

Autor principal: Zanello, Alessandra Coracini
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8884
recordtype dspace
spelling riut-1-88842020-11-11T18:33:57Z A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação Zanello, Alessandra Coracini Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski Escrita Superdotados Transmissão textual Writing Gifted persons Transmission of texts Licenciatura em Letras Work with the writing skills is a big challenge in the school environment, considering that most learners are resistant to specific learning. This fact occurs even with students who are gifted in areas other than language. The ones who have high skill in this area have a tendency to be more receptive to this learning and probably show more facility in developing reading and writing. Thus, this project has the objective of reflecting about this theme and qualitatively analyzes texts, specifically 'opinion articles', produced by diagnosed or investigated by the behavior of AH / SD students. It is intended to ascertain whether there is any specificity in these productions. Authors like Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas and Perez (2012), Virgolim (2007) support theoretically this research. O trabalho de desenvolvimento da habilidade de escrita nos alunos representa um grande desafio para o docente, já que, para este processo, o indivíduo precisa dominar diferentes aspectos. Este fato pode até mesmo ocorrer com aqueles que possuem comportamento de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Assim, o presente estudo tem como finalidade refletir sobre a temática, ou seja, a produção de textos de alunos com AH/SD, analisando qualitativamente textos elaborados por aluno diagnosticado e por aluno com indicativo desse comportamento. Tais textos foram coletados durante realização de projeto viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Autores como Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas e Perez (2012) e Virgolim (2007) embasam teoricamente esta pesquisa. Os resultados sugerem que o desenvolvimento das práticas de escrita devem ser contínuas e respaldadas pelo professor, pois a mesma requer o trabalho com estratégias específicas. Entretanto, por possuir AH/SD, caso a escrita seja atraente a este indivíduo, verificam-se as aplicações do potencial do aluno. 2020-11-11T18:33:57Z 2020-11-11T18:33:57Z 2014-08-25 bachelorThesis ZANELLO, Alessandra Coracini. A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Escrita
Superdotados
Transmissão textual
Writing
Gifted persons
Transmission of texts
Licenciatura em Letras
spellingShingle Escrita
Superdotados
Transmissão textual
Writing
Gifted persons
Transmission of texts
Licenciatura em Letras
Zanello, Alessandra Coracini
A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
description Work with the writing skills is a big challenge in the school environment, considering that most learners are resistant to specific learning. This fact occurs even with students who are gifted in areas other than language. The ones who have high skill in this area have a tendency to be more receptive to this learning and probably show more facility in developing reading and writing. Thus, this project has the objective of reflecting about this theme and qualitatively analyzes texts, specifically 'opinion articles', produced by diagnosed or investigated by the behavior of AH / SD students. It is intended to ascertain whether there is any specificity in these productions. Authors like Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas and Perez (2012), Virgolim (2007) support theoretically this research.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Zanello, Alessandra Coracini
author_sort Zanello, Alessandra Coracini
title A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
title_short A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
title_full A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
title_fullStr A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
title_sort escrita de alunos com altas habilidades/superdotação
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ZANELLO, Alessandra Coracini. A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884
_version_ 1703206470782287872
score 10,966579