Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa

This work is inserted within research activities of the Grupo de Estudos em Linguística Aplicada (GRUPLA) of the Academic Department of Language and Communication (DALIC). Therefore, this study is located within Applied Linguistics field and it aims to analyze the conceptions about evaluation and li...

ver descrição completa

Autor principal: Prolico, Silmara da Silva Cristino
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8928
recordtype dspace
spelling riut-1-89282020-11-11T18:35:02Z Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa Prolico, Silmara da Silva Cristino Rohling, Nivea Silva, Luciana Pereira da Remenche, Maria de Lourdes Rossi Rohling, Nívea Língua portuguesa - Estudo e ensino Lingüística - Pesquisa Gramática comparada e geral - Metodologia Portuguese language - Study and teaching Linguistics - Research Grammar, Comparative and general - Methodology CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This work is inserted within research activities of the Grupo de Estudos em Linguística Aplicada (GRUPLA) of the Academic Department of Language and Communication (DALIC). Therefore, this study is located within Applied Linguistics field and it aims to analyze the conceptions about evaluation and linguistic analysis that come from the teaching/learning practices of Portuguese language. Data is collected through questionnaires and evaluation instruments - sample written tests, respectively, answered and elaborated by two Portuguese language teachers from primary education at public schools. On one hand, data analysis reveals that teachers are able to distinguish between practice of linguistic analysis and traditional grammar. On the other hand, the analyses of sample written tests disclose that one of the teachers may take on a more conservative stance when it comes to explore the aspects of language; the other teacher seems to be closer to what has been methodologically proposed by the practice of linguistic analysis. Regarding evaluation concepts, teachers explain the questionnaire responses in accordance with formative assessment paradigm in which articulates two inseparable process: to investigate and intervene as stated by Luckesi (2011). Besides that, the analysis of the evaluation instrument composition did not match the conception of evaluation as questioning, reflecting, proposed by Hoffmann (2014). Given such fact, the questions proposed in the instruments do not sufficiently stimulate the ability to reflect in students. O presente trabalho está inserido nas ações de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC). Desse modo, este estudo situa-se na área de Linguística Aplicada e teve como objetivo analisar as concepções de avaliação e de análise linguística evidenciadas nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Os dados de pesquisa constituem-se de respostas a um questionário e instrumentos avaliativos - provas escritas. Ambos, respectivamente, respondidos e elaborados por duas professoras de língua portuguesa do ensino fundamental de escolas públicas. A análise dos dados revelou que as professoras, participantes da pesquisa, discursivizam a distinção entre prática de análise linguística e ensino de gramática tradicional. No entanto, na análise dos instrumentos avaliativos foi possível verificar que uma das professoras apresenta uma postura mais conservadora, ou seja, em que os aspectos da língua são explorados de acordo com o ensino tradicional de gramática. Já a outra professora, por sua vez, apresenta um direcionamento mais próximo do que propõe a prática de análise linguística. No tocante às concepções de avaliação, as professoras discursivizam nas respostas ao questionário uma postura coerente com o paradigma de avaliação formativa em que a avaliação articula dois processos indissociáveis: investigar e intervir, conforme Luckesi (2011). No entanto, a análise da composição do instrumento avaliativo não evidenciou uma concepção de avaliação como problematização e reflexão segundo Hoffmann (2014) tendo em vista que as questões propostas nos instrumentos não estimularam suficientemente a capacidade reflexiva dos estudantes. 2020-11-11T18:35:01Z 2020-11-11T18:35:01Z 2015-06-22 bachelorThesis PROLICO, Silmara da Silva Cristino. Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8928 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas Letras - Português Inglês UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Lingüística - Pesquisa
Gramática comparada e geral - Metodologia
Portuguese language - Study and teaching
Linguistics - Research
Grammar, Comparative and general - Methodology
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Lingüística - Pesquisa
Gramática comparada e geral - Metodologia
Portuguese language - Study and teaching
Linguistics - Research
Grammar, Comparative and general - Methodology
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Prolico, Silmara da Silva Cristino
Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
description This work is inserted within research activities of the Grupo de Estudos em Linguística Aplicada (GRUPLA) of the Academic Department of Language and Communication (DALIC). Therefore, this study is located within Applied Linguistics field and it aims to analyze the conceptions about evaluation and linguistic analysis that come from the teaching/learning practices of Portuguese language. Data is collected through questionnaires and evaluation instruments - sample written tests, respectively, answered and elaborated by two Portuguese language teachers from primary education at public schools. On one hand, data analysis reveals that teachers are able to distinguish between practice of linguistic analysis and traditional grammar. On the other hand, the analyses of sample written tests disclose that one of the teachers may take on a more conservative stance when it comes to explore the aspects of language; the other teacher seems to be closer to what has been methodologically proposed by the practice of linguistic analysis. Regarding evaluation concepts, teachers explain the questionnaire responses in accordance with formative assessment paradigm in which articulates two inseparable process: to investigate and intervene as stated by Luckesi (2011). Besides that, the analysis of the evaluation instrument composition did not match the conception of evaluation as questioning, reflecting, proposed by Hoffmann (2014). Given such fact, the questions proposed in the instruments do not sufficiently stimulate the ability to reflect in students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Prolico, Silmara da Silva Cristino
author_sort Prolico, Silmara da Silva Cristino
title Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
title_short Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
title_full Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
title_fullStr Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
title_full_unstemmed Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
title_sort concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PROLICO, Silmara da Silva Cristino. Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8928
_version_ 1805297463014195200
score 10,814766