A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública

The main objective of this research consists of investigating what the benefits and difficulties of using educational games to teach English in public schools are according to teachers’ point of view. Considering this intent, firstly a bibliographic study is made, which includes authors such as: Hui...

ver descrição completa

Autor principal: Batista, Gisele Fabiana
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8938
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8938
recordtype dspace
spelling riut-1-89382020-11-11T18:35:23Z A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública Batista, Gisele Fabiana Albini, Andressa Brawerman Albini, Andressa Brawerman Martins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Marriott, Rita de Cássia Veiga Língua inglesa - Estudo e ensino Jogos educativos Escolas públicas Aprendizagem English language - Study and teaching Educational games Public schools Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The main objective of this research consists of investigating what the benefits and difficulties of using educational games to teach English in public schools are according to teachers’ point of view. Considering this intent, firstly a bibliographic study is made, which includes authors such as: Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) and Falkembach (2006). Secondly, aiming to notice the benefits and difficulties faced while working with educacional games in classroom, a questionnaire is applied to 10 public school English teachers. Finally, the data obtained through the survey is analysed and contrasted with the theoretical references previously approached. The results obtained suggest that teachers are motivated to work with educacional games to teach English, once this educational tool might provide several benefits, such as more dynamics classes, the work with diffrent inteligences types and the increasement of students’ motivation. However, teachers affirm that they do not frequently use this educational resource. Therefore, the results point out for a contradiction between the theachers’ view about educational games and the frequence they are utilized in classroom, a fact that might be associated with the public school English teachers’ working conditions. O principal objetivo da presente pesquisa consiste em investigar quais são os benefícios e as dificuldades do uso de jogos educacionais para o ensino de Língua Inglesa em escolas da rede pública a partir da opinião dos professores. Tendo em vista tal pretensão, primeiramente é realizado um estudo bibliográfico, o qual abrange autores como Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) e Falkembach (2006). Em seguida, com o objetivo de perceber quais são os benefícios e dificuldades encontrados no trabalho com jogos educacionais em sala de aula, aplica-se um questionário para 10 professoras de Língua Inglesa da rede pública de ensino. Após isso, os dados obtidos por meio da pesquisa são analisados e contrastados com o referencial teórico abordado. Os resultados obtidos por meio da pesquisa sugerem que os professores sentem-se motivados a trabalhar com jogos educacionais no ensino de Língua Inglesa, uma vez que tal recurso pode proporcionar diversos benefícios, como: aulas mais dinâmicas, trabalho com diferentes tipos de inteligência e aumento da motivação dos alunos. Todavia, os professores consideram que não utilizam esta ferramenta frequentemente. Desta forma, as informações encontradas apontam para uma possível contradição entre a visão dos professores sobre o uso dos jogos educacionais e a frequência com que estes são utilizados em sala de aula, o que pode ser associado com as condições de trabalho dos professores de Língua Inglesa da escola pública. 2020-11-11T18:35:22Z 2020-11-11T18:35:22Z 2017-06-19 bachelorThesis BATISTA, Gisele Fabiana. A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8938 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Letras Português/Inglês UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Escolas públicas
Aprendizagem
English language - Study and teaching
Educational games
Public schools
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Língua inglesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Escolas públicas
Aprendizagem
English language - Study and teaching
Educational games
Public schools
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Batista, Gisele Fabiana
A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
description The main objective of this research consists of investigating what the benefits and difficulties of using educational games to teach English in public schools are according to teachers’ point of view. Considering this intent, firstly a bibliographic study is made, which includes authors such as: Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) and Falkembach (2006). Secondly, aiming to notice the benefits and difficulties faced while working with educacional games in classroom, a questionnaire is applied to 10 public school English teachers. Finally, the data obtained through the survey is analysed and contrasted with the theoretical references previously approached. The results obtained suggest that teachers are motivated to work with educacional games to teach English, once this educational tool might provide several benefits, such as more dynamics classes, the work with diffrent inteligences types and the increasement of students’ motivation. However, teachers affirm that they do not frequently use this educational resource. Therefore, the results point out for a contradiction between the theachers’ view about educational games and the frequence they are utilized in classroom, a fact that might be associated with the public school English teachers’ working conditions.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Batista, Gisele Fabiana
author_sort Batista, Gisele Fabiana
title A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
title_short A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
title_full A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
title_fullStr A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
title_full_unstemmed A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
title_sort visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BATISTA, Gisele Fabiana. A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8938
_version_ 1805318920078360576
score 10,814766