Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação

This work intends to analyze the relevance of learning objects (LO) for Portuguese Language teaching, more precisely, on the subject punctuation. In order to do so, four LO focused on the theme and available on the Internet are qualitatively evaluated. The importance of this research is due to the i...

ver descrição completa

Autor principal: Slugovieski, Cristiane
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8951
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8951
recordtype dspace
spelling riut-1-89512020-11-11T18:35:53Z Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação Digital learning objects in portuguese language: an analysis of their relevance in teaching and learning of punctuation Slugovieski, Cristiane Nunes, Paula Ávila Nunes, Paula Ávila Finau, Rossana Aparecida Silva, Luciana Pereira da Aprendizagem Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua portuguesa - Pontuação Linguística Learning Portuguese language - Study and teaching Portuguese language - Punctuation Linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This work intends to analyze the relevance of learning objects (LO) for Portuguese Language teaching, more precisely, on the subject punctuation. In order to do so, four LO focused on the theme and available on the Internet are qualitatively evaluated. The importance of this research is due to the increased use of these technological resources in the school environment. The research is based on LO concepts postulated by Angulo et al (2006), and considers the essential characteristics in a LO stated by Leffa (2006). Firstly, it is performed a brief retrospective of the history of punctuation, according to Rocha (1997). It is also discussed the use of punctuation, by Dahlet (2006), and its presentation in the school context, by Ferreiro (1996). Therefore, the analysis of each object is divided into two parts: conceptual aspects and linguistic aspects. Regarding conceptual aspects, the objective is to verify if LO characteristics correspond to definitions of the aforementioned theorists and to categories established by Carvalho (2017). In relation to linguistic aspects, each LO is studied considering its conception of language, its concept of punctuation and its adequacy to the grammatical prescription, based on directions of the official documents for education. In addition, LO punctuation contents are confronted with a traditional grammar by Bechara (2009), as well as with a descriptive grammar by Perini (2005). O presente trabalho pretende analisar a pertinência de objetos de aprendizagem (OAs) para o ensino de Língua Portuguesa, mais precisamente para o conteúdo referente à pontuação. Para tanto, são avaliados qualitativamente quatro OAs voltados ao tema, disponíveis na Internet. A importância dessa investigação se dá pelo aumento do emprego desses recursos tecnológicos no ambiente escolar. A investigação parte dos conceitos de OA postulados por Angulo et al (2006), e considera as características essenciais de um OA definidas por Leffa (2006). Inicialmente, realiza-se uma breve retrospectiva da história da pontuação a partir de Rocha (1997), bem como seu uso, por Dahlet (2006), e sua apresentação no contexto escolar, por Ferreiro (1996). Em seguida, a análise empreendida é dividida em duas partes: dos aspectos conceituais e dos aspectos linguísticos. Com relação aos aspectos conceituais, verifica-se se suas características correspondem ao esperado de um OA, tendo como base as definições dos teóricos já citados, além de considerar as categorias estabelecidas por Carvalho (2017). Na segunda parte, são estudadas a concepção de língua, a concepção de pontuação e a adequação à prescrição gramatical dos objetos, partindo dos direcionamentos dos documentos oficiais para educação. Além disso, os OAs têm suas propostas para o conteúdo sobre pontuação confrontados com ambas as gramáticas normativa e descritiva do português brasileiro, dos autores Bechara (2009) e Perini (2005), respectivamente. 2020-11-11T18:35:53Z 2020-11-11T18:35:53Z 2018-06-08 bachelorThesis SLUGOVIESKI, Cristiane. Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação. 2018. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8951 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Pontuação
Linguística
Learning
Portuguese language - Study and teaching
Portuguese language - Punctuation
Linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Aprendizagem
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Pontuação
Linguística
Learning
Portuguese language - Study and teaching
Portuguese language - Punctuation
Linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Slugovieski, Cristiane
Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação
description This work intends to analyze the relevance of learning objects (LO) for Portuguese Language teaching, more precisely, on the subject punctuation. In order to do so, four LO focused on the theme and available on the Internet are qualitatively evaluated. The importance of this research is due to the increased use of these technological resources in the school environment. The research is based on LO concepts postulated by Angulo et al (2006), and considers the essential characteristics in a LO stated by Leffa (2006). Firstly, it is performed a brief retrospective of the history of punctuation, according to Rocha (1997). It is also discussed the use of punctuation, by Dahlet (2006), and its presentation in the school context, by Ferreiro (1996). Therefore, the analysis of each object is divided into two parts: conceptual aspects and linguistic aspects. Regarding conceptual aspects, the objective is to verify if LO characteristics correspond to definitions of the aforementioned theorists and to categories established by Carvalho (2017). In relation to linguistic aspects, each LO is studied considering its conception of language, its concept of punctuation and its adequacy to the grammatical prescription, based on directions of the official documents for education. In addition, LO punctuation contents are confronted with a traditional grammar by Bechara (2009), as well as with a descriptive grammar by Perini (2005).
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Slugovieski, Cristiane
author_sort Slugovieski, Cristiane
title Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação
title_short Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação
title_full Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação
title_fullStr Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação
title_sort objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SLUGOVIESKI, Cristiane. Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação. 2018. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8951
_version_ 1805307989079359488
score 10,814766