Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura

This study presents evidence on methodological approaches for teaching children and juvenile literature, by authors like Bordini and Aguiar (1993), Gallo (2003), Cherry (2005), Cosson (2006) and Boberg and Stopa (2012), in order to prepare a teaching proposal combining language and literature. For t...

ver descrição completa

Autor principal: Tarachuk, Daiana Lima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9008
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-9008
recordtype dspace
spelling riut-1-90082020-11-11T18:38:38Z Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura Tarachuk, Daiana Lima Matsuda, Alice Atsuko Alfabetização Literatura infantojuvenil brasileira Literatura - Estudo e ensino Literacy Children's literature, Brazilian Literature - Study and teaching Licenciatura em Letras This study presents evidence on methodological approaches for teaching children and juvenile literature, by authors like Bordini and Aguiar (1993), Gallo (2003), Cherry (2005), Cosson (2006) and Boberg and Stopa (2012), in order to prepare a teaching proposal combining language and literature. For this, the realization of a historical overview about the history of the emergence of child and adolescent literature in Brazil is necessary, thus contextualizing such notes. From this construction, research will be done, in order to investigate the importance of the relationship between language and literature, promoting the quality of teaching in the classroom. O presente trabalho objetiva apresentar abordagens metodológicas em evidência para o ensino de literatura infantil e juvenil, de autores como Bordini e Aguiar (1993), Gallo (2003), Cereja (2005), Cosson (2006) e Boberg e Stopa (2012), com a finalidade de elaborar uma proposta de ensino aliando língua e literatura. Para isso, a realização de um panorama histórico sobre a trajetória do surgimento da literatura infantil e juvenil no Brasil se faz necessário, contextualizando, assim, tais apontamentos. A partir desta construção, reunir-se-ão pesquisas que se dedicam à investigação sobre a importância da relação entre língua e literatura, favorecendo a qualidade do ensino em sala de aula. 2020-11-11T18:38:38Z 2020-11-11T18:38:38Z 2014-08-20 bachelorThesis TARACHUK, Daiana Lima. Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9008 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alfabetização
Literatura infantojuvenil brasileira
Literatura - Estudo e ensino
Literacy
Children's literature, Brazilian
Literature - Study and teaching
Licenciatura em Letras
spellingShingle Alfabetização
Literatura infantojuvenil brasileira
Literatura - Estudo e ensino
Literacy
Children's literature, Brazilian
Literature - Study and teaching
Licenciatura em Letras
Tarachuk, Daiana Lima
Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura
description This study presents evidence on methodological approaches for teaching children and juvenile literature, by authors like Bordini and Aguiar (1993), Gallo (2003), Cherry (2005), Cosson (2006) and Boberg and Stopa (2012), in order to prepare a teaching proposal combining language and literature. For this, the realization of a historical overview about the history of the emergence of child and adolescent literature in Brazil is necessary, thus contextualizing such notes. From this construction, research will be done, in order to investigate the importance of the relationship between language and literature, promoting the quality of teaching in the classroom.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Tarachuk, Daiana Lima
author_sort Tarachuk, Daiana Lima
title Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura
title_short Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura
title_full Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura
title_fullStr Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura
title_full_unstemmed Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura
title_sort letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TARACHUK, Daiana Lima. Letramento literário: uma proposta prática entre língua e literatura. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9008
_version_ 1703203557830819840
score 10,966579