Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio

This course conclusion paper seeks to apply a different didactic resource in the traditional way of teaching, the photo story. It was decided to work a cross-cutting theme in the chemical area, specifically relating to environmental pollutants. Previously a survey was conducted to observe the freque...

ver descrição completa

Autor principal: Kosteczka, Guilherme Lemos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9061
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-9061
recordtype dspace
spelling riut-1-90612020-11-11T18:58:42Z Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio Application of photo story teaching resource for the construction of knowledge in high school Kosteczka, Guilherme Lemos Del Monego, Maurici Luzia Charnevski Domingues, Roberta Carolina Pelissari Rizzo Hernandes, Emanuele Elisa Del Monego, Maurici Luzia Charnevski Conhecimento e aprendizagem Química - Estudo e ensino (Segundo grau) Poluentes Fotonovela Química - Métodos autodidáticos Química Knowledge and learning Chemistry - Study and teaching (Secondary) Pollutants Fotonovela Chemistry - Methods - Self-instruction Chemistry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This course conclusion paper seeks to apply a different didactic resource in the traditional way of teaching, the photo story. It was decided to work a cross-cutting theme in the chemical area, specifically relating to environmental pollutants. Previously a survey was conducted to observe the frequency with which this issue was applied in entrance examinations to higher education, as the ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) between 2011 and 2016. An evaluation based was drawn up in this quest to verify the previous knowledge of the students, which we call the investigative assessment and also the content to be passed on to students. To check the effectiveness of the photo story were compared two classes (Class A and Class B) of the morning period, belonging to the second year of high school from the State College Padre Silvestre Kandora in which the Class A was applied the photo story and in Class B the teaching took place in the traditional way. This comparison was made through an identical assessment investigative, called evaluative, and was applied after the different forms of transfer of content. In both cases there was progress, each group with its own peculiarities, demonstrating that it is possible to learn in a pleasant way and with greater interaction between students and teacher. Neste Trabalho de Conclusão de Curso buscou-se aplicar um recurso didático diferente da forma tradicional de ensino, a fotonovela. Para tanto, optou-se em trabalhar um tema transversal na área de química, especificamente relativo a poluentes ambientais. Previamente foi realizada uma pesquisa para observar a frequência com que esse tema foi aplicado em exames de acesso ao ensino superior, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) entre 2011 e 2016. Foi elaborada uma avaliação com base nessa busca para verificar o conhecimento prévio dos alunos, a qual chamamos de avaliação investigativa, e também o conteúdo para ser repassado aos alunos. Para verificar a eficácia do recurso didático fotonovela foram comparadas duas turmas (Turma A e Turma B) do período matutino, pertencentes ao segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, no qual na Turma A foi aplicado a fotonovela e na Turma B o ensino ocorreu de forma tradicional. Essa comparação se deu através de uma avaliação idêntica a investigativa, denominada de avaliativa, que foi aplicada após as diferentes formas de repasse do conteúdo. Em ambos os casos houveram progressos, cada turma com suas particularidades, demonstrando que é possível aprender de uma forma prazerosa e com uma maior interação entre os alunos e professor. 2020-11-11T18:58:42Z 2020-11-11T18:58:42Z 2017-06-06 bachelorThesis KOSTECZKA, Guilherme Lemos. Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio. 2017.49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9061 por restrictAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Conhecimento e aprendizagem
Química - Estudo e ensino (Segundo grau)
Poluentes
Fotonovela
Química - Métodos autodidáticos
Química
Knowledge and learning
Chemistry - Study and teaching (Secondary)
Pollutants
Fotonovela
Chemistry - Methods - Self-instruction
Chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Conhecimento e aprendizagem
Química - Estudo e ensino (Segundo grau)
Poluentes
Fotonovela
Química - Métodos autodidáticos
Química
Knowledge and learning
Chemistry - Study and teaching (Secondary)
Pollutants
Fotonovela
Chemistry - Methods - Self-instruction
Chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Kosteczka, Guilherme Lemos
Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio
description This course conclusion paper seeks to apply a different didactic resource in the traditional way of teaching, the photo story. It was decided to work a cross-cutting theme in the chemical area, specifically relating to environmental pollutants. Previously a survey was conducted to observe the frequency with which this issue was applied in entrance examinations to higher education, as the ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) between 2011 and 2016. An evaluation based was drawn up in this quest to verify the previous knowledge of the students, which we call the investigative assessment and also the content to be passed on to students. To check the effectiveness of the photo story were compared two classes (Class A and Class B) of the morning period, belonging to the second year of high school from the State College Padre Silvestre Kandora in which the Class A was applied the photo story and in Class B the teaching took place in the traditional way. This comparison was made through an identical assessment investigative, called evaluative, and was applied after the different forms of transfer of content. In both cases there was progress, each group with its own peculiarities, demonstrating that it is possible to learn in a pleasant way and with greater interaction between students and teacher.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Kosteczka, Guilherme Lemos
author_sort Kosteczka, Guilherme Lemos
title Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio
title_short Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio
title_full Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio
title_fullStr Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio
title_full_unstemmed Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio
title_sort aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KOSTECZKA, Guilherme Lemos. Aplicação do recurso didático fotonovela para a construção do conhecimento no ensino médio. 2017.49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9061
_version_ 1703206724005003264
score 10,966579