Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática

In this paper we propose to present some notes on assessment, seeking to characterize how this activity is designed in GEPEMA - Group Study and Research in Mathematics Education and Evaluation, State University of Londrina. We discuss the meaning of intervention in education and the teacher'...

ver descrição completa

Principais autores: Mendes, Marcele Tavares, Trevisan, André Luis, Buriasco, Regina Luzia Corio de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Londrina 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/925
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-925
recordtype dspace
spelling riut-1-9252016-10-24T17:31:09Z Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática Mendes, Marcele Tavares Trevisan, André Luis Buriasco, Regina Luzia Corio de Avaliação educacional Professores - Avaliação Matemática - Estudo e ensino Education - Evaluation Teachers - Rating of Mathematics - Study and teaching In this paper we propose to present some notes on assessment, seeking to characterize how this activity is designed in GEPEMA - Group Study and Research in Mathematics Education and Evaluation, State University of Londrina. We discuss the meaning of intervention in education and the teacher's role in the development of this task, especially when taking assessment as a process integrated with teaching and learning processes. We finished bringing some features of Realistic Mathematics Education (RME) approach to teaching and assessment in mathematics held by the group, showing the possibilities of teacher intervention in this context. Propomo-nos neste artigo apresentar alguns apontamentos sobre avaliação, buscando caracterizar o modo como essa atividade é concebida no GEPEMA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Avaliação, da Universidade Estadual de Londrina. Discutimos o significado de intervenção no campo da educação e o papel do professor no desenvolvimento dessa tarefa, em especial quando se toma a avaliação como um processo integrado aos processos de ensino e de aprendizagem. Finalizamos trazendo algumas características da Educação Matemática Realística (RME), abordagem para o ensino e a avaliação em Matemática defendida pelo grupo, evidenciando as possibilidades de intervenção do professor nesse contexto. 2014-08-18T23:49:39Z 2014-08-18T23:49:39Z 2012 article MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 >. Acesso em: 02 abr. 2014. 21779309 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/925 por Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 CC-BY. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 >. Acesso em: 02 abr. 2014 An error occurred getting the license - uri. application/pdf Londrina
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Avaliação educacional
Professores - Avaliação
Matemática - Estudo e ensino
Education - Evaluation
Teachers - Rating of
Mathematics - Study and teaching
spellingShingle Avaliação educacional
Professores - Avaliação
Matemática - Estudo e ensino
Education - Evaluation
Teachers - Rating of
Mathematics - Study and teaching
Mendes, Marcele Tavares
Trevisan, André Luis
Buriasco, Regina Luzia Corio de
Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
description In this paper we propose to present some notes on assessment, seeking to characterize how this activity is designed in GEPEMA - Group Study and Research in Mathematics Education and Evaluation, State University of Londrina. We discuss the meaning of intervention in education and the teacher's role in the development of this task, especially when taking assessment as a process integrated with teaching and learning processes. We finished bringing some features of Realistic Mathematics Education (RME) approach to teaching and assessment in mathematics held by the group, showing the possibilities of teacher intervention in this context.
format Artigo
author Mendes, Marcele Tavares
Trevisan, André Luis
Buriasco, Regina Luzia Corio de
author_sort Mendes, Marcele Tavares
title Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
title_short Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
title_full Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
title_fullStr Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
title_full_unstemmed Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
title_sort possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
publisher Londrina
publishDate 2014
citation MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 >. Acesso em: 02 abr. 2014.
21779309
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/925
_version_ 1805301886167810048
score 10,814766