Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática
In this paper we propose to present some notes on assessment, seeking to characterize how this activity is designed in GEPEMA - Group Study and Research in Mathematics Education and Evaluation, State University of Londrina. We discuss the meaning of intervention in education and the teacher'...
Principais autores: | Mendes, Marcele Tavares, Trevisan, André Luis, Buriasco, Regina Luzia Corio de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Londrina
2014
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/925 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-925 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-9252016-10-24T17:31:09Z Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática Mendes, Marcele Tavares Trevisan, André Luis Buriasco, Regina Luzia Corio de Avaliação educacional Professores - Avaliação Matemática - Estudo e ensino Education - Evaluation Teachers - Rating of Mathematics - Study and teaching In this paper we propose to present some notes on assessment, seeking to characterize how this activity is designed in GEPEMA - Group Study and Research in Mathematics Education and Evaluation, State University of Londrina. We discuss the meaning of intervention in education and the teacher's role in the development of this task, especially when taking assessment as a process integrated with teaching and learning processes. We finished bringing some features of Realistic Mathematics Education (RME) approach to teaching and assessment in mathematics held by the group, showing the possibilities of teacher intervention in this context. Propomo-nos neste artigo apresentar alguns apontamentos sobre avaliação, buscando caracterizar o modo como essa atividade é concebida no GEPEMA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Avaliação, da Universidade Estadual de Londrina. Discutimos o significado de intervenção no campo da educação e o papel do professor no desenvolvimento dessa tarefa, em especial quando se toma a avaliação como um processo integrado aos processos de ensino e de aprendizagem. Finalizamos trazendo algumas características da Educação Matemática Realística (RME), abordagem para o ensino e a avaliação em Matemática defendida pelo grupo, evidenciando as possibilidades de intervenção do professor nesse contexto. 2014-08-18T23:49:39Z 2014-08-18T23:49:39Z 2012 article MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 >. Acesso em: 02 abr. 2014. 21779309 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/925 por Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 CC-BY. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 >. Acesso em: 02 abr. 2014 An error occurred getting the license - uri. application/pdf Londrina |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Avaliação educacional Professores - Avaliação Matemática - Estudo e ensino Education - Evaluation Teachers - Rating of Mathematics - Study and teaching |
spellingShingle |
Avaliação educacional Professores - Avaliação Matemática - Estudo e ensino Education - Evaluation Teachers - Rating of Mathematics - Study and teaching Mendes, Marcele Tavares Trevisan, André Luis Buriasco, Regina Luzia Corio de Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática |
description |
In this paper we propose to present some notes on assessment, seeking to characterize
how this activity is designed in GEPEMA - Group Study and Research in Mathematics
Education and Evaluation, State University of Londrina. We discuss the meaning of
intervention in education and the teacher's role in the development of this task,
especially when taking assessment as a process integrated with teaching and learning
processes. We finished bringing some features of Realistic Mathematics Education
(RME) approach to teaching and assessment in mathematics held by the group, showing
the possibilities of teacher intervention in this context. |
format |
Artigo |
author |
Mendes, Marcele Tavares Trevisan, André Luis Buriasco, Regina Luzia Corio de |
author_sort |
Mendes, Marcele Tavares |
title |
Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática |
title_short |
Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática |
title_full |
Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática |
title_fullStr |
Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática |
title_sort |
possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática |
publisher |
Londrina |
publishDate |
2014 |
citation |
MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/86 >. Acesso em: 02 abr. 2014. 21779309 |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/925 |
_version_ |
1805301886167810048 |
score |
10,814766 |