AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.
O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-s...
Principais autores: | Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira, Pimenta, Carlos José, Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000 |
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peri-article-10002013-03-16T02:19:03Z AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG. Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira Pimenta, Carlos José Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-se a aceitação sensorial das amostras e a intenção de compra mediante equipe com 65 julgadores, utilizando escala hedônica estruturada. Os resultados das análises e do teste de aceitação foram avaliados por análise estatística univariada (ANOVA) e teste de médias (Tukey, p≤0,05). Com base nas informações dos consumidores e nos resultados do teste afetivo, foram construídos histogramas. A análise multivariada qualitativa (análise de componentes principais) também foi empregada com o objetivo de compreender melhor a diferenciação das amostras analisadas. Em todos os atributos avaliados as amostras de néctar foram consideradas significativamente (p≤0,05) diferentes. Observou-se que a marca B mostrou-se estatisticamente diferente das demais marcas, apresentando maior teor de sólidos solúveis, açúcares e acidez e menor valor de pH. A amostra C apresentou alto valor de a*, indicando possuir cor vermelha mais intensa. Em relação a avaliação sensorial, observou-se que os consumidores apresentaram uma maior aceitação pela marca B quando o sabor foi avaliado, e maior aceitação pela amostra C quando a cor foi avaliada. A análise de componentes principais confirmou esses resultados e permitiu concluir que houve uma maior tendência de aceitação por um néctar de goiaba “light” de cor avermelhada e de sabor adocicado e ácido, o que pode ser um parâmetro a ser seguido pelos fabricantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-03-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000 10.3895/S1981-36862013000100004 Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 7, n. 1 (2013) 1981-3686 10.3895/S1981-368620130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000/947 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/1000/80 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/1000/81 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/1000/82 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-se a aceitação sensorial das amostras e a intenção de compra mediante equipe com 65 julgadores, utilizando escala hedônica estruturada. Os resultados das análises e do teste de aceitação foram avaliados por análise estatística univariada (ANOVA) e teste de médias (Tukey, p≤0,05). Com base nas informações dos consumidores e nos resultados do teste afetivo, foram construídos histogramas. A análise multivariada qualitativa (análise de componentes principais) também foi empregada com o objetivo de compreender melhor a diferenciação das amostras analisadas. Em todos os atributos avaliados as amostras de néctar foram consideradas significativamente (p≤0,05) diferentes. Observou-se que a marca B mostrou-se estatisticamente diferente das demais marcas, apresentando maior teor de sólidos solúveis, açúcares e acidez e menor valor de pH. A amostra C apresentou alto valor de a*, indicando possuir cor vermelha mais intensa. Em relação a avaliação sensorial, observou-se que os consumidores apresentaram uma maior aceitação pela marca B quando o sabor foi avaliado, e maior aceitação pela amostra C quando a cor foi avaliada. A análise de componentes principais confirmou esses resultados e permitiu concluir que houve uma maior tendência de aceitação por um néctar de goiaba “light” de cor avermelhada e de sabor adocicado e ácido, o que pode ser um parâmetro a ser seguido pelos fabricantes. |
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