AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.

O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-s...

ver descrição completa

Principais autores: Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira, Pimenta, Carlos José, Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1000
recordtype ojs
spelling peri-article-10002013-03-16T02:19:03Z AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG. Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira Pimenta, Carlos José Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-se a aceitação sensorial das amostras e a intenção de compra mediante equipe com 65 julgadores, utilizando escala hedônica estruturada. Os resultados das análises e do teste de aceitação foram avaliados por análise estatística univariada (ANOVA) e teste de médias (Tukey, p≤0,05). Com base nas informações dos consumidores e nos resultados do teste afetivo, foram construídos histogramas. A análise multivariada qualitativa (análise de componentes principais) também foi empregada com o objetivo de compreender melhor a diferenciação das amostras analisadas. Em todos os atributos avaliados as amostras de néctar foram consideradas significativamente (p≤0,05) diferentes. Observou-se que a marca B mostrou-se estatisticamente diferente das demais marcas, apresentando maior teor de sólidos solúveis, açúcares e acidez e menor valor de pH. A amostra C apresentou alto valor de a*, indicando possuir cor vermelha mais intensa. Em relação a avaliação sensorial, observou-se que os consumidores apresentaram uma maior aceitação pela marca B quando o sabor foi avaliado, e maior aceitação pela amostra C quando a cor foi avaliada. A análise de componentes principais confirmou esses resultados e permitiu concluir que houve uma maior tendência de aceitação por um néctar de goiaba “light” de cor avermelhada e de sabor adocicado e ácido, o que pode ser um parâmetro a ser seguido pelos fabricantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-03-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000 10.3895/S1981-36862013000100004 Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 7, n. 1 (2013) 1981-3686 10.3895/S1981-368620130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000/947 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/1000/80 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/1000/81 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/1000/82 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira
Pimenta, Carlos José
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
spellingShingle Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira
Pimenta, Carlos José
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.
author_sort Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira
title AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.
title_short AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.
title_full AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.
title_fullStr AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE NÉCTARES DE GOIABA LIGHT DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM LAVRAS/MG.
title_sort avaliaÇÃo das caracterÍsticas de qualidade de nÉctares de goiaba light de diferentes marcas comercializadas em lavras/mg.
description O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-se a aceitação sensorial das amostras e a intenção de compra mediante equipe com 65 julgadores, utilizando escala hedônica estruturada. Os resultados das análises e do teste de aceitação foram avaliados por análise estatística univariada (ANOVA) e teste de médias (Tukey, p≤0,05). Com base nas informações dos consumidores e nos resultados do teste afetivo, foram construídos histogramas. A análise multivariada qualitativa (análise de componentes principais) também foi empregada com o objetivo de compreender melhor a diferenciação das amostras analisadas. Em todos os atributos avaliados as amostras de néctar foram consideradas significativamente (p≤0,05) diferentes. Observou-se que a marca B mostrou-se estatisticamente diferente das demais marcas, apresentando maior teor de sólidos solúveis, açúcares e acidez e menor valor de pH. A amostra C apresentou alto valor de a*, indicando possuir cor vermelha mais intensa. Em relação a avaliação sensorial, observou-se que os consumidores apresentaram uma maior aceitação pela marca B quando o sabor foi avaliado, e maior aceitação pela amostra C quando a cor foi avaliada. A análise de componentes principais confirmou esses resultados e permitiu concluir que houve uma maior tendência de aceitação por um néctar de goiaba “light” de cor avermelhada e de sabor adocicado e ácido, o que pode ser um parâmetro a ser seguido pelos fabricantes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000
_version_ 1805292218607468544
score 10,814766