Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)

O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se u...

ver descrição completa

Principais autores: Soares, Deyse Mara Romualdo, Lima, Luciana de, Teles, Gabriela, Loureiro, Robson Carlos, Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência.