Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se u...
Principais autores: | Soares, Deyse Mara Romualdo, Lima, Luciana de, Teles, Gabriela, Loureiro, Robson Carlos, Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10269 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-102692021-04-01T14:24:38Z Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) Soares, Deyse Mara Romualdo Lima, Luciana de Teles, Gabriela Loureiro, Robson Carlos Mercado, Luís Paulo Leopoldo Educação; Tecnologia Educacional tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2021-04-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269 10.3895/rts.v17n47.10269 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n47 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269/8245 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Soares, Deyse Mara Romualdo Lima, Luciana de Teles, Gabriela Loureiro, Robson Carlos Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
spellingShingle |
Soares, Deyse Mara Romualdo Lima, Luciana de Teles, Gabriela Loureiro, Robson Carlos Mercado, Luís Paulo Leopoldo Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
author_sort |
Soares, Deyse Mara Romualdo |
title |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_short |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_full |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_sort |
interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
description |
O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269 |
_version_ |
1805449555543588864 |
score |
10,814766 |