Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)

O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se u...

ver descrição completa

Principais autores: Soares, Deyse Mara Romualdo, Lima, Luciana de, Teles, Gabriela, Loureiro, Robson Carlos, Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10269
recordtype ojs
spelling peri-article-102692021-04-01T14:24:38Z Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) Soares, Deyse Mara Romualdo Lima, Luciana de Teles, Gabriela Loureiro, Robson Carlos Mercado, Luís Paulo Leopoldo Educação; Tecnologia Educacional tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2021-04-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269 10.3895/rts.v17n47.10269 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n47 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269/8245 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
Teles, Gabriela
Loureiro, Robson Carlos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
spellingShingle Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
Teles, Gabriela
Loureiro, Robson Carlos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
author_sort Soares, Deyse Mara Romualdo
title Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_short Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_full Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_fullStr Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_sort interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
description O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269
_version_ 1805449555543588864
score 10,814766