Prática de docência: uma análise das potencialidades de uma disciplina da licenciatura para a formação científica de novos pesquisadores

Este estudo objetiva apresentar um relato sobre a disciplina de Prática de docência, a qual se constitui no acompanhamento de uma disciplina da licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), denominada Prática Pedagógica: Projetos Integrados I e II. A disciplina de Prática de Docê...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Alesandra Rafael, Aires, Joanez Aparecida
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10845
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este estudo objetiva apresentar um relato sobre a disciplina de Prática de docência, a qual se constitui no acompanhamento de uma disciplina da licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), denominada Prática Pedagógica: Projetos Integrados I e II. A disciplina de Prática de Docência visa proporcionar formação para docência aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM/UFPR). A participação em experiências práticas de docência no Ensino Superior, pode ser considerada mais uma possibilidade de melhoria na formação dos novos professores. Optou-se pela pesquisa qualitativa, e pela metodologia da Análise de Redes Sociais (ARS), como forma de compreender as potencialidades desta disciplina de Prática de Docência para a formação dos futuros mestrandos e futuros professores. Quanto aos resultados as mediações entre os estudantes da licenciatura e a intervenção pedagógica da professora universitária possibilitou aos mestrandos do PPGECM/UFPR, o estabelecimento de critérios para a orientação de projetos de pesquisa, a aquisição de experiência docente no Ensino Superior, além da ampliação de conhecimentos na Educação em Ciência. Foi possível identificar os critérios da Experiência de Aprendizagem Mediada descrita por Turra, (2007) no acompanhamento dos projetos de pesquisa dos estudantes da licenciatura. Dessa forma pode-se considerar que além de fundamentar a prática docente esta disciplina amplia a compreensão dos estudantes sobre as principais tendências da pesquisa na área do Ensino de Ciências, viabilizando novas investigações. Nesse sentido, consideramos que a mediação proposta pela disciplina de Prática de Docência, ministrada pela professora universitária de forma integrada a disciplina da licenciatura em Química pode ser considerada uma Experiência de Aprendizagem Mediada potencialmente educativa. Os grupos de estudo constituídos durante o processo de mediação da professora com os estudantes da licenciatura em Química e os estudantes do PPGECM/UFPR proporcionou experiências férteis de aprendizado. Ao propor reflexões sobre diferentes campos de pesquisa na área da Educação em Ciências, os estudantes da licenciatura aprofundaram seus conhecimentos científicos direcionando seus projetos de pesquisa para o tema que mais se identificaram. Já os estudantes da pós-graduação puderam identificar com mais clareza a presença de lacunas no campo da Didática das Ciências, a necessidade de proporcionar experiências de ensino e aprendizagem que contemplem a reflexão crítica da realidade em consonância com os interesses e com o cotidiano dos estudantes, além da importância de se desenvolver um perfil docente investigador, para a aquisição de uma prática pedagógica melhor qualificada.