Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard

Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de ge...

ver descrição completa

Principais autores: Bonadiman, Tania Mara, Giasson, Oldair Roberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de gestão; diante dessa justificativa o objetivo deste trabalho é propor melhorias nos processos e nos resultados da empresa Comércio de Combustíveis Pastorello Ltda. através da metodologia do sistema de gestão. Os resultados obtidos demonstram que o sistema de gestão atende as necessidade e expectativas dos gestores da organização, pois permite que sua estratégia seja transformada em objetivos e medidas tangíveis através dos elementos operacionais: posicionamento estratégico, mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Palavras - chaves: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Perspectivas