Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de ge...
Principais autores: | Bonadiman, Tania Mara, Giasson, Oldair Roberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2011
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de gestão; diante dessa justificativa o objetivo deste trabalho é propor melhorias nos processos e nos resultados da empresa Comércio de Combustíveis Pastorello Ltda. através da metodologia do sistema de gestão. Os resultados obtidos demonstram que o sistema de gestão atende as necessidade e expectativas dos gestores da organização, pois permite que sua estratégia seja transformada em objetivos e medidas tangíveis através dos elementos operacionais: posicionamento estratégico, mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Palavras - chaves: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Perspectivas |
---|