Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard

Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de ge...

ver descrição completa

Principais autores: Bonadiman, Tania Mara, Giasson, Oldair Roberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11182
recordtype ojs
spelling peri-article-111822019-11-20T18:25:26Z Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard Bonadiman, Tania Mara Giasson, Oldair Roberto Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de gestão; diante dessa justificativa o objetivo deste trabalho é propor melhorias nos processos e nos resultados da empresa Comércio de Combustíveis Pastorello Ltda. através da metodologia do sistema de gestão. Os resultados obtidos demonstram que o sistema de gestão atende as necessidade e expectativas dos gestores da organização, pois permite que sua estratégia seja transformada em objetivos e medidas tangíveis através dos elementos operacionais: posicionamento estratégico, mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Palavras - chaves: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Perspectivas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-05-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182 e-CAP: Electronic Accounting and Management; v. 3, n. 3 (2011); 1-15 1984-7378 1984-7378 por http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182/6763
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bonadiman, Tania Mara
Giasson, Oldair Roberto
spellingShingle Bonadiman, Tania Mara
Giasson, Oldair Roberto
Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
author_sort Bonadiman, Tania Mara
title Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
title_short Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
title_full Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
title_fullStr Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
title_full_unstemmed Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
title_sort gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o balanced scorecard
description Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de gestão; diante dessa justificativa o objetivo deste trabalho é propor melhorias nos processos e nos resultados da empresa Comércio de Combustíveis Pastorello Ltda. através da metodologia do sistema de gestão. Os resultados obtidos demonstram que o sistema de gestão atende as necessidade e expectativas dos gestores da organização, pois permite que sua estratégia seja transformada em objetivos e medidas tangíveis através dos elementos operacionais: posicionamento estratégico, mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Palavras - chaves: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Perspectivas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2011
url http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182
_version_ 1805296187128938496
score 10,814766