Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard
Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de ge...
Principais autores: | Bonadiman, Tania Mara, Giasson, Oldair Roberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2011
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-11182 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-111822019-11-20T18:25:26Z Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard Bonadiman, Tania Mara Giasson, Oldair Roberto Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de gestão; diante dessa justificativa o objetivo deste trabalho é propor melhorias nos processos e nos resultados da empresa Comércio de Combustíveis Pastorello Ltda. através da metodologia do sistema de gestão. Os resultados obtidos demonstram que o sistema de gestão atende as necessidade e expectativas dos gestores da organização, pois permite que sua estratégia seja transformada em objetivos e medidas tangíveis através dos elementos operacionais: posicionamento estratégico, mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Palavras - chaves: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Perspectivas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-05-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182 e-CAP: Electronic Accounting and Management; v. 3, n. 3 (2011); 1-15 1984-7378 1984-7378 por http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182/6763 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bonadiman, Tania Mara Giasson, Oldair Roberto |
spellingShingle |
Bonadiman, Tania Mara Giasson, Oldair Roberto Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard |
author_sort |
Bonadiman, Tania Mara |
title |
Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard |
title_short |
Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard |
title_full |
Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard |
title_fullStr |
Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard |
title_sort |
gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o balanced scorecard |
description |
Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de gestão; diante dessa justificativa o objetivo deste trabalho é propor melhorias nos processos e nos resultados da empresa Comércio de Combustíveis Pastorello Ltda. através da metodologia do sistema de gestão. Os resultados obtidos demonstram que o sistema de gestão atende as necessidade e expectativas dos gestores da organização, pois permite que sua estratégia seja transformada em objetivos e medidas tangíveis através dos elementos operacionais: posicionamento estratégico, mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Palavras - chaves: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Perspectivas |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2011 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/ecap/article/view/11182 |
_version_ |
1805296187128938496 |
score |
10,814766 |